Autor Tópico: O único modo de ler segundo Borges  (Lida 2723 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
O único modo de ler segundo Borges
« Online: 20 de Maio de 2011, 21:00:57 »
"Se um livro for maçante para vocês, larguem-no; mesmo que esse livro seja o Paraíso Perdido - para mim não é maçante - ou o Quixote  - que para mim também não é maçante. Mas, se há um livro maçante para vocês, não o leiam: esse livro não foi escrito para vocês. A leitura deve ser uma das formas da felicidade, de modo que eu aconselharia a esses possíveis leitores do meu testamento - que eu não penso escrever -, eu lhes aconselharia que lessem muito, que não se deixassem assustar pela reputação dos autores, que continuassem buscando uma felicidade pessoal, um gozo pessoal. É o único modo de ler."

Jorge Luis Borges

Concordam?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: O único modo de ler segundo Borges
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2011, 21:04:43 »
Pra mim não. Alguns livros que comecei com "que droga é essa?" terminei com "uau!!".
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2011, 22:05:37 »
Eu acho essa uma boa ideia pra se aplicar em escolas, pra se recomendar a pessoas que ainda não têm o hábito de ler. Porque só lendo coisas interessantes e legais pra ela própria é que a pessoa vai passar a enxergar a leitura como algo agradável. Esse é um dos grandes defeitos das escolas em geral, obrigar os alunos a ler determinados livros (geralmente os mais maçantes possíveis, porque caem no vestibular) ao invés de permitir a livre escolha.

Já pra quem gosta de ler e faz por hábito, dá pra arriscar mais, pra insistir em uns livros de começo mais chato. Realmente vários deles causam essa sensação que o Diego falou.

Curiosidade: quando eu estava na 6ª ou 7ª série, comecei a ler "Os Lusíadas". Parei no oitavo canto (80% do livro): estava chato.  :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2011, 22:11:21 »
A leitura deve ser prazeiroza, mas geralmente não há como avaliar uma obra literária sem conhecê-la de maneira integral.
Foto USGS

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2011, 23:56:51 »
Eu sigo a idéia do Borges. E decido se largo o livro ou não lendo só a primeira página. No máximo, as primeiras. Às vezes no primeiro parágrafo. Faço isso porque o bom autor mostra todas as suas garras nas primeiras páginas. Há tantos livros, que não vejo porquê arriscar por um possível "vai que fica melhor", a não ser que tenha recomendação forte de alguém. Caso não, prefiro não comprar o livro ou largar.

Bem, para mim, a leitura do Paraíso Perdido é maçante. A Odisséia também. Por respeito ao que já está aí há muito tempo, no futuro devo dar outra chance. Por hora, fico com as leituras que me são prazerosas, incluindo as do próprio Borges. Grande Borges! :)
« Última modificação: 21 de Maio de 2011, 00:00:45 por The Dark Adonis »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2011, 00:18:36 »
Pra mim não. Alguns livros que comecei com "que droga é essa?" terminei com "uau!!".
Idem.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2011, 00:51:05 »
Eu concordo com o Borges. Até hj eu tenho asco pela obra de Machado de Assis - pra mim é uma porcaria de autor - pq fui literalmente obrigado a ler Dom Casmurro no auge dos meus 17 anos devido a porcaria do vestibular (a prova iria incluir questões sobre a obra).

Porra, eu lá queria ler aquela porcaria. Eu gostava de ler livros de filosofia, Paulo Coelho (foi so uma fase :D) e nao uma porra de uma historia que falava de um corno que era apaixonado por uma mulher com olhos de ressaca.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2011, 01:07:20 »
Também não gostei de Machado quando li no ensino médio. Gostei e muito quando li mais tarde, mais velho, sem obrigação.

