Autor Tópico: Os filtros personalizados que controlam o que pesquisamos na internet  (Lida 1492 vezes)

Trudeau

• Visitante
Os filtros personalizados que controlam o que pesquisamos na internet
« Online: 07 de Julho de 2011, 01:36:31 »
Passeando pela Chapters em Montreal, entrei em contato com o livro de Eli Pariser: "The Filter Bubble".
Logo após, pesquisando na internet achei o video de uma palestra dele no TED.

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/eli_pariser_beware_online_filter_bubbles.html?refid=0

O que ele apresenta na palestra já se torna um grande problema para todos nós. Google, Facebook, etc, usam filtros que dependem do usuário. Se eu fizer uma pesquisa no Google e qualquer um de vocês fizerem a mesma pesquisa encontraremos listagens diferentes. O problema não é o que aparece na listagem mas o que deixa de aparecer na listagem. Ele argumenta no final que deveriamos ter controle sobre esses filtros.
Assistam o video (legendas em português). Tem tambem uma transcrição em português que eu verifiquei e está bem feita. Vou comprar o livro pois gostei do assunto.
Acho que isso irá gerar uma boa discussão por aqui. Acredito que por ai também!
« Última modificação: 07 de Julho de 2011, 23:34:59 por Trudeau »

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
Re: Os filtros bolhas que controlam o que pesquisamos na internet
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2011, 02:47:25 »
Como faz então? Pessoalmente, não acho isso um problema, já que as boas pesquisas podem ser encontradas em jornais indexados que tem um sistema de pesquisa próprio.

Já existiram sites de buscas que funcionavam assim (e ainda existem, se não me engano), o problema era que bastava o site ter a mesma palavra repetidada várias vezes que ficava em primeiro.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2011, 11:34:46 »
Como faz então? Pessoalmente, não acho isso um problema, já que as boas pesquisas podem ser encontradas em jornais indexados que tem um sistema de pesquisa próprio.
Aparentemente pode não ser um problema. A grande questão é: o que fica de fora?
A simples idéia de saber que o site tem um conhecimento do teu perfil e direciona a pesquisa para o teu perfil pode ser um problema dependendo de como ele faz isso.
O autor, Eli, faz um apelo no final da palestra para membros do Google e do Facebook que ele conhece e que se encontram na audiencia para tentar chegar a um consenso de como devem ser esses filtros, talvez permitindo uma interação com o usuário.
Ele lembrou bem que a imprensa, em geral, já passou por isso, tendo que se pautar em normas de conduta que permitissem uma exposição dos fatos o mais impessoal possivel.
Esse tipo de ação, filtragem do material que nós, usuários, vemos, precisa ser discutida e regrada, da mesma forma como esse nosso forum tem regras para debates. Como diziam os panfletários de antigamente: todo o poder aos usuários!

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2011, 12:57:15 »
Trudeau,

esses filtros bolhas só vão ser acionados se vc estiver logado com a sua conta do google, ou de outro buscador?
Se for isso, não tem muito problema, ingenuamente imagino ...

Trudeau

• Visitante
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2011, 13:09:26 »
Trudeau,

esses filtros bolhas só vão ser acionados se vc estiver logado com a sua conta do google, ou de outro buscador?
Se for isso, não tem muito problema, ingenuamente imagino ...
gilberto: todos os buscadores tem algum tipo de filtro bolha. A gente não percebe porque não somos informados disso. Tente fazer uma busca qualquer e depois peça a um colega que tenha um perfil relativamente diferente do teu para fazer a mesma busca. Os resultados podem ser bem diferentes. Na palestra ele mostra uma busca do nome Egito feita por dois colegas dele. Os resultados são completamente diferentes.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2011, 13:15:28 »
Hmmm... interessante, desse tipo de filtro eu não sabia, já sabia sim que eles usavam números de acessos, mas não isso.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2011, 13:17:32 »
Ok, mas se nenhum dos dois estiverem logados, a busca não teria como diferir ... confere?

Agora, concordo que deveríamos ser melhor informados disso, se for verdade.
Omissão de resultados de busca é realmente decepcionante, desonesto até.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2011, 13:27:23 »
Hmmm... interessante, desse tipo de filtro eu não sabia, já sabia sim que eles usavam números de acessos, mas não isso.
Os filtros são baseados no teu próprio uso. Eles usam informação como local da busca (pais, cidade) , perfil do usuário (homem/nulher, educação, tipos de busca anteriores), dia do ano (verão, inverno), etc. Dai eles ajustam a busca.

