Desde que abandonamos o número de bits como indicador de quem é melhor do que quem no mundo dos videogames, há muito tempo atrás, as gerações dos consoles dos videogames são indicadas por um ordinal. Estamos no finalzinho da sétima geração, com o PS3, Xbox 360 e o Wii. Hoje a Nintendo inaugurou a oitava geração revelando na E3 o
Wii U, até recentemente chamado de Project Cafe.
Por incrível que pareça, o nome não é a parte mais esquisita do aparelho, o que mais me chamou a atenção na verdade foi isto:
Esse controlão com tela sensível ao toque que parece o cruzamento de um Nintendo DS com um tablet pode substituir ou interagir com a TV. A pergunta é: já que isso é quase um tablet mesmo, porque não ir até o fim e lançar logo um tablet mais elegante e com uma tela com algo mais que meras 6.2 polegadas? Outra coisa é que parece que não será dessa vez que a Nintendo vai se render às
graphic whores e lançar um console mais potente. Nenhum dos jogos mostrados no
trailer é de cair o queixo visualmente, pelo contrário, eles se parecem muito com os do Wii.
Sei não, eu sempre fui fã da Nintendo, mas estou cético a respeito do seu sucesso. Parece que a Big N está meio perdida entre os videogames tradicionais e os tablets, que tanta gente anda dizendo que vão acabar com os consoles domésticos. Vejamos como serão o PS4 e o Xbox 720(?). Eu aposto que eles serão mais conservadores e provalmente mais bem sucedidos.