Muitos religiosos usam essa teoria de que a homossexualidade é uma escolha para poderem qualificá-la como "safadeza", "imoralidade" e afirmarem que é possível curar esse "vício". Também não entra na cabeça deles que Deus, condenando a homossexualidade, criasse pessoas assim de nascença; por isso a insistência de alguns setores em dizer que é uma escolha.
Não entendo, porém, esse argumento naturalista. Tudo indica que as pessoas não escolhem ser homossexuais mesmo, mas, ainda que escolhessem, que mal haveria?
Pois é... tanto faz: a única coisa que importa mesmo é que o corpo do homossexual é dele e que o que ou com quem ele faz "indecências" não necessariamente me atinge (vai atingir se for por exemplo um padre homossexual e estuprador, mas aí o problema não vai ser o sacerdócio e
muito menos ainda a homossexualidade, mas o estupro, que poderia partir de um ateu hétero e continuaria sendo o problema).
Eu particularmente suponho que todas as explicações para a homossexualidade sejam válidas e concorrentes: quer dizer, acho possível que um viado tenha nascido bicha e que outro gay só tenha se tornado biba depois de ter sido currado pela madrasta e que um terceiro tenha aderido a moda baitola depois de se converter a uma religião que trata o homossexualismo como uma espécie de vocação espiritual enquanto sua vizinha sapata só virou bissexual praticante depois de ser rejeitada em sucessivas tentativas amorosas heterossexuais e receber uma cantada de uma colega e pensar "tô na seca mesmo, vai é velcro que é melhor que dedo".
Independente da "explicação" que se queira ou que se deva dar: o homossexualismo do outro deve merecer de mim o mesmo tratamento que a preferência por sorvete de passas ao rum do outro.
Edit: quotei errado