Ok, mas se nenhum dos dois estiverem logados, a busca não teria como diferir ... confere?
Para buscar você tem que estar logado, confere?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2011, 13:35:11 »
Não tem de estar logado não, pode tentar. (ao menos no Google)

Mas nunca vi indícios de o Google omitindo websites. O que ele faz às vezes é vender os primeiros lugares da busca para empresas, inclusive conheci um empresário que comprava isso. Se você refinar a sua busca suficientemente você encontra praticamente tudo, inclusive coisas ilegais.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2011, 13:39:38 »
Para buscar você tem que estar logado, confere?
Para fazer uma busca no google não precisa estar logado, idem para o Facebook. O Orkut precisa, motivo que nunca gostei.
Na verdade a maioria dos buscadores comerciais não exigem registro pois isso diminui a audiência.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2011, 13:41:38 »
Não tem de estar logado não, pode tentar. (ao menos no Google)
Como? O que voce entende por estar logado?
Eu me referi a estar conectado a Internet.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2011, 13:49:36 »
Logo, para quem tem IP dinâmico isso não funciona?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2011, 13:55:31 »
Mas estar conectado a Internet não te associa a um perfil pessoal necessariamente.
Estar logado no meu entender é estar registrado em um sistema online com login e senha, e fazer buscas após logar-se com o login e senha pessoais.
Muita gente faz buscas sem estar logado nesse sentido. Logo eu imagino que não há de maneira fácil de os buscadores personalizarem a busca.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2011, 14:07:07 »
Mas estar conectado a Internet não te associa a um perfil pessoal necessariamente.
Estar logado no meu entender é estar registrado em um sistema online com login e senha, e fazer buscas após logar-se com o login e senha pessoais.
Muita gente faz buscas sem estar logado nesse sentido. Logo eu imagino que não há de maneira fácil de os buscadores personalizarem a busca.
gilberto: Nào precisamos nem discutir, vamos fazer uma experiencia.
Sem estar logado, faça uma  busca no Google. Escolha o tema e me envie por e-mail o prt-sc da primeira página. Eu faço o mesmo e te mando o prt-sc da minha busca de volta. Vamos comparar os resultados. Nós estamos em lugares bem diferentes e temos perfis bem diferentes.
Logo, deveremos comprovar a hipótese do Eli! Right?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2011, 14:16:43 »
Ora, isso pode ser, mas, o que acredito que eu e o gilberto estejamos questionando é até que ponto esse filtro chega. Você disse que ele examina a sua idade, sexo, blablabla, mas não vejo como o Google ter isso. Por exemplo, assim que meu IP muda, ele não tem como diferenciar meu computador do da minha irmã. (Tá, tem sim, mas não diria que na prática eles fazem isso, a não ser que você instale os programinhas dele no seu computador)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 07 de Julho de 2011, 14:24:40 »
Ora, isso pode ser, mas, o que acredito que eu e o gilberto estejamos questionando é até que ponto esse filtro chega. Você disse que ele examina a sua idade, sexo, blablabla, mas não vejo como o Google ter isso. Por exemplo, assim que meu IP muda, ele não tem como diferenciar meu computador do da minha irmã. (Tá, tem sim, mas não diria que na prática eles fazem isso, a não ser que você instale os programinhas dele no seu computador)
Google cookies
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Trudeau

• Visitante
« Resposta #16 Online: 07 de Julho de 2011, 14:57:30 »
Correto: Google cookies é uma das formas. O IP é outra. Pelo IP dá pra conhecer e-mails ligados a ele.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Julho de 2011, 18:38:40 »
Ok Trudeau, copiei e colei os resultados da pesquisa com a palavra Sao Paulo (sem til), veja se confere:

São Paulo Futebol Clubewww.saopaulofc.net/ - Em cacheSimilares
Site oficial. Notícias, fotos e informações sobre o clube.

Notícias - Campeonato Paulista 2011 - Goleiros - Convoque seu Time
são paulo | globoesporte.comgloboesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/ - Em cacheSimilares
são paulo. Série A; Série B ... Cruzeiro é um velho freguês do São Paulo (Editoria de Arte ... Rica Perrone comenta a saída de Carpegiani do São Paulo ...

São Paulomaps.google.com.br

Cidade de São Paulo - Site oficial de turismo da cidade de São Paulowww.cidadedesaopaulo.com/ - Em cacheSimilares
Cidade de São Paulo, eventos, calendário, atrações, guias, turismo. São Paulo é uma cidade como nenhuma outra no Brasil. Maior metrópole da América do Sul, ...

