Tem também o filme sobre o julgamento de um professor de biologia:
Adriano, eu vi o filme algumas vezes! A interpretação de Spencer Tracy como Scopes é memorável.
O Monkey Trial foi o primeiro. Já houve outros após ele.
A diferença é que no Monkey Trial era o evolucionismo que estava sendo julgado. E não permitiram a presença de cientistas para depor a favor. Scopes foi condenado a uma pena pequena mas acabou ganhando pela propaganda feita sobre o assunto.
No Dover Trial, mais recente, os criacionistas é que foram julgados. Em 2004, o Conselho Escolar de Dover ordenou professores de ciências a ler uma declaração para estudantes do ensino médio de biologia, sugerindo que existe uma alternativa à teoria da evolução de Darwin chamado Design Inteligente: a idéia de que a vida é complexa demais para ter evoluído de forma natural e, portanto, deve ter sido projetada por um agente inteligente.
Cientistas testemunharam e os criacionistas perderam.
O Juiz John E. Jones III da Corte Distrital dos EUA escreveu em sua decisão que o DI "não pode dissociar-se da sua origem criacionista e, portanto, religiosa." Logo o
DI não é uma ciência. Como parte da decisão, o juiz Jones ordenou que o conselho escolar de Dover deveria pagar as taxas legais e danos, que acabaram por ser fixado em US $ 1 milhão.
Vejam o filme do julgamento de Dover, é longo (3 horas) mas vale a pena.