Autor Tópico: Maior estudo sobre religião reforça a tendência de a ciência querer explicar Deu  (Lida 1094 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/maior-estudo-sobre-religiao-reforca-a-tendencia-de-a-ciencia-querer-explicar-deus/?ga=dtf

Pesquisa busca descobrir elementos comuns a todas as religiões, bem como os mecanismos cognitivos que dão suporte ao pensamento religioso. Por Fernanda Dias

A ciência surgiu da necessidade do homem de explicar fenômenos naturais por uma perspectiva que buscava ser exata e não mítica. Séculos depois da evolução científica, a humanidade não deixou de lado seus ritos religiosos. Os fatores intrínsecos a essa fé, que é presente em todos os lugares do mundo embora se manifeste de maneiras distintas, têm sido alvo de um projeto chamado “Explaining Religion” (Explicando a Religião), ou EXREL.  Psicólogos, biólogos, antropólogos e estudiosos de religião de várias universidades europeias e norte-americanas passaram três anos coletando dados sobre diversos aspectos que envolvem a prática religiosa, e os resultados estão começando a ser publicados. O projeto é considerado o maior estudo científico sobre o assunto e reforça uma tendência crescente de a ciência querer explicar as crenças.

Em seu site oficial, o EXREL diz que busca descobrir os principais elementos comuns a todas as tradições religiosas, bem como os mecanismos cognitivos que dão suporte ao pensamento religioso e ao comportamento humano. O assunto é tão complexo e indefinido que os participantes do estudo consideram o trabalho feito até agora essencialmente uma coletânea de dados sobre os quais foram construídos esquemas interpretativos para serem postos à prova.

Dentro do projeto, por exemplo, a antiga premissa de que o mal é punido e o bem é recompensado, que teria ajudado na evolução de muitas religiões, foi objeto de estudo do pesquisador Nicolas Baumard. Após submeter entrevistados a um experimento, ele percebeu que, no inconsciente, os voluntários acreditam que há algum tipo de destino que vincula eventos e o comportamento dos seres humanos. Em si, a experiência não é suficiente para tirar conclusões seguras, mas, juntamente com outros elementos, pode contribuir para um diagnóstico estabelecido.

Para a professora de sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutora em Sociologia da Cultura e Religião, Cecília Mariz, o estudo como um todo parece inovador porque procura adotar  novos conhecimentos e novas tecnologias (como, por exemplo, aparelhos que permitem mapear atividades cerebrais) no estudo da religião:

“Um dos dados que me parece bem especial seria a relação que observaram entre presença de dopamina e crença em Deus. No entanto, os dados apenas não dizem muita coisa. Haverá sempre a questão se aqueles que possuem mais dopamina acreditam mais ou se é a religião que aumenta a dopamina”.

Cecília Mariz ressalta que é nítida a tendência de se estudar a religião através de um viés psicológico e biologicista, como é o caso da pesquisa desses estudiosos das universidades inglesas e norte-americanas. Mas, ela lembra que, para cientistas das áreas de Sociologia, Antropologia e História, a religião sempre foi uma questão importante.

O padre Pedro Magalhães, da Fundação Padre Leonel Franca da PUC-RJ, autor do livro “A fé em Deus de grandes cientistas”, ressalta, no entanto, que a teologia é um pouco pária na academia e que são poucas as universidades que têm uma faculdade dessa área:

“Na Inglaterra, Oxford (onde a EXREL é centrada) tem uma tradição de debate nesse sentido, ao contrário de Cambridge, por exemplo. Mas, em geral, tem havido um movimento muito forte de fóruns de discussão sobre o assunto, o que é muito positivo”.

Engenheiro e doutor em matemática aplicada, padre Pedro Magalhães explica que o cientista sempre buscou entender o que há por trás do sentimento religioso. Cecília Mariz lembra ainda que, diferentemente do que se imagina, algumas religiões surgiram do desejo de unir crença e ciência:

“O espiritismo teve esse projeto em seu surgimento. E a Igreja Católica sempre pede apoio aos cientistas para analisar fenômenos que se pretende reconhecer como milagres”.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Eu sempre me perguntei por que não estudavam a religião da mesma forma que estudam a linguística, acredito que há muitas semelhanças entre um fenômeno e outro. É bem viável, por exemplo, construir uma taxonomia das religiões, as religiões abraâmicas, por exemplo, são o equivalente religioso a um tronco linguístico, o Cristianismo é uma família, e assim por diante.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Eu sempre me perguntei por que não estudavam a religião da mesma forma que estudam a linguística, acredito que há muitas semelhanças entre um fenômeno e outro. É bem viável, por exemplo, construir uma taxonomia das religiões, as religiões abraâmicas, por exemplo, são o equivalente religioso a um tronco linguístico, o Cristianismo é uma família, e assim por diante.

E a cientologia é o equivalente do Klingon. :madlol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Eu acho que a crença deve estar em função do avanço científico, quer dizer, em explicar qualquer coisa da espiritualidade usando elementos científicos, como eu faço em meu sistema, em que prefiro dar uma explicação mais mecânica às questões espirituais do que partir para uma linguagem mística. Pois só assim isso faria sentido a mim, e a muitos também, que não compreendem ou tem dificuldade para compreender a linguagem mística.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Eu acho que a crença deve estar em função do avanço científico,
Crença prejudica o desenvolvimento científico, como no seu caso, em que voce desconhece o básico de ciencias e cria absurdos pseudocientíficos para justificar sua crença.

quer dizer, em explicar qualquer coisa da espiritualidade usando elementos científicos, como eu faço em meu sistema, em que prefiro dar uma explicação mais mecânica às questões espirituais do que partir para uma linguagem mística
Acho que voce esqueceu que não há evidencias de espiritos e outros bullshits, isso já foi refutado. Voce tem um discurso mistico nova-era.

.
Pois só assim isso faria sentido a mim, e a muitos também, que não compreendem ou tem dificuldade para compreender a linguagem mística.
Exato, só faz sentido esse bullshit para os crentes adeptos dele, exatamente como faz sentido ao terrorista se explodir com dinamite para a gloria de ahlá.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!