Obter mais resultados das últimas 24 horas
Notícias sobre sao paulo
veja.com São Paulo demite Carpegiani após terceira derrota seguida

Diário do Grande ABC - 1 hora atrás
Paulo Cesar Carpegiani não é mais o técnico do São Paulo. O treinador deixou o cargo na tarde desta quinta-feira, após reunião com João Paulo de Jesus Lopes ...134 artigos relacionados

Em desembarque, São Paulo descarta crise com série negativa

Terra Brasil - 138 artigos relacionados
Feliz com a vitória sobre o São Paulo, Luxa afirma que Fla ainda ...

Superesportes - 22 artigos relacionados

São Paulo (cidade) – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org/wiki/São_Paulo_(cidade) - Em cacheSimilares
São Paulo é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a quarta maior aglomeração urbana do mundo. ...

Portal do Governo do Estado de São Paulowww.sp.gov.br/ - Em cacheSimilares
Portal oficial do Governo do Estado de São Paulo. Informações sobre as ações de governo, dados econômicos e notícias. Links para Secretarias, Autarquias, ...

Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulowww.prefeitura.sp.gov.br/ - Em cacheSimilares
Site oficial com informações úteis sobre a cidade e acesso para as ...

Exibir mais resultados de sp.gov.brSPNet - O Termômetro da Torcida Tricolorwww.saopaulofc.com.br/ - Em cacheSimilares
7 jul. 2011 – SPNet - Maior comunidade não-oficial a respeito do São Paulo Futebol Clube. NotÃcias, artigos, entrevistas, rádio SPNet.

Obter mais resultados das últimas 24 horas
Visite São Paulo | Agenda de Eventos da Cidade de São Paulowww.visitesaopaulo.com/ - Em cacheSimilares
5 jul. 2011 – Site destinado a busca de eventos, feiras, congressos e exposições que acontecem na cidade de São Paulo, alem de hotelaria e turismo e ...

Imagens de sao paulo - Denunciar imagensAgradecemos seus comentários. Denunciar outra imagemDenuncie a imagem ofensiva. CancelarPronto

Corinthians.com.br - Seja Bem-vindo!www.corinthians.com.br/ - Em cacheSimilares
Hoteis em São Paulo - SP - guia sobre São Paulowww.saopaulo.com.br/ - Em cacheSimilares
São Paulo - Hoteis em SP. Guia de Hoteis em Sao Paulo e informacoes sobre a cidade, restaurantes, pontos turisticos, tempo, bares, trânsito em SP, ...

