Autor Tópico: Comentário de policial em palestra no Canadá gera protesto global  (Lida 1017 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Comentário de policial em palestra no Canadá gera protesto global
« Online: 13 de Maio de 2011, 15:31:56 »
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5120401-EI294,00-Comentario+de+policial+em+palestra+no+Canada+gera+protesto+global.html

Um novo movimento de protesto vem ganhando as ruas de vários países após um policial de Toronto, no Canadá, ter sugerido em uma universidade local que as estudantes do sexo feminino deveriam evitar se vestir como "vagabundas" para não serem vítimas de assédio sexual.
O movimento "SlutWalks" (marcha das vagabundas, em tradução livre) foi criado por estudantes da universidade para protestar contra o policial. O objetivo, dizem as organizadoras do movimento, é chamar a atenção para a cultura de responsabilizar a vítima por casos de abuso ou estupro.
As passeatas do grupo, convocadas por meio de grupos no Facebook e pelo Twitter, vêm reunindo milhares de pessoas, muitas vestidas de maneira comportada, outras de forma provocativa.
Cerca de 3 mil pessoas participaram da primeira SlutWalk, em Toronto, no mês passado. O site do movimento diz que pretende "se reapropriar" da palavra slut (vagabunda), usada pelo policial em seus comentários.
"Estar no comando de nossa vida sexual não significa que estamos nos abrindo para uma expectativa de violência, independentemente se fazemos sexo por prazer ou trabalho", diz o site.

Repercussão

Com a repercussão dos primeiros protestos, o movimento já se espalhou para outras cidades do Canadá e para cidades de Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia e até mesmo da Argentina.
No último sábado, cerca de 2 mil pessoas participaram de uma SlutWalk em Boston, nos Estados Unidos, sob gritos de guerra como "Nós amamos as vagabundas" e "Jesus ama as vagabundas".
Uma marcha semelhante já foi convocada para o dia 4 de junho no centro de Londres. O site do evento já conta com 4 mil confirmações de presença na passeata.
Outros eventos semelhantes estão sendo programados para o mesmo dia em outras cidades da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales.

Desculpas

O policial Michael Sanguinetti fez seus comentários durante uma palestra sobre segurança na Escola de Direito Osgode Hall, em Toronto.
"Vocês sabem, eu acho que nós estamos fazendo rodeios aqui", ele teria dito aos estudantes. "Disseram-me que eu não deveria dizer isso, mas as mulheres devem evitar se vestir como vagabundas, para não ser tornarem vítimas (de ataques)", afirmou na ocasião.
Após seus comentários serem postados na internet e ganharem repercussão, Sanguinetti se desculpou e foi advertido pela polícia de Toronto.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Comentário de policial em palestra no Canadá gera protesto global
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2011, 18:02:50 »
Se fu...

Vai enfrentar as mesmas do Reitor de Harvard que disse que as mulheres eram menos inteligentes.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2011, 18:34:22 »
Li na Galileu, anos atrás, que é o contrário, mulheres mais "comportadas" é que sofrem mais assédio.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2011, 18:43:56 »
fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu     

:saco:
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2011, 15:48:13 »
Agora mais essa... Sua conduta é que leva o criminoso a cometer o crime contra você... Podiam positivar isso como cláusula excludente de responsabilidade: "Olha, a culpa foi dela e do seu vestidinho curto". :S

É a mesma linha de raciocínio do pessoal que achincalhou a Geyse Arruda: a culpa foi dela, por usar aquele tipo de roupa. Se usou, mereceu o tratamento que recebeu...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2011, 15:59:59 »
É a mesma linha de raciocínio do pessoal que achincalhou a Geyse Arruda: a culpa foi dela, por usar aquele tipo de roupa. Se usou, mereceu o tratamento que recebeu...

Mas foi... ::)
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2011, 16:08:06 »
:)

Então você merece ser achincalhado por evangélicos por ser ateu? Tipo, você provocou o ódio alheio evangélico com sua 'conduta ateísta'.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2011, 19:01:13 »
:)

Então você merece ser achincalhado por evangélicos por ser ateu? Tipo, você provocou o ódio alheio evangélico com sua 'conduta ateísta'.

Pode ser. Eu, particularmente, não ligo.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2011, 20:06:25 »
Se fu...

Vai enfrentar as mesmas do Reitor de Harvard que disse que as mulheres eram menos inteligentes.
O diretor Skinner também...  :lol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2011, 11:48:17 »
Mas é tonto, o babaca...

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2011, 12:21:05 »
Li na Galileu, anos atrás, que é o contrário, mulheres mais "comportadas" é que sofrem mais assédio.
Acho que a questão nem é o tipo de roupa, mas aquela idéia de "a ocasião faz o ladrão" aplicada ao caso de estupro. Se o cara está afim de fazer, acha uma vítima que considera indefesa a ponto dele achar que escapará ileso/impune, ele vai fazer independente da roupa que ela estiver usando.

Um dos cartazes que ficaram mais famosos:

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!