Autor Tópico: Aprender nova língua?  (Lida 1019 vezes)

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
Aprender nova língua?
« Online: 13 de Junho de 2011, 23:53:46 »
Nos últimos tempos, tenho sentido-me muito insatisfeito por não saber outra língua, especialmente francês, italiano e alemão, nas quais muitos livros - principalmente em direito, qual estudo -, clássicos, foram elaborados.

Afora inglês, que invariavelmente a gente aprende desde criança, quem buscou outra língua? E em que idade? Por algum motivo especial? Fiquei curioso com essas perspectivas, porque na parte do fórum dedicada a línguas estrangeiras há inúmeros tópicos em diversos idiomas.

Da minha parte, eu já estudei um pouco de latim, por livre e espontâneo interesse, mas tive que sair para estudar para um concurso que fiz. Este ano termina a faculdade e quero voltar a estudá-lo. Chamou-me atenção, ao escrever minha monografia, a profusão de conhecimentos em livros estrangeiros, muitos não traduzidos para o português. Isso, sem dúvida, limita o estudioso, obrigado a interpretar o que terceiro interpretou de outro.

Sei que há muita gente da biologia e exatas aqui, na área de vocês, acontece diferente?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Aprender nova língua?
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2011, 23:59:58 »
Estudei espanhol na escola e um pouco num curso gratuito (e bem fraco) da faculdade. Também fiz curso de francês até o nível avançado durante a faculdade, esse numa escola particular, embora tendo parado há pouco mais de um ano eu já esteja enferrujado e quando eu era espírita ainda eu comecei a estudar Esperanto e mesmo muitos anos depois tive umas recaídas e até falo razoavelmente, embora atualmente eu não simpatize muito com esse idioma.

Na minha área, Engenharia Química, o francês é bem útil, mas acho que um pouco menos que o alemão; em compensação você leva muito mais tempo para aprender a falar alemão num nível satisfatório do que para aprender francês, por isso o preferi. Hoje consigo ler francês na boa, mas não me peçam para fazer mais nada :P

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2011, 19:19:07 »
Aprendi inglês no colégio e em curso particular  , o que me eximiu de ter que correr atrás do prejuizo na faculdade , já que é impraticável ficar atualizado na minha área ( cardiologia) sem pelo menos um inglês técnico razoável.

O francês aprendi no colégio e é minha língua de eleição ( tipo , se tiver um livro em versão inglesa ou francesa , opto pelo segundo). Aperfeiçoei frequentando a biblioteca da Maison de France , mas por conta do semi auto didatismo minha comunicação oral ainda claudica.

O russo comecei a estudar com uma vizinha naturalizada ainda na adolescência mas tive que parar quando entrei na faculdade. Retornei há três anos quando descobri um curso aqui no Rio e devo completar ano que vem , mas já está nos planos um reforço em conversação e escrita , já que minha frequência e aproveitamento nos útimos meses não foi o que eu desejava.

O espanhol leio sem problemas sem ter feito qualquer curso , mesmo literatura , só precisando usar o dicionário ás vezes.

O alemão  , assim como o mergulho e o tiro ao alvo ( nesta ordem) , é um projeto para a aposentadoria...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2011, 19:58:36 »
Já fiz francês no ensino médio por 2: boiola demais para o meu gosto. Espanhol por 3 anos no EM também, não gostei muito, mas acho que aprendi várias coisas, saberei quando precisar. E agora, faço alemão à um ano, tentando levar mais à sério que o francês. Não tem lá muita utilidade, sei inglês desde que me entendo por gente, e é a única coisa que uso durante a faculdade. Praticamente tudo o que interessa na medicina já foi traduzido para o inglês.

Aprendo outros idiomas principalmente por hobby, mas não excluo a possibilidade de trabalhar no exterior (é um incentivo a mais).

A, e esqueci de perguntar, o que você fez na faculdade? (já que falou: vocês ai da biologia)
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2011, 22:03:39 »
Alemão eu falo desde pequeno, aprendi antes do português.
Tive francês no 5. e 6. anos da escola, ainda dá pra ler numa boa.
Inglês só vim a dominar melhor já na faculdade, lendo livros didáticos (área biológica) e depois literatura geral.
Estudei esperanto num curso que era dado na USP, mas foi só o básico, esqueci quase tudo.
Estudei dois anos e meio de russo, mas isso também foi no milênio passado, o camarada Andropov ainda governava a CCCP.
Dois anos de húngaro em curso de extensão, dá pra entender alguma coisa, mas preciso estudar novamente, é uma lingua linda.
Três semestres de tupi, que também preciso continuar.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2011, 22:49:26 »
Por que vocês estudaram russo? Que língua mais fora dos padrões...

O que eu acho difícil é conciliar trabalho e estudos com o aprendizado de uma novo idioma. O jeito é mesmo esperar terminar a faculdade e entrar em um curso, de forma a facilitar o aproveitamento.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2011, 23:11:09 »
Eu pretendo aprender russo apenas para reler as obras de Dostoiévsk na sua lingua original. :)
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2011, 23:14:23 »
Eu pretendo aprender russo apenas para reler as obras de Dostoiévsk na sua lingua original. :)

Acho bom mesmo Enjolras! É Dostoiévski! :hehe:

Brincadeirinha...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2011, 23:38:13 »
Conheço bem o inglês, por motivos profissionais.

No espanhol eu vou bem mas sempre tenho a necessidade de um bom dicionário.

Fiz alemão e francês por dois anos cada um há muito tempo. Lembro apenas de reminiscências.
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2011, 00:25:15 »

Acho bom mesmo Enjolras! É Dostoiévski! :hehe:

Brincadeirinha...

Comti um sacrilégio. :D
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2011, 04:37:53 »
Aprendi ingles traduzindo musicas e pratiquei bastante no ginasio e no colegio, era encarregado pelos estudantes de intercambio, depois peguei fluencia em muuuuitas viagens a trabalho pros EUA. Aprendi frances em 3 anos e meio de namoro com uma francesa, aprendi japones morando mais de 10 anos no Japão e estou aprendendo chines por  ja ter uma facilidade na leitura dos caracteres....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2011, 17:41:56 »
Estudei russo para tomar contato com uma cultura tão diferente, nenhum interesse mais específico, tipo "ler a obra de Tolstoi".

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2011, 19:16:02 »
Eu fiz francês gratuitamente na faculdade, mas somente por isso. Mas como já havia estudado esse pouquinho estou tentando aprender sozinho desde então.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2011, 00:21:41 »
Aprendi ingles traduzindo musicas e pratiquei bastante no ginasio e no colegio, era encarregado pelos estudantes de intercambio, depois peguei fluencia em muuuuitas viagens a trabalho pros EUA. Aprendi frances em 3 anos e meio de namoro com uma francesa, aprendi japones morando mais de 10 anos no Japão e estou aprendendo chines por  ja ter uma facilidade na leitura dos caracteres....

Barata tem 86 anos... :hehe:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!