Autor Tópico: Concurso de Miss EUA pergunta: "deve-se ensinar sobre evolução nas escolas?"  (Lida 4179 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Vídeo real:

<a href="http://www.youtube.com/v/UkBmhM0R2A0&amp;feature=player_embedded" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/UkBmhM0R2A0&amp;feature=player_embedded</a>

Paródia:

<a href="http://www.youtube.com/v/9QBv2CFTSWU&amp;feature=player_embedded" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/9QBv2CFTSWU&amp;feature=player_embedded</a>

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Concurso de Miss EUA pergunta: "deve-se ensinar sobre evolução nas escolas?"
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2011, 23:06:05 »
Mesmo com a paródia do segundo vídeo, é interessante que a maioria esmagadora delas não se opôe oficialmente à idéia de se ensinar.

E aparentemente, a preocupação maior é com o que as crianças aprendem em casa e não na escola. Elas ainda não enxergam evolução como uma matéria "normal", mas como algo que deveria ser ensinado em casa de acordo com a cultura de cada família. Pra elas ainda não está no patamar de um fato e sim de uma opinião.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Concurso de Miss EUA pergunta: "deve-se ensinar sobre evolução nas escolas?"
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2011, 23:10:49 »
Pra elas ainda não está no patamar de um fato e sim de uma opinião.

Esta é uma das "ferramentas" que os criacionistas usam: Doutrinar que a evolução é uma "opção de crença" e não um conhecimento científico sedimentado.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2011, 23:24:13 »

Esta é uma das "ferramentas" que os criacionistas usam: Doutrinar que a evolução é uma "opção de crença" e não um conhecimento científico sedimentado.
Mas aí que tá. Como evolução é ensinada por lá? Aqui quando cursei o ensino fundamental, evolução foi ensinada na aula de Biologia, da forma mais natural possível, com a professora passando "A Guerra do Fogo" e explicando como evolução agiu até que os Homo Sapiens chegassem ao que são e com aulas sobre fósseis, seres unicelulares passando pra mais complexos, etc. Não havia nenhuma menção à religião.

Então me pergunto se por lá a forma de ensinar pode ser mais agressiva e insista em bater de frente com crenças pessoais.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2011, 23:38:16 »

Mas aí que tá. Como evolução é ensinada por lá? Aqui quando cursei o ensino fundamental, evolução foi ensinada na aula de Biologia, da forma mais natural possível, com a professora passando "A Guerra do Fogo" e explicando como evolução agiu até que os Homo Sapiens chegassem ao que são e com aulas sobre fósseis, seres unicelulares passando pra mais complexos, etc. Não havia nenhuma menção à religião.

Então me pergunto se por lá a forma de ensinar pode ser mais agressiva e insista em bater de frente com crenças pessoais.

Eu acho que há vários motivos para isto.

Primeiro. O regime federativo faz com que os estadunidenses sejam muito mais avessos a um poder central que determine o que a eles deve ser ensinado.

Segundo. A maioria dos estadunidenses é cristã protestante, em particular nos estados sulistas, e muitos desta vertente cristã creem que o homem foi criado por Javé, principalmente os pentecostais.

Terceiro. O nível cultural do estadunidense médio é menor do que a maioria dos países mais avançados e que se soma à uma forte cultura de litígio e à forte influência religiosa familiar.
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2011, 14:13:05 »
Terceiro. O nível cultural do estadunidense médio é menor do que a maioria dos países mais avançados e que se soma à uma forte cultura de litígio e à forte influência religiosa familiar.
Geo,
vc quer dizer litígio específico secular religioso? Ou mais amplo, na sociedade em geral?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2011, 15:36:50 »
Geo,
vc quer dizer litígio específico secular religioso? Ou mais amplo, na sociedade em geral?

Mais amplo, na sociedade como um todo.
Foto USGS

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2011, 00:26:40 »
Lembrar tambem que é muito comum nos EUA o ensino em casa, os próprios pais se encarregam da educação dos filhos, que (dependendo do estado, não sei se isso ocorre em todos) não são obrigados a frequentar o colégio.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2011, 11:14:33 »
É generelisado entre a população que a teoria da evolução é uma "teoria", não é um fato, que tem muitas lacunas, que não é bem explicado, etc. Isso entre a população relativamente jovem, com menos de 40 anos. Quem tem mais que isso, provavelmente não estudou isso na escola e tem uma ou outra informação que escutou ao longo da vida. Para estes então, a evolução é algo distante, que nem sabem direito o que significa.

É bem preocupante. Mesmo entre pessoas de curso superior, até áreas exatas como engenharia, as pessoas acham que a TE é só uma teoria inacabada e inconclusa.