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2011, 18:44:50 »
Já os cookies são muito limitados para tanto, e se o computador é usado por várias pessoas não tem muito sentido.
Não estou duvidando que haja sumiço seletivo de resultados, só me parece sem sentido.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #19 Online: 07 de Julho de 2011, 20:37:51 »
Ok Trudeau, copiei e colei os resultados da pesquisa com a palavra Sao Paulo (sem til), veja se confere:
Aqui vai a minha pesquisa:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
#
São Paulo - Wikipedia, the free encyclopedia
en.wikipedia.org/wiki/São_Paulo - CachedSimilar
São Paulo is the largest city in Brazil, the largest city in the western and southern hemisphere, and the world's seventh largest city by population. ...
History - Geography - Law and government - Demographics
#
São Paulo (state) - Wikipedia, the free encyclopedia
en.wikipedia.org/wiki/São_Paulo_(state) - CachedSimilar
São Paulo is a state in Brazil. It is the major industrial and economic ...
Show more results from wikipedia.org
#
Sao Paulo - São Paulo Brazil
maps.google.ca
Hotels - Restaurants - Museu de Arte - Avenida Paulista - Parque do Ibirapuera - Liberdade - Catedral da Sé - Maksoud plaza
#
Sao Paulo - Local Travel Information and City Guide
www.sao-paulo.com/ - CachedSimilar
Sao Paulo Tourism and Travel Information. A complete guide to hotels, flights to Sao Paulo, entertainment, news and more on Sao Paulo, Brazil.
#
News for Sao Paulo
# El Universal   
Brazil's Real Gains Versus Dollar After Inflation Data
Wall Street Journal - 2 hours ago
By Matthew Cowley SAO PAULO (Dow Jones)--Brazil's real gained against the dollar Thursday, after inflation data for June was slightly higher than expected, ...
13 related articles
#
Sao Paulo fires coach Carpegiani
USA Today - 17 related articles
#
Polish man 'lost' inside São Paulo airport for 18 days
The Guardian - 27 related articles
#
Sao Paulo Travel Guide | Fodor's Travel Guides
www.fodors.com/world/south-america/brazil/sao-paulo/ - CachedSimilar
Get information on Sao Paulo hotels, restaurants, entertainment, shopping, sightseeing, and activities. Read the Fodor's reviews, or post your own.
#
Images for Sao Paulo
 - Report imagesThank you for the feedback. Report another imagePlease report the offensive image. CancelDone
#
São Paulo Futebol Clube
 - [ Translate this page ]
www.saopaulofc.net/ - CachedSimilar
Site oficial. Notícias, fotos e informações sobre o clube.
#
São Paulo - Wikitravel
wikitravel.org/en/Sao_Paulo - CachedSimilar
São Paulo is the largest city in Brazil, with a city population of about 11 million and almost 20 million in its metropolitan region. It is the capital of ...
#
Portal do Governo do Estado de São Paulo
www.sp.gov.br/ - CachedSimilar
Portal oficial do Governo do Estado de São Paulo. Informações sobre as ações de governo, dados econômicos e notícias. Links para Secretarias, Autarquias, ...
#
Sao Paulo, Brazil by Sergio Koreisha
darkwing.uoregon.edu/~sergiok/brasil/saopaulo.html - CachedSimilar
São Paulo was founded by the Jesuits in 1554, on a plateau 2493 feet (760 meters) above sea level, but only 45 miles (72 km) from the coast, ...
#
Consulate General of Canada in Sao Paulo
www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/.../services_sao.aspx?... - CachedSimilar
4 May 2011 – Services offered, Address, phone, fax, email, Hours of Operation, Statutory Holidays of the Consulate General of Canada in Sao Paulo.
#
Cidade de São Paulo - Site oficial de turismo da cidade de São Paulo
www.cidadedesaopaulo.com/ - CachedSimilar
Cidade de São Paulo, eventos, calendário, atrações, guias, turismo. São Paulo é uma cidade como nenhuma outra no Brasil. Maior metrópole da América do Sul, ...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No MapsGoogle e no Images aparecem imagens que não mostra aqui.
Veja a diferença entre os dois. Detalhe: Não estava logado no Google!

Trudeau

• Visitante
« Resposta #20 Online: 07 de Julho de 2011, 20:41:44 »
E ai? Acrediataram agora?
Veja que na minha, como estou no Canada, aparece o Consulado Geral do Canada em Sao Paulo.
Ë isso que eu disse: o filtro tem várias áreas de atuação seletiva.
Tambem aparece a mais nova: Sao Paulo fires coach Carpegiani!!!

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Julho de 2011, 21:04:15 »
Acredito.
Que é seletivo, eu já sabia ... hehe ... ainda mais em países diferentes.
Quero ver se há a o que o cara falou na palestra que é excluir resultados na pesquisa ... isso dá até processo ... o google já foi denunciado na França e em outros lugares só por suspeita privilegiar parceiros

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 07 de Julho de 2011, 21:09:40 »
Acredito.
Que é seletivo, eu já sabia ... hehe ... ainda mais em países diferentes.
Quero ver se há a o que o cara falou na palestra que é excluir resultados na pesquisa ... isso dá até processo ... o google já foi denunciado na França e em outros lugares só por suspeita privilegiar parceiros
Não é necessario excluir, é so empurrar para a pagina segunte e esta feita a magica.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Julho de 2011, 21:32:24 »
Ok, é que na palestra eu acho que o cara disse que há resultados omitidos onde vc não teria acesso no seu perfil.
Agora dar prioridade faz parte do negócio, só não sei se é ético.

Trudeau

• Visitante
Re: Os filtros personalizados que controlam o que pesquisamos na internet
« Resposta #24 Online: 07 de Julho de 2011, 22:08:10 »
Eu quero aqui fazer uma retificação que deveria ter feito no inicio.
Eu usei no titulo a expressão filtro bolha porque copiei do site do TED com o titulo da palestra em português.
Deveria ter prestado mais atenção no significado em inglês.
A expressão "Filter Bubble" significa realmente a onda do uso de flitros nos novos software buscadores, faceboook, etc.) usados na internet. Os filtros não são filtros-bolha. Bolha aqui é como na "dotcom bubble". Significa algo que veio, está na moda, começa a aumentar de tamanho e poderá estourar a partir de um certo ponto.
Deu para entender a diferença?
Não usem mais filtros-bolha. Não tem sentido.
O melhor seria filtros personalizados.
« Última modificação: 07 de Julho de 2011, 23:35:22 por Trudeau »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!