Eu acho que desfecho pacífico depende de como a justiça encara a manifestação. Sinceramente não sei como foi organizada a manifestação dos estudantes em vitória, Pode ser que realmente era um bando de baderneiros, mas insisto que se o Vice governador tivesse recebido os representantes dos baderneiros e falado meia duzia de besteira, ele poderia ter evitado o confronto. O Vice Governador escolheu o desfecho. Se os caras tumultuaram e a policia agiu para manter a ordem. OK, é o trabalho da policia.
Da mesma forma, diversas outras categorias não conseguem a palavra com os governantes e nem por isso sentem a necessidade de pegar paus e pedras. Existem trocentas outras maneiras. Boicotes, greves de estudantes (já participei de uma em MG em 1997), pressão na mídia. Não vou entrar no mérito do que os estudantes estão pedindo, mas me parece que a sociedade de lá não está exatamente aplaudindo eles.
Po Agnostico, e qual manifestação, em qualquer lugar do mundo, não conta com a presença massiva de pós adolescentes estudantes? Nem entro no mérito da competencia da policia, que faz oque mandam. Parar uma via principal é foda sim, mas qual outra forma do grupo chamar a atenção? O governo deveria separar um cantinho para manifestação?
Bob, eles não pararam a via somente. Puseram fogo em pneus e passaram a agredir pessoas e impedir AMBULÂNCIAS que tentavam furar o bloqueio. Perderam a legitimidade e a razão diante da sociedade. Dificilmente terão algum apoio de qualquer pessoa agora. Nota-se assim que partir pra esse tipo de atitude é burrice.
Existem marchas pacíficas onde os organizadores entram em acordo com a policia, tomam apenas uma via e segue numa boa. Essa teve conversa? como aconteceu? sinceramente não sei.
Sei o qeu aconteceu em SP na marcha da maconha. Os manifestantes tomaram a Paulista. E se a policia não tivesse prendido a pessoa que estava divulgando um jornal? será que o desfecho seria o mesmo?
A polícia que faz o trabalho dela e prende o cara errado é quem agiu de forma incorreta então? O cara que tava todo errado é quem estava certo? E quando a polícia prende o cara com um pedaço de pau? Tá cumprindo o dever ou tá só "tumultuando"? Inversão total de valores.
No Rio a passeata foi bem maior mas protegida pela policia. Prenderam um cara que teve a pessima ideia de colar um adesivo na moto da policia.
E a polícia agiu certo ou errado aqui?
Em Jundiai, a marcha foi proibida mas teve acordo com a policia. Os manifestantes ocuparam uma faixa de uma avenida e foi numa boa. O comandante da policia acompanhou de camburão ao lado e falou (Eu vi a cena) que se ouvisse maconha ou policia da boca de qualquer um ele ia descer o cacete pois era isso que ele queria.
Desceram?
Hoje tem 600 bombeiros, presos por invadirem o quartel. Agora a desculpa das autoridades não é fechar o trânsito e sim manter o estoque de alimentos do quartel. Os caras ganham R$950,00 e não são ouvidos... e ae? se você fosse bombeiro, estaria satisfeito? Eles tentaram vias + pacificas, mas se não são ouvidos.... deveriam desistir mesmo... afinal temos que manter a ordem
Aqui a situação é bem mais complexa. Saímos da esfera civil e passamos à militar. Constitucionalmente, militares são proibidos de fazer greve e obedecemos a um rigoroso código penal que corta reto, ao contrário dessa coisa ridícula que se aplica a todos os brasileiros.
Como policial eu estou muito insatisfeito com meu salário, tanto que venho participando das manifestações que ocorrem em MG e que contaram com até 12mil policiais militares.
O pleito dos BMs é completamente legitimo, inclusive com a sociedade, a imprensa e formadores de opinião dando apoio total aparentemente a essa manifestação. Em MG isso jamais ocorreria porque a PM e o BM são corporações co-irmãs, compartilhando até mesmo efetivo em alguns casos. Não sei como funciona a organização lá.
De qualquer forma, como são militares e passivos do CPM, a ação do governo contou com a legalidade que deveria, tanto que os bombeiros nem mesmo protestaram pelas prisões (já tinham pleno conhecimento disso), mas da forma como foi feita a incursão do BOPE, com disparos de fuzil (coisa que nem nas manifestações mais violentas ocorre), lembrando que o BOPE não tem treinamento pra esse tipo de disturbio, sendo isso função do BPChoque. O protesto é que quando a manifestação é feita por civis, existem negociações longas e a coisa não é feita da maneira como foi e quando é com a polícia, o rigor é máximo.
Acho que agora a população do RJ é quem vai saber o que vai dar disso.