Autor Tópico: Derren Brown - Miracles for Sale  (Lida 5999 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Derren Brown - Miracles for Sale
« Online: 08 de Julho de 2011, 00:16:40 »
Ele produzindo um "fazedor" de milagres...

<a href="http://www.youtube.com/v/jYjgeayfYPI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/jYjgeayfYPI</a>

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
Re: Derren Brown - Miracles for Sale
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2011, 00:22:37 »
Esse filho de uma quenga que me motivou a ter um segundo hobby.
Agora estou estudando apostilas de mentalismo e ilusionismo.  |( |(
Sem contar os artigos sobre historia da magica, principalmente da Inglaterra. É, não tem jeito, tenho uma atração natural pelo clima da Era vitoriana. Espíritos, magica e Sherlock Holmes. :stunned: :stunned:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2011, 00:09:53 »
Sem contar os artigos sobre historia da magica, principalmente da Inglaterra. É, não tem jeito, tenho uma atração natural pelo clima da Era vitoriana. Espíritos, magica e Sherlock Holmes. :stunned: :stunned:

2

Faço isso há muitos anos. Quer trocar figurinhas?  :stunned:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2011, 04:14:55 »
3

Gosto bastante do Derren Brown. Conheci naquele programa "The Event", ou algo assim, acho que tem um tópico aqui.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2011, 11:01:47 »
[...]
Espíritos, magica e Sherlock Holmes. :stunned: :stunned:

Sherlock Holmes eu gosto.

Mas o resto não. E porque?

"É elementar meu caro Watson"! :lol:
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2011, 11:47:54 »
[...]
Espíritos, magica e Sherlock Holmes. :stunned: :stunned:

Sherlock Holmes eu gosto.

Mas o resto não. E porque?

"É elementar meu caro Watson"! :lol:

Mas Sherlock Holmes e fadas estão intimamente ligados  :P
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2011, 12:50:29 »
Quem se interessa pelo ceticismo focado no paranormal deve estudar os "cases" da época vitoriana.

Essa época é interessantíssima. Teve o Arthur Conan Doyle que produziu um personagem fantástico (Sherlock Homes) que jamais iria ser enganado por fadas ou espíritos devido ao seu raciocínio lógico e investigativo e que no entanto, ele  próprio (o autor) acreditava nessas bobagens com a inocência de uma criança. Teve, Crookes, um cientista brilhante, que se apaixonou por uma médium e viveu vários anos cercado de picaretas espiritóides. Teve Faraday que elucidou o fenômeno das mesas girantes. Teve Houdini, o lelé da cuca do Flammarion, Freud (que chegou a se interessar pela telepatia), dentre tantos outros. O ilusionismo avançou nessa época com truques espetaculares e se não fossem os mágicos que se entregavam ao desmascaramento de médiuns, a onda espiritóide teria se arrastado século XX a dentro como aconteceu aqui em terra brasilis.

Derren Brown, James Randi, Richard Wiseman (sim, um mágico com Phd em Psicologia), Penn&Teller, o brasileiro Chronus seguem a linha de Houdini e fazem um ótimo trabalho de esclarecimento público sobre o bullshit paranormal.

A biografia de Houdini, por sí só já é um prato cheiro.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2011, 21:11:42 »
Kronnus, não? O Thiago Neves.

Fui na palestra dele no IF, sobre Mágica e Ciência. Ele também participou do programa da rádio: http://migre.me/5dxXY
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2011, 21:15:01 »
Kronnus, não? O Thiago Neves.

Fui na palestra dele no IF, sobre Mágica e Ciência. Ele também participou do programa da rádio: http://migre.me/5dxXY

Isso.  :ok:

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2011, 01:17:00 »
A biografia de Houdini, por sí só já é um prato cheiro.

Especificamente, recomenda algum livro/site?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2011, 02:26:24 »

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2011, 02:52:05 »
A cara do negão pastor no final foi impagável.  :biglol: :biglol:
Confesso que senti um certo nojo das situação apresentada no meio do programa, o pastor sai do jatinho pago pelo dinheiro de outras pessoas e essas pessoas ainda ficam aplaudindo e comemorando por dar seu dinheiro para um charlatão. Esse movimento evangélico infelizmente tomou conta do Brasil também,(não que isso seja lá motivo para se gabar, veja o que o espiritismo mesmo depois de ser praticamente morto na sua terra natal continua fazendo aqui na terra de Santa Cruz) e não mostra nenhum sinal de estar diminuindo. Com toda essa espalhafatosidade é fácil conquistar pessoas entediadas com os sermões dos carolas da ICAR.

2

Faço isso há muitos anos. Quer trocar figurinhas?  :stunned:

Querer eu até quero, mas como sou principiante na área ainda tenho poucas coisas. Estou lendo no momento um .pdf da "bíblia do mentalismo", Corinda - 13 Seps to Mentalism.

Ps: Mal posso esperar para usar o truque do sapato.  :twisted: :twisted: :twisted:

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2011, 09:15:04 »
Giga,

Já desenvolveu a que ponto suas habilidades?

