É generelisado entre a população que a teoria da evolução é uma "teoria", não é um fato, que tem muitas lacunas, que não é bem explicado, etc. Isso entre a população relativamente jovem, com menos de 40 anos. Quem tem mais que isso, provavelmente não estudou isso na escola e tem uma ou outra informação que escutou ao longo da vida. Para estes então, a evolução é algo distante, que nem sabem direito o que significa.
É bem preocupante. Mesmo entre pessoas de curso superior, até áreas exatas como engenharia, as pessoas acham que a TE é só uma teoria inacabada e inconclusa.
No fundo, do que eu sei, a maioria acha que a evolução operou-se pelas mãos de deus, é algo como a teoria do design inteligente, embora nem conheçam esta expressão. Algo tão complexo e belo não surge do nada e aleatoriamente, somente sendo possível a criação por meio de alguem que tenha projetado tudo, no caso deus. Isso é o que mais se vê em quem tem algum conhecimento da evolução.
Os carolas bíblicos e literalistas são minoria. Mesmo entre evangélicos, apenas uma parte acredita que o mundo tem 6.000 anos. A maioria tem noção de que a Terra é muito mais velha e muitos afirmam que o tempo contado na bíblia era contado de forma diferente, numa espécie de gambiarra interpretativa.
No fundo também, a evolução é irrelevante para a esmagodora maioria das pessoas. Ninguém se importa se ela ocorreu ou não. Os evangélicos, inclusive, nem focam a pregação no velho testemento e centralizam tudo em Jesus e no Novo Testamento. A gente se importa em razão da nossa cultura voltada a ciência, mas para a maioria das pessoas isso é um assunto trivial e sem importância.