Autor Tópico: Não aceitem cédulas manchadas de rosa!  (Lida 483 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Titoff

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 967
  • Sexo: Masculino
Não aceitem cédulas manchadas de rosa!
« Online: 02 de Junho de 2011, 10:45:09 »
Podem ser cédulas roubadas de caixa automático:

Citar
BC orienta população a recusar ‘cédulas rosadas’

São Paulo (AE) - O Banco Central (BC) orientou a população e o comércio a recusar notas de reais manchadas de rosa. Essas cédulas, que já circulam no Estado de São Paulo, ficaram rosadas após roubos a caixas eletrônicos. Nesses casos, um sistema específico dos equipamentos 24 horas tingiu todos os reais, assim que o lacre do depositário de notas se rompeu. As cédulas rosadas devem ser retidas e enviadas ao Banco Central. Quem depositá-las, porém, não perderá o valor. As notas serão enviadas pelos bancos ao BC, que examinará a veracidade e estabelecerá um prazo para o ressarcimento. O governo considera as notas manchadas como “danificadas” e pretende tirá-las da praça e destruí-las, assim como ocorre com as rasgadas, rabiscadas ou malconservadas. A ação toma por base a Lei 8.697 de 1993.

Júnior SantosDispositivo foi criado para desestimular roubo de máquinas de autoatendimento, alvos de explosõesDispositivo foi criado para desestimular roubo de máquinas de autoatendimento, alvos de explosões
A instituição pede que comerciantes e consumidores fiquem atentos quando receberem trocos e pagamentos. E recusem notas tingidas. O BC deve divulgar em breve uma regulamentação sobre as cédulas, que está em fase de estudos com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A Polícia Civil reuniu-se com representantes dos bancos para estabelecer as normas de recebimento das notas.

Nas agências, está sendo feito uma espécie de recibo do portador, com cadastro nominal e de documentos como RG e CPF. A intenção da polícia é investigar a origem das cédulas, com base no registro final. Ontem, o Banco do Brasil comunicou os primeiros cinco casos de recebimento à polícia.

A Polícia Civil disse que o Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) e as delegacias dos bairros também vão receber e apreender as notas para encaminhamento a Brasília. O Deic esclareceu que os portadores não serão enquadrados em crime de receptação de item roubado ou furtado.

A tecnologia que tinge as cédulas de rosa quando quadrilhas especializadas explodem caixas eletrônicos é usada na França, Bélgica e Suíça. Ela foi adaptada aos terminais de autoatendimento brasileiros pela empresa TecBan, que também opera a rede Banco 24 horas no País. Segundo a empresa, todos os 12 mil caixas eletrônicos do Banco 24 horas existente no Brasil têm o sistema instalado. A empresa também apresentou a solução à Febraban, para que seja testada em outros bancos privados.

A tecnologia começou a ser implementada em maio do ano passado, quando a TecBan detectou a ação criminosa em sua rede. A empresa estima em 65 o número de terminais do Banco 24 horas estourados por bandidos. Do início do ano até a primeira quinzena deste mês, houve 122 casos na Grande São Paulo. De cada quatro caixas, um foi explodido.

Por motivo de segurança, a empresa não revela como o sistema funciona, mas diz que a força da explosão espalha a tinta, e respingos cor-de-rosa atingem todas as cédulas da máquina. A intenção é coibir a ação das quadrilhas e o uso das cédulas no comércio, além de rastrear o destino.

http://tribunadonorte.com.br/noticia/bc-orienta-populacao-a-recusar-cedulas-rosadas/181801

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!