Autor Tópico: Cientistas russos preveem encontrar alienígenas até 2031  (Lida 1511 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Cientistas russos preveem encontrar alienígenas até 2031
« Online: 27 de Junho de 2011, 20:02:19 »
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/935476-cientistas-russos-preveem-encontrar-alienigenas-ate-2031.shtml

Cientistas russos esperam que a humanidade encontre civilizações alienígenas dentro das próximas duas décadas, disse hoje um importante astrônomo do país.

"A criação da vida é tão inevitável quanto a formação dos átomos. A vida existe em outros planetas e vamos encontrá-la em até 20 anos", afirmou Andrei Finkelstein, diretor do Instituto de Astronomia Aplicada da Academia Russa de Ciências, citado pela agência Interfax.

Em discurso em um fórum internacional dedicado à busca de vida extraterrestre, Finkelstein declarou que 10% dos planetas conhecidos que orbitam em torno de sóis na galáxia se assemelham à Terra.

Se for possível encontrar água neles, também se poderá encontrar vida, completou o astrônomo, ressaltando que os alienígenas tenderiam a se parecer com os humanos, com dois braços, duas pernas e uma cabeça. "Eles poderiam ter pele de cores diferentes, mas até nós somos assim."

O instituto comandado por Finkelstein mantém um programa lançado na década de 1960, no auge da corrida espacial durante a Guerra Fria, para monitorar e difundir sinais de rádio no espaço.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Cientistas russos preveem encontrar alienígenas até 2031
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2011, 21:24:13 »
Encontrar vida em outros planetas?

Certo. Onde?

No sistema solar? Talvez em algum satélite natural como Titã, Ganimedes ou Europa. Nos demais corpos eu tenho sérias dúvidas.

Fora do sistema solar? Não acho que teremos condições de fazer uma busca in loco com alguma sonda nos próximos 20 anos.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2011, 22:30:47 »
Vida até vai, mas civilizações, eu acho difícil.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2011, 22:32:09 »
Vida até vai, mas civilizações, eu acho difícil.

Eu duvido que sequer achem vida nos próximos 20 anos.
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2011, 22:42:04 »
Algo me diz que a reportagem distorceu seriamente a opinião do entrevistado. Não estou querendo justificar ninguém, mas o título já trouxe aquela ideia de repórter sensacionalista, ainda mais por interpretar literalmente os "próximos 20 anos." A frase "Se for possível encontrar água neles, também se poderá encontrar vida" também não pode ter sido proferida dessa maneira da boca de um cientista que se envolve com o tema há tanto tempo.

Enfim, sinto cheiro de distorção sensacionalista jornalística.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2011, 22:49:59 »
Algo me diz que a reportagem distorceu seriamente a opinião do entrevistado. Não estou querendo justificar ninguém, mas o título já trouxe aquela ideia de repórter sensacionalista, ainda mais por interpretar literalmente os "próximos 20 anos." A frase "Se for possível encontrar água neles, também se poderá encontrar vida" também não pode ter sido proferida dessa maneira da boca de um cientista que se envolve com o tema há tanto tempo.

Enfim, sinto cheiro de distorção sensacionalista jornalística.
O que só reforça a idéia que já é difícil achar vida inteligente neste planeta, quanto mais em outros...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2011, 23:38:43 »

Certo. Onde?

No sistema solar? Talvez em algum satélite natural como Titã, Ganimedes ou Europa. Nos demais corpos eu tenho sérias dúvidas.

Fora do sistema solar? Não acho que teremos condições de fazer uma busca in loco com alguma sonda nos próximos 20 anos.
Já li num sei onde que se for descoberto oxigênio (O2) em concentrações significativamente alta em qualquer espectro de luz que passar por algum planeta, então é prova de vida, pois o O2 é muito reativo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2011, 08:45:07 »

Certo. Onde?

Já li num sei onde que se for descoberto oxigênio (O2) em concentrações significativamente alta em qualquer espectro de luz que passar por algum planeta, então é prova de vida, pois o O2 é muito reativo.

Bem, eu não conheço qual é a concentração de O2 que seria uma evidência de vida mas não é demais lembrar que O2 livre pode vir de processos não-biológicos, como ocorreu nos primórdios da Terra.
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2011, 11:06:33 »
Cientistas russos esperam que a humanidade encontre civilizações alienígenas dentro das próximas duas décadas, disse hoje um importante astrônomo do país.
[...]

