Autor Tópico: Inteligência = Sabedoria ?  (Lida 690 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Inteligência = Sabedoria ?
« Online: 30 de Junho de 2011, 19:08:18 »
Em minha opinião,inteligência é um termo mais técnico,refere-se à carga didática(graduação,mestrados,doutorados...e por aí vai) que o ser humano adquire durante sua existência,já sabedoria refere-se a como se usa o conhecimento adquirido.Por exemplo,se um indivíduo usa o conhecimento acadêmico para fabricar armas químicas e outras de destruição em massa,ele está sendo sábio ? Pra mim,uma pessoa é sábia quando usa seu(s) conhecimento(s) para fazer o bem às pessoas e para a construção de uma sociedade mais evoluída culturalmente.Estou certo ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Inteligência = Sabedoria ?
« Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2011, 19:14:37 »
Na filosofia grega se usava o termo sabedoria para indicar um conhecimento sobre como viver uma vida boa, com serenidade, equilíbrio e orientada pela razão, em vez de por paixões irracionais e vícios. É essa a "sofia" do "filosofia", o amor à sabedoria, era a arte de viver. Hoje a filosofia ocidental meio que abandonou esse tema, mas a oriental, muito graças à influência do budismo, produziu muita coisa a respeito. Eu diria que o budismo é uma filosofia no mais grego dos sentidos.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2011, 19:30:17 »
Não, armas de destruição em massa mais salvaram vidas que destruiram. Acho que isso já se encaixaria como "bem" mesmo na sua visão. Para mim está claro que você associa a idéia de sabedoria à uma superioridade filosófica (acho que da para entender essa idéia), o que não faz sentido algum para mim.

Enfim, gosto das seguintes definições:
Inteligencia é a capacidade de adquirir conhecimentos verdadeiros.
Sabedoria é a capacidade de discernir coisas verdadeiras de coisas falsas.

Nessa perspectiva, a inteligencia deriva da sabedoria.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2011, 21:24:54 »
Em minha opinião,inteligência é um termo mais técnico,refere-se à carga didática(graduação,mestrados,doutorados...e por aí vai) que o ser humano adquire durante sua existência,já sabedoria refere-se a como se usa o conhecimento adquirido.Por exemplo,se um indivíduo usa o conhecimento acadêmico para fabricar armas químicas e outras de destruição em massa,ele está sendo sábio ? Pra mim,uma pessoa é sábia quando usa seu(s) conhecimento(s) para fazer o bem às pessoas e para a construção de uma sociedade mais evoluída culturalmente.Estou certo ?
Aí não seria conhecimento, inteligência e sabedoria?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2011, 17:50:16 »
Inteligência é pra magos e sabedoria é pra clérigos.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2011, 18:03:14 »
Inteligência é a capacidade de se abstrair idéias de um monte de informações. Sabedoria é saber quando e como aplicar estas idéias no nosso cotidiano.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2011, 13:09:00 »
Simplificando : inteligência é saber resolver problemas(sociais, tecnologicos, logicos, políticos, sexuais :oba:, etc, etc...); sabedoria é como utilzamos nossa inteligência e os frutos dela....e tb saber a hora de dizer um foda-se.......essa é a sabedoria última!!!!
« Última modificação: 05 de Julho de 2011, 13:24:09 por Feliperj »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!