Autor Tópico: Astrônomos japoneses afirmam ter descoberto novo tipo de planeta  (Lida 1870 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Astrônomos japoneses afirmam ter descoberto novo tipo de planeta
« Online: 19 de Maio de 2011, 11:18:15 »
Astrônomos japoneses afirmam ter descoberto novo tipo de planeta

Astrônomos japoneses afirmam ter encontrado um novo tipo de “planeta”, que fica sozinho no espaço, aparentemente sem orbitar nenhuma estrela.

Em um artigo publicado na revista especializada Nature, a equipe de cientistas afirmou ter encontrado dez desses novos planetas, que têm o tamanho de Júpiter e não estão ligados a nenhum sistema solar.

Cientistas já suspeitavam que planetas desse tipo existissem no Universo, mas essa seria a primeira evidência concreta de sua presença.

Um dos coautores da descoberta, o professor da Universidade de Osaka Takahiro Sumi, disse que esses planetas ditos “solitários” podem ser tão comuns como são as estrelas na Via Láctea.

“Sua existência já era esperada, tendo em conta a teoria da formação planetária. O que é surpreendente é o quanto eles parecem ser comuns”, disse Sumi.

Via Láctea

Segundo os astrônomos, os planetas estão localizados em uma galáxia chamada Bulge, que fica no centro da Via Láctea.

Uma das hipóteses exploradas pelos cientistas é a de que os planetas poderiam ter sido expulsos de sistemas solares incipientes por forças gravitacionais ou colisões interplanetárias.

De acordo com convenções astronômicas, se um planeta não orbita uma estrela ou um remanescente de uma estrela, ele não pode ser tecnicamente considerado um planeta, mesmo tendo sido formado da mesma maneira.

No entanto, a hipótese dos pesquisadores é que esses objetos foram formados em um disco planetário, como os planetas no nosso Sistema Solar, antes de forças gravitacionais os terem expulsado desses sistemas.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2011/05/110518_planeta_solitario_mdb.shtml

Pelo visto o jornalista não sabia o que era Bulge, recebeu um texto em inglês e sem entender nada soltou essa de "galáxia que fica no centro da Via-Láctea".

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Astrônomos japoneses afirmam ter descoberto novo tipo de planeta
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2011, 11:21:33 »
Pelo visto o jornalista não sabia o que era Bulge, recebeu um texto em inglês e sem entender nada soltou essa de "galáxia que fica no centro da Via-Láctea".

:rola:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2011, 11:25:22 »

:rola:

:histeria:

Numa nota um pouco mais séria, andei entretendo a noção de fazer pós em Comunicação visando melhorar a comunicação entre cientistas e jornalistas. Parece uma ideia cada vez melhor...!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2011, 19:26:00 »
Astrônomos japoneses afirmam ter encontrado um novo tipo de “planeta”, que fica sozinho no espaço, aparentemente sem orbitar nenhuma estrela.

Desculpem pela pergunta, mas se não segue uma órbita quer dizer que se movimenta a esmo, podendo entrar no caminho de algum outro?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2011, 23:36:21 »
A esmo, não. Em linha reta, com perturbações gravitacionais de outros corpos.

De resto, sim.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2011, 09:23:18 »
Será que eles tem rotação??? Seria possível um gigante gasoso errante? Pois do contrário parece apenas um grande asteroide em formato de planeta.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2011, 09:31:35 »
Bom, em princípio asteróides também orbitam estrelas...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2011, 09:37:11 »

Estes planetas também vão orbitar, afinal, em certo momento vão se aproximar de uma e serão capturados pela gravidade. Podem também achar um buraco negro etc.

As estrelas não orbitam o buraco negro do centro da via lactea? Creio que estes planetas também.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2011, 09:57:45 »
Certamente eles não estão "todos soltos por aí", mas eles não pertencem a um "sistema solar" como conhecemos.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2011, 10:26:55 »
Como são gigantes gasosos, não poderiam ser um tipo de estrela fracassada como as anãs marrons (castanhas)? Pode ser que tais corpos tenham se formado a partir de um pequeno disco de acresção, cuja diminuta quantidade de material fosse incapaz de produzir outros objetos, em vez de planetas que tenham evetuamente escapado de um sistema originário. 
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2011, 11:02:49 »

Estes planetas também vão orbitar, afinal, em certo momento vão se aproximar de uma e serão capturados pela gravidade. Podem também achar um buraco negro etc.

As estrelas não orbitam o buraco negro do centro da via lactea? Creio que estes planetas também.

O que me leva a perguntar se não teria sido este o caso do nosso planeta Terra, capturado posteriormente pelo Sol. Ele é aparentemente tão singular, que talvez tenha vindo de algum lugar em outro ponto do universo que desconhecemos. Quem sabe, os pilares básicos da vida tenham vindo também junto com ele de outro lugar do cosmo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2011, 12:54:42 »

O que me leva a perguntar se não teria sido este o caso do nosso planeta Terra, capturado posteriormente pelo Sol. Ele é aparentemente tão singular, que talvez tenha vindo de algum lugar em outro ponto do universo que desconhecemos. Quem sabe, os pilares básicos da vida tenham vindo também junto com ele de outro lugar do cosmo.
Na verdade nosso planeta não é assim tão diferente.

Se marte fosse um pouco maior (mais gravidade) e tivesse um campo magnetico, se Venus fosse um pouco mais longe do sol e não tivesse um efeito estufa massivo...

Todos poderiam ser candidatos a vida. E esse assunto ainda não está fechado no nosso sistema, pode ainda haver vida em algumas luas dos gigantes gasosos, por exemplo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2011, 15:34:42 »
Que eu saiba os principais métodos de detecção de planetas dependem da presença de estrelas próximas ao planeta (puxão gravitacional ou variação da intensidade luminosa), como se descobre um planeta solitário?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2011, 15:35:57 »
Boa pergunta.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2011, 16:05:22 »
Boa pergunta.
Na reportagem que eu li fala de uma técnica de detecção de micro lentes gravitacionais.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Maio de 2011, 16:18:55 »
Faz sentido.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #16 Online: 27 de Maio de 2011, 12:33:26 »

Na verdade nosso planeta não é assim tão diferente.

Se marte fosse um pouco maior (mais gravidade) e tivesse um campo magnetico, se Venus fosse um pouco mais longe do sol e não tivesse um efeito estufa massivo...

Todos poderiam ser candidatos a vida. E esse assunto ainda não está fechado no nosso sistema, pode ainda haver vida em algumas luas dos gigantes gasosos, por exemplo.

Penso que algo que torna o nosso planeta singular no nosso sistema solar é a tamanha quantidade de água que aqui existe. De onde raios veio tanta água?? Por favor, não escrevam "dilúvio" como resposta :D

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Maio de 2011, 13:00:48 »
O espaço está cheio de água, cometas têm gelo entre seus principais constituintes. Há boas evidências de água na Lua e em Marte, por exemplo. E embora a superfície da Terra esteja repleta de água, em relação à massa total do planeta não existe tanta assim. Temos muito, muito, muito mais metais, sílica, alumina e outros minerais, do que água, por exemplo.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Maio de 2011, 13:07:49 »
Vale lembrar que outros planetas, como Urano por exemplo, possuem bastante gelo em sua composição.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!