Por que não duas décadas e meia? Ou duas décadas 33 e 1/3? Ou quem sabe, podemos aplicar a Regressão Linear para uma melhor previsão deste encontro, calculando-se até o índice de Sazonalidade e Tendências...

Bah... Me poupe.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2011, 11:34:24 »
A questão é: ele se baseia em que para fazer tais previsões com datas tão precisas? Se for só em achismo e fé, ta mau. Eu também imagino que iremos encontrar organismo vivos fora da Terra um dia, mas não sei exatamente quando vai ser este dia.

Números, estatísticas, dados tabuláveis... ajudariam muito.
« Última modificação: 28 de Junho de 2011, 11:38:14 por ByteCode »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2011, 11:45:40 »
A questão é: ele se baseia em que para fazer tais previsões com datas tão precisas? Se for só em achismo e fé, ta mau. Eu também imagino que iremos encontrar organismo vivos fora da Terra um dia, mas não sei exatamente quando vai ser este dia.

Números, estatísticas, dados tabuláveis... ajudariam muito.

Exatamente.

Penso que normalmente, este tipo de notícia é tão pouco científica que desanima.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2011, 17:12:21 »
Bem, eu não conheço qual é a concentração de O2 que seria uma evidência de vida mas não é demais lembrar que O2 livre pode vir de processos não-biológicos, como ocorreu nos primórdios da Terra.
Geo (ou alguém que possa saber),
vc sabe se há processos geológicos ou atmosféricos conhecidos na Terra atual, primordial, ou até em outros planetas, que possa produzir O2 em quantidade planetariamente relevante e por períodos geológicos tb relevantes?

Eu lembro vagamente que li que não, mas não procurei maiores informações.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2011, 17:14:32 »
O Olavo de Carvalho vem avisando sobre estratégia globalista há tempos.

Quem é Olavo de Carvalho? :hehe:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2011, 17:29:24 »
Titã, Ganimedes ou Europa. Nos demais corpos eu tenho sérias dúvidas.

Eu não descartaria Marte. Aliás, depois de Europa acho que é o principal candidato.

Offline Tarumin

• Nível 00
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Junho de 2011, 20:30:13 »
Bom, quem viver até lá verá.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Junho de 2011, 20:53:09 »
Achei um link falando do critério de espectro de oxigênio, na verdade ozônio, como um biomarker para procura SETI.
http://www.schoolsobservatory.org.uk/astro/stars/locatelife
Tem até um espectro comparativo da Terra, Marte e Venus.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Junho de 2011, 20:59:25 »
Geo (ou alguém que possa saber),
vc sabe se há processos geológicos ou atmosféricos conhecidos na Terra atual, primordial, ou até em outros planetas, que possa produzir O2 em quantidade planetariamente relevante e por períodos geológicos tb relevantes?

Voce quer dizer O2 sob a forma de gás livre e no volume da atual atmosfera terrestre?

Não, eu só conheço a teoria de que foram os organismos fotossintetizadores os responsáveis. O vulcanismo libera O2, mas em volume muito menor do que outros gases, embora a água liberada por eles seja em um volume expressivo.
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Junho de 2011, 21:14:13 »
O2 gás na atmosfera.
Como aqui na Terra o oxigenio atmosférico só existe pq é produzido em quantidade por organismos vivos, se encontrado em outro planeta é um indício forte de que possa haver vida lá. Com a observação astronômica ficando cada vez mais poderosa, talvez possamos observar espectros de planetas de outras estrelas (se tiver algum astrônomo ou astrofisico por aqui que me corrija), e aí a procura por vida análoga a da Terra vai ser algo acessível tecnologicamente.
Do pouco que li como amador sobre as teorias de formação planetárias, a composição dos planetas deve ser semelhante em qualquer lugar, logo o que observamos no sistema solar é que O2, ou O3, atmosféricos é realmente indício de vida.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Junho de 2011, 00:25:40 »
Também acho que essa matéria é fruto de distorções jornalísticas sensacionalistas deturpando o que os cientistas realmente afirmaram.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!