Nos últimos tempos, tenho sentido-me muito insatisfeito por não saber outra língua, especialmente francês, italiano e alemão, nas quais muitos livros - principalmente em direito, qual estudo -, clássicos, foram elaborados.
Afora inglês, que invariavelmente a gente aprende desde criança, quem buscou outra língua? E em que idade? Por algum motivo especial? Fiquei curioso com essas perspectivas, porque na parte do fórum dedicada a línguas estrangeiras há inúmeros tópicos em diversos idiomas.
Da minha parte, eu já estudei um pouco de latim, por livre e espontâneo interesse, mas tive que sair para estudar para um concurso que fiz. Este ano termina a faculdade e quero voltar a estudá-lo. Chamou-me atenção, ao escrever minha monografia, a profusão de conhecimentos em livros estrangeiros, muitos não traduzidos para o português. Isso, sem dúvida, limita o estudioso, obrigado a interpretar o que terceiro interpretou de outro.
Sei que há muita gente da biologia e exatas aqui, na área de vocês, acontece diferente?