Eu acho que tem livros que você acaba gostando mais se ler jovem (Dostoievski, Walden [o livro]), e outros se ler mais velho, como Machado.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2011, 09:18:56 »
Não gosto muito de Dom Casmurro e só li obrigado também. Mas amo Memórias Póstumas de Brás Cubas e vários contos do Machado, principalmente O Alienista e A Cartomante. Quero ler Quincas Borba ainda. Não desmereçam o autor só porque vocês não gostaram de um livro dele, talvez vocês gostem de outro.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2011, 09:26:25 »
Off: Essa citação é realmente do Borges, ou trata-se de mais um caso de pseudoepigrafia internética? O estilo parece bem
diferente do do Borges.

De qualquer forma, concordo com o Diego, com uma ressalva: existem livros que exigem um certo grau de vivência de leitura para serem
apreciados. Existem também livros que são, propositalmente ou não, maçantes no início, como por exemplo "O Nome da Rosa"[1], mas que
"aceleram" depois de um certo tempo. Ajuda também se você conhecer o estilo do autor: gosto do estilo do Machado de Assis, por isso
já sei o que esperar dos seus livros [2].

[1] Esse foi de propósito: o Umberto Eco queria a) que o leitor se adequasse à passagem do tempo em um mosteiro medieval e b) espantar
o leitor que não estivesse disposto a se perder na sua história.

[2] Isso não me impediu de achar "Esaú e Jacó" tremendamente chato. E olha que gosto muito de "Dom Casmurro".
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2011, 19:41:21 »
Off: Essa citação é realmente do Borges, ou trata-se de mais um caso de pseudoepigrafia internética? O estilo parece bem
diferente do do Borges.
O próprio:

Eu também me lembrei logo d'O Nome da Rosa. As primeiras 100 páginas são praticamente uma contextualização maçante do mosteiro, da época e do comportamento dos monges, isso tudo com muito texto em latim. Mas depois com a investigação dos crimes é uma delícia.

Acho que sempre devemos forçar nossa zona de conforto, expandir o horizonte intelectual. Se tu só ler um livro que esteja ao teu nível atual de intelecto, tu corre o risco de permanecer nele por muito tempo. Por outro lado, podes forçar a expandir a tua mente com alguma coisa mais ousada. E isso não vale só para livros como para filmes, música, e tudo mais de artístico.

Curiosamente, a edição da semana passada da revista Veja aborda esse assunto (não li ainda). Inclusive fez umas recomendações de leituras para tu poder desfrutar gradualmente de leituras mais maduras (por exemplo, começando com Harry Potter e terminando com Grande Sertão: Veredas).

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2011, 20:29:56 »
Mas é aquela coisa, né, um livro mais difícil de ler, mais intricado, possivelmente "maçante", como diz o Borges, não quer dizer maior valor intelectual, artístico, emotivo, o que for. Um dos meus livros prediletos, que eu vivo relendo, belíssimo belíssimo, é O Velho e o Mar, e é um livro escrito de forma bastante simples. O seu horizonte intelectual também aumenta ao ler livros que são prazerosos de cara.

É claro, o inverso também não é verdadeiro. Mas tem leituras maçantes, mesmo consagradas, que eu não consigo ver o valor intelectual, artístico, emotivo, o que for, mesmo forçando um pouquinho (10 páginas, vai). Tenho minhas limitações cognitivas (poesia, por ex, são poucos poetas que gosto). É por essas que eu acho que nunca terei prazer ao ler O Paraíso Perdido. E o Borges me convence a dizer que o livro não foi feito para mim.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2011, 23:48:31 »
Os Demônios de Dostoievski, O Idiota do mesmo autor ou Judas o obscuro idem. Livros do carlos castanheda, O pefume de Patrick Sussekind(maravilhosa obra prima), são como ler tirinhas e estorias em quadrinhos. Vc quer ler a proxima página.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #13 Online: 24 de Maio de 2011, 11:59:43 »
Os Demônios de Dostoievski, O Idiota do mesmo autor ou Judas o obscuro idem. Livros do carlos castanheda, O pefume de Patrick Sussekind(maravilhosa obra prima), são como ler tirinhas e estorias em quadrinhos. Vc quer ler a proxima página.
Acho os Demônios um, digamos, "desconhecido" entre os clássicos do Dostoiévski, mas achei extremamente maçante no início, com ele mostrando o panorama da sociedade em que se passa a história. Mas mesmo assim, cabia na história e com o desenlace pareceu apenas um "efeito colateral". Em compensação, "Recordações da Casa dos Mortos" eu não consegui ler ainda. Achei extremamente chato.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2011, 19:23:50 »
Também não gostei de Machado quando li no ensino médio. Gostei e muito quando li mais tarde, mais velho, sem obrigação.

