Ola Pessoal,
Acabei de comprar um exemplar da Sciam, que parece estar muito bom. Uma dos artigos fala sobre os efeitos quânticos em objetos macroscópicos.
Cita alguns exemplos de possibilidades (explicações mais plausíveis - li rapidamente) que ocorrem em nível celular. Cita algo sobre fotossíntese, orientação de pássaros migratórios, e fala como isto está criando um novo ramo de conhecimento, a Biologia Quântica (agora acho q o bicho vai pegar

, no bom sentido).
Pensando cá com meus botões, será que estes efeitos estão relacionados com processos de auto-organização, tanto entre células, qto no meio intra-celular.
Sei lá, em uma inteição de leigo, sinais químicos, sozinhos, me parecem "muito lentos" e muito sujeitos à "interferencias" para dar conta do complicado e agitado meio intra\extra celular.
Sei que é grande a chance do que escrevi ser besteira da braba, mas não consegui não enviar

Com relação à massa, tem um artigo que ainda nem li rapidamente, que no final "decreta" que provavelmente Mach e Einstein estão certos e Higgs errado, com relação ao que da massa as coisas.
Abs
Felipe