No fundo, do que eu sei, a maioria acha que a evolução operou-se pelas mãos de deus, é algo como a teoria do design inteligente, embora nem conheçam esta expressão. Algo tão complexo e belo não surge do nada e aleatoriamente, somente sendo possível a criação por meio de alguem que tenha projetado tudo, no caso deus. Isso é o que mais se vê em quem tem algum conhecimento da evolução.

Os carolas bíblicos e literalistas são minoria. Mesmo entre evangélicos, apenas uma parte acredita que o mundo tem 6.000 anos. A maioria tem noção de que a Terra é muito mais velha e muitos afirmam que o tempo contado na bíblia era contado de forma diferente, numa espécie de gambiarra interpretativa.

No fundo também, a evolução é irrelevante para a esmagodora maioria das pessoas. Ninguém se importa se ela ocorreu ou não. Os evangélicos, inclusive, nem focam a pregação no velho testemento e centralizam tudo em Jesus e no Novo Testamento. A gente se importa em razão da nossa cultura voltada a ciência, mas para a maioria das pessoas isso é um assunto trivial e sem importância.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline romeu7

• Nível 02
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2011, 13:21:44 »
Embora o video seja de certa forma chocante, vale lembrar que a pergunta é uma fase de uma competicao e que certamente a maioria ficou em cima do muro (as duas teorias devem ser ensinadas, bla bla bla) pra nao perderem votos.
O mais chocante pra mim foi o q fato de q algumas pareciam nem entender direito a pergunta...rs...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2011, 18:24:22 »
Embora o video seja de certa forma chocante, vale lembrar que a pergunta é uma fase de uma competicao e que certamente a maioria ficou em cima do muro (as duas teorias devem ser ensinadas, bla bla bla) pra nao perderem votos.
O mais chocante pra mim foi o q fato de q algumas pareciam nem entender direito a pergunta...rs...
Seria interessante propor as duas teorias e suas respectivas justificativas, não de modo didatista mas para demonstrar as abordagens que levam seus adeptos a tornarem-nas suas convicções. E depois de amplo debate, só daí proceder didaticamente pelo que pressupõe o objetivo da formação na escola.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
« Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2011, 18:53:08 »
É engraçado o fato de algumas das pessoas mais inteligentes do mundo serem americanas ou residirem nos EUA, em contrapartida, algumas das mais ignorantes também são de lá ou então moram lá. Vemos vários centros de pesquisas importantes lá, e em contrapartida temos o Discovery Institute, o Answers in Genesis, entre outros.  :biglol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2011, 19:16:11 »
Seria interessante propor as duas teorias e suas respectivas justificativas, não de modo didatista mas para demonstrar as abordagens que levam seus adeptos a tornarem-nas suas convicções. E depois de amplo debate, só daí proceder didaticamente pelo que pressupõe o objetivo da formação na escola.

Acho que não entendi direito sergiomgbr. Voce está propondo que o criacionismo seja "ensinado" junto com a TE nas escolas?

Se for isto a resposta somente pode ser "Não"!

E o motivo é simples: O criacionismo não é ciência.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2011, 19:18:39 »
É engraçado o fato de algumas das pessoas mais inteligentes do mundo serem americanas ou residirem nos EUA, em contrapartida, algumas das mais ignorantes também são de lá ou então moram lá. Vemos vários centros de pesquisas importantes lá, e em contrapartida temos o Discovery Institute, o Answers in Genesis, entre outros.  :biglol:

A pseudociência criacionista ensinada em suas instituições sem credibilidade jamais chegará à "ponta de unha encravada do dedo mindinho do pé-torto" de uma universidade estadunidense mediana, quanto mais de uma Stanford, Harvard, Princeton ou Yale.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #15 Online: 28 de Agosto de 2011, 19:22:10 »

Acho que não entendi direito sergiomgbr. Voce está propondo que o criacionismo seja "ensinado" junto com a TE nas escolas?

O que vejo como útil, Geotecton, é que se evidencie a moeda e não somente uma de suas faces.

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
« Resposta #16 Online: 28 de Agosto de 2011, 19:26:06 »

A pseudociência criacionista ensinada em suas instituições sem credibilidade jamais chegará à "ponta de unha encravada do dedo mindinho do pé-torto" de uma universidade estadunidense mediana, quanto mais de uma Stanford, Harvard, Princeton ou Yale.
Fato!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Agosto de 2011, 19:31:42 »

O que vejo como útil, Geotecton, é que se evidencie a moeda e não somente uma de suas faces.

