Autor Tópico: Africa: O islã e conferência de berlim  (Lida 2176 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Africa: O islã e conferência de berlim
« Online: 28 de Junho de 2011, 00:12:07 »
Minha primeira dúvida é: Por que a parte norte da África é branca? Eu notei que coincidentemente, essa parte "branca" está nos países onde o islã expandiu*. E também li uma vez que no período de tráfico de escravos, a jihad ajudou a aumentar o número de escravos.  :umm:

E a conferência de Berlim? ajudou a aumentar as guerras etnicas como? Como pegar tribos inimigas e juntar? Não é a mesma coisa que "recortar" e "colar"... é dificil.

*Uma palavra bonita que significa que o Islã invadiu esses países no tal jihad.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re: Africa: O islã e conferência de berlim
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2011, 10:11:39 »
Os povos mediterrânicos têm a mesma origem branca. Os antigos habitantes das zonas costeiras mediterrânicas não eram negros. Estes têm as suas raízes mais junto ao Lago Vitória e sul do atual Sudão, segundo julgo. 
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2011, 16:34:33 »
Creio que o norte da África se tornou predominante branco com as invasões bárbaras, embora os berberes e cartaginêses fossem, em sua grande maioria, brancos.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2011, 17:04:28 »
Creio que o norte da África se tornou predominante branco com as invasões bárbaras, embora os berberes e cartaginêses fossem, em sua grande maioria, brancos.

Antes da invasão da Europa  pelos povos indo-europeus (c. 2000 a.C.), portanto antes dos celtas, toda a costa do Mediterrâneo era habitada pelos chamados povos mediterrânicos que simplesmente derivavam do homem pré-histórico.
Esses povos mediterrânicos eram brancos e os berberes derivam diretamente desses primitivos mediterrânicos. Já os cartagineses derivavam de povos semitas também brancos.
A entrada de romanos e de germanos no norte de África também significou mais brancos..., mas a raiz local já era branca. Também os egípcios hamitas eram essencialmente brancos com origem nos tais antigos povos mediterrânicos. Sem precisão absoluta, julgo que será mais ou menos assim...   
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2011, 14:04:53 »
O Islã também chegou a países africanos de maioria negra, como Nigéria, Sudão, Etiópia e Somália, por exemplo.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2011, 23:55:41 »
O norte da África é meio Árabe. Eu pesquisei sobre impérios árabes, e islâmicos. E o norte da África teve muito desses impérios.

O Islã também chegou a países africanos de maioria negra, como Nigéria, Sudão, Etiópia e Somália, por exemplo.
Coincidentemente regiões onde teve um grande número de negros sendo vendidos como escravos. Na verdade não falam muito do impacto do Islã na África (gente muito pobre, sem educação com uma religião tão rígida... não é uma combinação muito boa). :? 

Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2011, 06:19:01 »
A raiz dos brancos no Magreb e Egito é muito mais antiga do que as invasões árabes ou sequer que a entrada de quaisquer outros semitas... Já bem antes de 2000 a.C. (invasões arianas) os povos de toda a costa do Mediterrâneo eram predominantemente brancos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2011, 06:35:12 »
Coincidentemente regiões onde teve um grande número de negros sendo vendidos como escravos. Na verdade não falam muito do impacto do Islã na África (gente muito pobre, sem educação com uma religião tão rígida... não é uma combinação muito boa). :? 

Eu tenho conhecimento de tráfico negreiro na Nigéria, quanto aos outros países eu não sei. Até duvido, por eles se localizarem na costa do Oceano Índico, por que buscar escravos lá quando tem portos mais próximos da América? Inclusive a Etiópia nunca foi colonizada por potências europeias, era a única nação independente da África.

Sobre o impacto da religião islâmica na África, em todos esses países que eu citei o islã divide espaço com o cristianismo e eu tenho notícias de violência religiosa na Nigéria. No Sudão a violência me parece ter razões mais étnicas. Mas na Somália existem milícias extremistas que aplicam a lei islâmica aos territórios que controlam e como você pode imaginar eles não são nem um pouco civilizados. Tivemos o caso da professora britânica que foi presa no Sudão também por deixar seus alunos chamarem um urso de pelúcia de Maomé.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2011, 20:01:59 »
Os numidas eram brancos tambem

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2011, 21:01:39 »
Eles não são berberes?
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2011, 08:10:58 »
Eles não são berberes?
Sim.

