
Bactérias intestinais tem relação no desenvolvimento cerebral
Cientistas compararam a expressão gênica em grupos de ratos, uns criados com microrganismos normais e aqueles germ-free
Equipe de pesquisa internacional descobriu que as bactérias intestinais podem influenciar o desenvolvimento do cérebro de mamíferos e o comportamento dos adultos. O estudo é o resultado de uma colaboração entre cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, e do Instituto do Genoma de Cingapura.
Rochellys Diaz Heijtz comparou a expressão gênica em dois grupos de ratos - aqueles criados com microrganismos normais e aqueles criados na ausência de microrganismos (ou camundongos germ-free).
Os cientistas observaram que os ratos germ-free adultos exibiram um comportamento diferente dos ratos com microbiota normal, sugerindo que as bactérias intestinais podem ter um efeito significativo sobre o desenvolvimento do cérebro nos mamíferos.
Uma tipagem genética do cérebro identificou genes e vias de sinalização envolvidas na aprendizagem, memória e controle motor que foram afetadas pela ausência de bactérias do intestino, destacando as profundas alterações nos ratos que se desenvolveram na ausência de microrganismos. Tal fato sugere que, ao longo da evolução, a colonização do intestino no início da infância tornou-se integrada ao desenvolvimento do cérebro.
"Os dados sugerem que existe um período crítico no início da vida quando os microrganismos do intestino afetam o cérebro e alteram o comportamento na vida adulta", disse a doutora Heijtz, primeira autora do estudo.
"Não são apenas as substâncias de sinalização, como a serotonina e a dopamina, objeto de regulamentação por uma bactéria, a função da sinapse também parece ser regulada", acrescenta o professor Sven Pettersson, coordenador do estudo. "No entanto, é importante notar que esse novo conhecimento pode ser aplicado somente aos ratos e que é muito cedo para dizer qualquer coisa sobre o efeito das bactérias intestinais sobre o cérebro humano".
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/14761/ciencia-e-tecnologia/bacterias-intestinais-tem-relacao-no-desenvolvimento-cerebral
Fui procurar um texto em português e só encontrei esse onde inexplicavelmente deixam esse termo em inglês, "germ-free". Como isso é irritante.
http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-12306431http://www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.1010529108