Autor Tópico: Vaticano convidará não religiosos a encontro pela paz  (Lida 2626 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Vaticano convidará não religiosos a encontro pela paz
« Resposta #25 Online: 07 de Julho de 2011, 20:07:49 »
É obrigação se ajoelhar? Do tipo que tem punição, se você não fizer? Porque, se for só costume, eu não me ajoelharia nem se me encontrasse. Quando vou pra Argentina, eu não fico cumprimentando todo mundo com beijinho, só porque é costume. Agora, se fosse algum tipo de lei, eu respeitaria na boa e agiria de acordo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 07 de Julho de 2011, 20:17:00 »
Curiosidade: alguém aqui faz o sinal da cruz quando entra em uma igreja?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 07 de Julho de 2011, 20:18:34 »
Só religiosos, tenho certeza. Meu pai, por exemplo, faz o sinal até quando passa na frente.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #28 Online: 07 de Julho de 2011, 20:19:15 »
É obrigação se ajoelhar? Do tipo que tem punição, se você não fizer? Porque, se for só costume, eu não me ajoelharia nem se me encontrasse. Quando vou pra Argentina, eu não fico cumprimentando todo mundo com beijinho, só porque é costume. Agora, se fosse algum tipo de lei, eu respeitaria na boa e agiria de acordo.
Obrigação legal não é, mas do mesmo modo não é ilegal cuspir no chão da sua casa ou arrotar depois de jantar, eu deveria fazer isso quando fosse visita-lo?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 09 de Julho de 2011, 13:37:09 »

:hein:
Foto USGS

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Julho de 2011, 14:15:24 »

MUITO TEMPO que não entro numa...nem sei responder sua pergunta !
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Julho de 2011, 15:41:31 »
Obrigação legal não é, mas do mesmo modo não é ilegal cuspir no chão da sua casa ou arrotar depois de jantar, eu deveria fazer isso quando fosse visita-lo?

É como eu falei: quando estou na Argentina, eu não viro beijoqueiro só porque é costume local. Se, ao invés de eu me ajoelhar, eu estender a mão para um aperto, e isso for considerado uma falta de educação igual a cuspir no chão na casa de alguém, paciência. Não tenho culpa se o cara sofre de complexo de superioridade.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Julho de 2011, 18:21:17 »

É como eu falei: quando estou na Argentina, eu não viro beijoqueiro só porque é costume local. Se, ao invés de eu me ajoelhar, eu estender a mão para um aperto, e isso for considerado uma falta de educação igual a cuspir no chão na casa de alguém, paciência. Não tenho culpa se o cara sofre de complexo de superioridade.

Dependendo da situação pode ser tradição ou protocolo. E cada uma diz muito do histórico do contexto.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 09 de Julho de 2011, 18:35:22 »

É a mesma lógica do sinal de respeito num ambiente em que você é um convidado.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Julho de 2011, 18:40:34 »

É a mesma lógica do sinal de respeito num ambiente em que você é um convidado.

O sinal da cruz é praticado por algumas correntes cristãs, como os católicos, por exemplo. Mas outras não fazem isto, como os batistas.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Julho de 2011, 18:50:02 »
Tá. Se você é convidado a comparecer a um evento em uma igreja católica, como um casamento, por exemplo, e aceita, a boa educação pede para você fazer o sinal da cruz ao entrar?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 09 de Julho de 2011, 18:55:41 »
Tá. Se você é convidado a comparecer a um evento em uma igreja católica, como um casamento, por exemplo, e aceita, a boa educação pede para você fazer o sinal da cruz ao entrar?

Eu não entendo como necessário. Eu fui católico por cerca de 22 anos e em muito poucas oportunidades eu vi alguém fazendo comentários maldosos por causa de pessoas não-católicas que não fizeram o sinal da cruz em casamentos, por exemplo. E com os padres que conversei, nenhum deles me disse que era uma "obrigação" para os não-católicos.
Foto USGS

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Julho de 2011, 20:21:50 »
Não acho que seja "questão de educação" ou de "respeito aos costumes". Parece-me de deferência pra com autoridade.

Aí, se é uma autoridade que você acha ilegítima e não reconhece, vai beijar a mão pra quê?

Vou lançar uma pergunta: se uma senhora fosse convidada ir a esse encontro pela paz, podia ir de minissaia? Se sim, COM ou SEM meia calça?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Julho de 2011, 21:13:04 »
O Papa, além do chefe da Igreja Católica, é um chefe de estado reconhecido na comunidade internacional.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Julho de 2011, 23:41:52 »
O Papa, além do chefe da Igreja Católica, é um chefe de estado reconhecido na comunidade internacional.

Mas a questão da rizk é válida. No Ocidente a forma de cumprimento mais formal e tradicional é o aperto de mãos. Se o papa se apresentar como chefe de estado, então não há espaço para uma saudação que não seja o aperto de mãos.

E se ele se apresentar como chefe de uma igreja, então não há nenhuma obrigação (e nem sentido) em  beijar as suas mãos pelos demais participantes, a não ser por aqueles que sejam católicos.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 10 de Julho de 2011, 07:04:15 »
O Papa é um chefe-de-estado e uma espécie de rei. Além disso, o protocolo e os costumes do Vaticano (o país) é esse do beija mão, que, por sinal, também era utilizado na corte portuguesa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!