Inclusive a Etiópia nunca foi colonizada por potências europeias, era a única nação independente da África.

Na realidade dependeu da ajuda militar europeia (portuguesa - expedição de Cristovão da Gama) para não ser ocupada pelos somalis islamitas apoiados por forças de  turcos otomanos, que usavam artilharia e outras armas de fogo para dizimar os abexins que não dispunham desse armamento. Ainda hoje existem ruínas de instalações portuguesas na Etiópia.
« Última modificação: 01 de Julho de 2011, 08:30:34 por Sérgio Sodré »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2011, 17:17:54 »
Obrigado pelo esclarecimento, Sodré, mas a Somália nunca chegou a ser de fato uma colônia portuguesa, não é? Tanto que o idioma não chegou lá.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2011, 18:29:45 »
A Somália nunca foi uma colónia portuguesa... nem a Etiópia o foi, mas apenas um país independente aliado.

Aliás, os portugueses não criaram colónias mas apenas pequenas posições com fortalezas para defesa das linhas de comércio marítimo e de apoio às armadas. Em volta dessas fortaleza criaram-se pequenas comunidades de descendentes de portugueses cruzados com os locais e pouco mais houve. Apenas Goa teve uma dimensão de colónia bem pequena. Tirando o Brasil, os portugueses apenas agiram como conquistadores territoriais na ilha do Ceilão, que, por pouco tempo, foi subjugada. Ora Ceilão (Sri Lanka) é relativamente pequeno. Mesmo aí não se tentou uma colonização com povoamento europeu, mas apenas domínio político de toda a ilha.

Apenas após a secessão do Brasil é que veio a ação colonizadora em Angola, Moçambique, Guiné, Timor-Leste..., mas isso é já sec. XIX e deriva do jogo de ocupação imposto pela conferência de Berlim. É verdade que Luanda é mais antiga que Nova Iorque, mas durante séculos não se procurou colonizar o interior angolano...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2011, 18:33:15 »
Desculpe, troquei Somália com Etiópia :vergonha:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Julho de 2011, 15:49:01 »
Desculpe, troquei Somália com Etiópia :vergonha:

Os portugueses achavam que na Etiópia vivia o Prestes João, que iria ajudá-los na cruzada contra os muçulmanos da Ibéria.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #15 Online: 02 de Julho de 2011, 19:52:00 »
Por falar em Etiopia , a tal rainha de sabá existiu?

Os judeus etiopes se consideram descendentes dela

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Julho de 2011, 22:42:51 »
Aí há duas coisas a se considerar: primeiro é que não é uma personagem com comprovação histórica independente e mesmo que assim o fosse, existe uma grande possibilidade que ela fosse iemita. Em segundo lugar, houve sim uma comprovação da ligação dos etíopes com tribos judias através da análise de DNA.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Julho de 2011, 11:19:00 »
Israel aceitou os etíopes como "legítimos judeus" para melhorar sua imagem perante a comunidade internacional.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Julho de 2011, 14:16:51 »
qual a sua fonte em relação a isso?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Julho de 2011, 15:37:57 »
Israel aceitou os etíopes como "legítimos judeus" para melhorar sua imagem perante a comunidade internacional.

É sobre aquele caso de negros que foram aceitos como judeus?
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Julho de 2011, 16:48:36 »

Achismo.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Julho de 2011, 16:50:05 »

Sim. Segundo o Israel post, só 40% da população israelense considera os etíopes como legítimos judeus.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Julho de 2011, 16:53:46 »
Achismo.

"Avaliação pessoal" soa melhor. :lol:
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Julho de 2011, 17:13:54 »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Julho de 2011, 17:20:16 »

Sim. Segundo o Israel post, só 40% da população israelense considera os etíopes como legítimos judeus.

o restante não aceita por se tratar de um grupo diferente da média local. Mas tanto o estado quanto lideranças religiosas aceitaram os etíopes, com base em estudos científicos

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!