Autor Tópico: Polícia do México encontra 513 imigrantes ilegais em caminhões  (Lida 294 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Polícia do México encontra 513 imigrantes ilegais em caminhões
« Online: 18 de Maio de 2011, 16:18:40 »
Citar
Com ajuda de raio-x, polícia do México encontra 513 imigrantes ilegais em caminhões


Imagem de raio-X mostra o interior de um dos caminhões com imigrantes apreendidos pela polícia

A polícia de Chiapas, no sudeste do México, encontrou 513 imigrantes que viajavam nos compartimentos traseiros de dois caminhões com destino aos EUA, na terça-feira (17). O grupo só foi encontrado com ajuda do equipamento de raio-x, que mostrou os imigrantes aglomerados nos caminhões. É a maior detenção de imigrantes da história recente do país, segundo autoridades locais.

Os imigrantes, todos em situação ilegal, são em sua maioria da Guatemala (410). Mas também havia no grupo pessoas das nacionalidades japonesa (1), chinesa (3), nepalesa (6), equatoriana (32), salvadorenha (47), hondurenha (1), dominicana (1) e indiana (12).

Segundo a polícia, o grupo -- que incluía mulheres e menores de idade -- estava em condições "subumanas". Muitos estavam desidratados e com problemas musculares, porque aparentemente viajavam em pé dentro do trailer.

Apesar de ter saídas de ar no teto, a maioria dos imigrantes se disse “sufocada” nos depoimentos prestados à polícia.

Os caminhões foram interceptados em um posto policial de uma estrada próxima a Tuxtla Guiérrez, capital do Estado de Chiapas, que fica na fronteira com a Guatemala. Os dois motoristas dos veículos foram detidos, depois de tentarem fugir.

“Nós estávamos sofrendo, estava muito quente e nós estávamos agarrados às cordas”, disse o hondurenho Mario, 23, que revelou apenas o seu primeiro nome em entrevista à “Associated Press”.

Um imigrante da Guatemala que se identificou como Juan disse que ficar em seu país natal não era uma opção. “Não há emprego, nada para comer”, disse.

Acredita-se que os imigrantes tenham pago cerca de US$ 7 mil (R$ 11,4 mil) para serem levados aos Estados Unidos.

Há estimativas de que em torno de 500 mil pessoas tentem cruzar anualmente a fronteira do México em direção aos EUA, muitas delas por intermédio de grupos criminosos ilegais.

Segundo a Comissão de Direitos Humanos do México, todos os anos milhares de imigrantes sem documentação são sequestrados por gangues do tráfico no país. No entanto, nenhum dos imigrantes revelou à polícia se alguma gangue estava envolvida no transporte ilegal de pessoas.

Em janeiro, a polícia de Chiapas encontrou 219 imigrantes aglomerados em um caminhão, a maioria vinda da América Central, Sri Lanka e Nepal.

Veja vídeo: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/05/18/com-ajuda-de-raio-x-policia-encontra-migrantes-ilegais-escondidos-em-trailers.jhtm

Me pergunto a agrura que esse pessoal passa para se submeter a isso.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!