Eu acho que tem livros que você acaba gostando mais se ler jovem (Dostoievski, Walden [o livro]), e outros se ler mais velho, como Machado.

O que também varia com a pessoa. Eu gosto de Machado desde jovem e só tive realmente disposição para ler com atenção Dostoiévsky mais tarde.
Há livros que me pegaram de imediato ( p. ex. Memórias de Adriano  da Marguerite Yourcenar , Afirma Pereira de Antonio Tabucchi  e O Espião que Sabia Demais* do Le Carré) e no outro extremo livros que parei na primeira página como Iracema. E ainda há os como 2666 de Roberto Bolaño , que até agora não sei se gostei ou não  :|

De forma geral eu acho que os clássicos ( Don Quixote , Fausto , Odisséia ...) merecem ser lidos justamente pelo  fato de serem clássicos , ou seja , não foram impostos mas sobreviveram á prova do tempo e se tornaram referências da formação da nossa cultura.

* O pior título em português que alguém poderia dar a este livro do Le Carré ( o original é Tinker , Taylor , Soldier , Spy -referência a uma brincadeira infantil - quem ler entenderá porque ) , empatado com O Espião que Saiu do Frio como o melhor dele.
   Aliás é irritante a mania editorial de mudar capas e títulos de obras pelo apelo comercial transitório: mudaram o título do livro do Dennis Lehane de Paciente 67 para o melodramático Ilha do Medo por conta do filme. Por conta de uma refilmagem também minha edição de Solaris tem o George Clooney na capa...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #15 Online: 29 de Maio de 2011, 20:08:00 »
Errata, Judas o Obscuro de Thomas Hardy.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2011, 17:02:12 »
Seria possível que me recomendassem algum livro de Luís Borges?... Sempre tive curiosidade por esse autor, mas a verdade é que ainda não li nada dele. :vergonha:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Julho de 2011, 13:21:47 »
Seria possível que me recomendassem algum livro de Luís Borges?... Sempre tive curiosidade por esse autor, mas a verdade é que ainda não li nada dele. :vergonha:

Não se envergonhe. Há autores mais "chatos". :lol:
Foto USGS

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Julho de 2011, 14:15:41 »

Sérgio, os dois livros de contos mais famosos do Borges são "O Aleph" e "Ficções".  Dos dois, recomendaria primeiro o Aleph, mas é só porque eu gosto mais dele mesmo, haha, os dois são boas primeiras leituras de Borges.

Sobre os poemas do Borges, eu nunca li nenhum livro de poemas dele então não dá para recomendar nada. :P

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Julho de 2011, 14:27:39 »
Sérgio, os dois livros de contos mais famosos do Borges são "O Aleph" e "Ficções".  Dos dois, recomendaria primeiro o Aleph, mas é só porque eu gosto mais dele mesmo, haha, os dois são boas primeiras leituras de Borges.

Obrigado. :ok:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #20 Online: 09 de Julho de 2011, 17:04:13 »

Sobre os poemas do Borges, eu nunca li nenhum livro de poemas dele então não dá para recomendar nada. :P

Os contos de Borges que mais gosto estão em Ficções ( A Biblioteca de Babel e O Jardim das Veredas que se Bifurcam) , depois de lê-lo corri atrás das demais obras.
Como poeta Borges é  "médio" mas tem alguns muito bons , como o Poema dos Dons , SpinozaXadrez

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #21 Online: 09 de Julho de 2011, 17:15:07 »
Coloquei os poemas citados no tópico de poesias: ../forum/topic=6457.new#new

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!