Autor Tópico: Seria gravidez na adolescência um traço genético?  (Lida 873 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.


Offline Titoff

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 967
  • Sexo: Masculino
Re: Seria gravidez na adolescência um traço genético?
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2011, 08:38:44 »
hmmm... ao meu ver, a princípio, se vc dizer que "gravidez na adolescencia" = "fertilidade", sim, o componente é genético.

Salvo engano, o normal sempre foi "menina teve a menarca, pode casar e começar a ter filhos". Isso nunca foi pensado como "gravidez na adolescencia" e sim "fertilidade", simplesmente.

Mais atualmente que isso passa a ser chamado de "fenômeno cultural", como disse o sujeito. Os motivos que uma adolescente não tomou precauções anti-conceptivas são diversos. Desde exposição a comportamentos mais arriscados até falta de informação sobre o assunto (como em famílias que tentam fingir que sexo não existe para as filhas).

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Seria gravidez na adolescência um traço genético?
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2011, 17:32:53 »
Agora já não me lembro palavra por palavra então posso estar distorcendo, mas não é meramente como sinônimo de fertilidade que ele está usando a expressão, mas como algo comportamental.

O que eu até não acharia tão tosco se em vez desse fraseamento fosse mais preciso e falasse de fatores genéticos ou em graus de impulso sexual e/ou de controle de impulsividade, que isoladamente ou em combinação podem resultar numa "genética" da gravidez na adolescência, mas ao mesmo tempo acho que simplesmente não se pode desprezar a cultura e o desenvolvimento individual, o que parece que ele está mais disposto a fazer, que é praticamente a intenção, se não distorço demais ele diz algo como "costumávamos pensar que era algo cultural, mas isso é/pode ser genético".

É uma falsa dicotomia, não há como falar em seres humanos fora do contexto cultural, e quaisquer que sejam suas tendências genéticas individuais, simplesmente não há como se defender essa programação "robótica" que acaba ficando meio implicitamente sugerida, a cultura e o desenvolvimento/vivência modulam sim. No fim das contas o único jeito não-exagerado seria se dizer que a gravidez na adolescência tem, num "nível estatístico", fatores genéticos, além dos culturais/vivenciais. Ou seja, nada de "genes para gravidez na adolescência" como se fala em genes para cores dos olhos ou mesmo estatura, mas mais algo como que, de N garotas com os genes X, Y e Z, N/A acabam engravidando na adolescência, B a mais do que garotas sem tais alelos que se estima terem tido vivências suficientemente similares.

Eu não sei se isso é só picuinha minha, mas não gosto desse tipo de fraseamento simplista.


Offline Titoff

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 967
  • Sexo: Masculino
Re: Seria gravidez na adolescência um traço genético?
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2011, 17:55:32 »
Neste caso, parece-me que ha muito mais envolvido, culturalmente falando.

Não havia uma pesquisa mostrando que as adolescentes americanas que usavam o "anel da pureza" eram as que mais engravidavam?

Poupar os adolescentes de informações úteis sobre sexo e métodos anticonceptivos, já que "eles não vão transar mesmo e não queremos colocar pensamentos impuros neles", seria um tiro pela culatra.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!