Eu entendo que as pessoas tenham o direito de expressar as suas crenças, mas a Ciência não se baseia nelas. Ainda que um dado conhecimento possa ser transitório ele está no corpus científico porque foi obtido por uma metodologia também científica. E isto não ocorre com o criacionismo, seja qual for a sua variante.

E o maior objetivo imediato dos criacionistas é justamente o de conseguirem que o criacionismo seja equiparado ao mesmo status da Teoria da Evolução, o que é impossível, a menos que se jogue no lixo toda a base epistemológica construída nos últimos 600 anos.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #18 Online: 28 de Agosto de 2011, 19:36:08 »
Quando aprendi na escola uma versão sobre a guerra do Paraguai, recebí uma versão dos fatos que se mostrou não ser a única. Tive uma imagem de"doutrinação" da escola. Se quer mesmo saber, é algo mesmo como sofrer uma circuncisão sem ter sido consultado!
« Última modificação: 28 de Agosto de 2011, 19:41:34 por sergiomgbr »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Agosto de 2011, 19:50:16 »
Quando aprendi na escola uma versão sobre a guerra do Paraguai, recebí uma versão dos fatos que se mostrou não ser a única. Tive uma imagem de"doutrinação" da escola. Se quer mesmo saber, é algo mesmo como sofrer uma circuncisão sem ter sido consultado!

Entendo.

No entanto são coisas distintas. A História é muito mais vulnerável ao subjetivismo e ao ideologismo do que a Ciência.

O caso da Guerra do Paraguai já foi contado em duas versões completamente distintas e realmente não me surpreende se houver a recorrência de uma versão em detrimento de outra conforme for a ideologia que estiver de plantão.

Mas o criacionismo é em grande medida não-científico e o criacionismo "terra jovem" é simplesmente anti-ciência.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 28 de Agosto de 2011, 20:17:39 »

Entendo.

No entanto são coisas distintas. A História é muito mais vulnerável ao subjetivismo e ao ideologismo do que a Ciência.

O caso da Guerra do Paraguai já foi contado em duas versões completamente distintas e realmente não me surpreende se houver a recorrência de uma versão em detrimento de outra conforme for a ideologia que estiver de plantão.

Mas o criacionismo é em grande medida não-científico e o criacionismo "terra jovem" é simplesmente anti-ciência.
Geotecton, Não se trata nem de longe de indeferir a ciência mas, mais do que mantê-la no âmbito estritamente das exatas, abranger esta ao âmbito sociológico em que se poderia por exemplo considerar como conhecimento útil a compreensão da abordagem criacionista da evolução.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #21 Online: 28 de Agosto de 2011, 20:26:45 »
Se for assim, você é a favor de ensinar o mito da criação de TODAS as religiões existentes e que já existiram, sergio? Porque todas elas tem pelo menos uma coisa em comum: fazem alegações fantásticas, não apresentam evidências de porra nenhuma e vão contra incontáveis ramos bem definidos da ciência.

Porque não ensinar sobre papai noel nas escolas?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #22 Online: 28 de Agosto de 2011, 22:12:31 »
Se for assim, você é a favor de ensinar o mito da criação de TODAS as religiões existentes e que já existiram, sergio? Porque todas elas tem pelo menos uma coisa em comum: fazem alegações fantásticas, não apresentam evidências de porra nenhuma e vão contra incontáveis ramos bem definidos da ciência.

Porque não ensinar sobre papai noel nas escolas?
Seria mais ser a favor da abrangência da informação tanto quanto possível e principalmente quando gera polêmica. Sobre Papai Noel inclusive. Será que uma figura tão evidente na  sociedade, já não terá um capítulo à parte para si, mesmo na pré-escola?
« Última modificação: 28 de Agosto de 2011, 22:15:17 por sergiomgbr »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #23 Online: 28 de Agosto de 2011, 22:59:18 »
Bom, é coerente, mas já que seriam apresentados todos os mitos de criação, e fosse deixado claro que são apenas isso, mitos, não seria apenas cultura inútil? Com certeza existem coisas mais importantes para serem ensinadas, não?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 28 de Agosto de 2011, 23:08:19 »
Bom, é coerente, mas já que seriam apresentados todos os mitos de criação, e fosse deixado claro que são apenas isso, mitos, não seria apenas cultura inútil? Com certeza existem coisas mais importantes para serem ensinadas, não?
O que existem são informações. Traduzindo, determinar a importância de uma informação a priori é censura, ou no mínimo doutrinação. Qual é a extensão do mito? Qual a sua relevância para o conhecimento? Sem escuridão é possível se perceber a luz? etc. e etc.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!