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2011, 09:19:43 »
Giga,

Se não me engano o Giga foca mais na teoria, estuda apenas para fazer relações com os fenômenos paranormais e conseguir explicações. Apesar de já ter feito algumas hipnoses (pelo que me lembro de uns posts dele).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2011, 10:41:47 »
Giga,

Se não me engano o Giga foca mais na teoria, estuda apenas para fazer relações com os fenômenos paranormais e conseguir explicações. Apesar de já ter feito algumas hipnoses (pelo que me lembro de uns posts dele).

Exato. Gosto de ilusionismo mas não tenho habilidade alguma. Desastre total. Jamais sobreveria como médium.  :'(

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2011, 12:16:50 »
Não tem este vídeo em versão legendada?

Não sei se ele fala disto, mas seria aquilo que o Valdemiro faz na Igreja Mundial? O charlatanismo que  acontece lá na Igreja Mundial do Poder de Deus, seria uma mistura de sugestionamento + indução + hipnose + efeito placebo? Aquilo lá é algo além da imaginação em termos de estelionato. O pior é que ele usa um canal de televisão para fazer a lavagem cerebral dele o dia inteiro. Meu pai já foi dominado, não assiste mais nem jornal, só o "apóstolo" :(

Tem um livro bem legal do Fabio Puentes, chamado "Hipnose - Marketing das Religiões", facilmente encontrado em pdf na internet.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2011, 12:43:07 »
Achei este vídeo aqui do Derren Brown legendado. Isto é verdade mesmo?! Se isto aconteceu de verdade, a coisa é bem pior do que eu podia imaginar. Mas ainda estou cético sobre este vídeo, talvez tenha sido tudo ensaiado ou não ter ocorrido exatamente assim como é dito no vídeo.

<a href="http://www.youtube.com/v/iBLM21BI6WE" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/iBLM21BI6WE</a>

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2011, 20:09:37 »
Achei este vídeo aqui do Derren Brown legendado. Isto é verdade mesmo?! Se isto aconteceu de verdade, a coisa é bem pior do que eu podia imaginar. Mas ainda estou cético sobre este vídeo, talvez tenha sido tudo ensaiado ou não ter ocorrido exatamente assim como é dito no vídeo.

O Derren deixa claro em todo inicio de programa que ele não utiliza atores durante o show.
Agora não ache que qualquer um sai por ai criando criminosos. O Derren vive disso, ele tem inúmeras horas de treino e ainda por cima ele tem que escolher previamente as pessoas com o perfil psicológico certo, e ainda assim a pessoa pode não ser afetada tanto quanto esperado, como ocorreu com o carinha lá.
Claro que pode ter alguns detalhes que foram ocultados. Isso é antes de tudo um show, feito para entreter, não é um curso de hipnose via tv. Apesar de ele dar varias dicas ao decorrer dos programas, principalmente daqueles voltado ao "debunking".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2011, 22:16:59 »

O Derren deixa claro em todo inicio de programa que ele não utiliza atores durante o show.
Agora não ache que qualquer um sai por ai criando criminosos. O Derren vive disso, ele tem inúmeras horas de treino e ainda por cima ele tem que escolher previamente as pessoas com o perfil psicológico certo, e ainda assim a pessoa pode não ser afetada tanto quanto esperado, como ocorreu com o carinha lá.
Claro que pode ter alguns detalhes que foram ocultados. Isso é antes de tudo um show, feito para entreter, não é um curso de hipnose via tv. Apesar de ele dar varias dicas ao decorrer dos programas, principalmente daqueles voltado ao "debunking".

Ele escolheu 13 dentre, talvez, centenas de pessoas e apenas 4 foram para a "motivação" final e dos 4 apenas 1 falhou.

Uma semana de imersão total com técnicas ajustadas para desenvolver um comportamento específico num grupo que reune alguns dos principais pré-requisitos para atingir o objetivo do show é garantia de resultado bastante razoável.

• Nível 20
  • *
Re:Derren Brown - Miracles for Sale
« Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2011, 01:49:04 »
Alguém viu o primeiro programa dessa nova série dele?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2011, 16:10:06 »
Alguém viu o primeiro programa dessa nova série dele?

Ví. A idéia era treinar um "pastor milagreiro" na Inglaterra e colocá-lo em ação nos EUA com a ajuda de céticos locais para enganar fiéis em igrejas e depois mostrar que tudo era enganação. O problema é que o rapaz que foi treinado ficou meio arrependido de ter aceito o papel perto do fim e o Derren e equipe perderam um pouco do controle da situação. Ficou meio esquisito. :?

• Nível 20
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Outubro de 2011, 19:02:09 »
Você está falando do Miracles for Sale, não?

Eu estava falando do The Experiments, que estreou Sexta passada. No primeiro episódio, chamado de The Assassin, baseado nas histórias dos conspiracionistas de que a CIA hipnotizava pessoas para cometer assassinatos, ele hipnotizou um sujeito para assassinar o Stephen Fry.

O complicado é perceber o quanto é real e o quanto é só show de TV.  :stunned:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Outubro de 2011, 21:18:47 »
Você está falando do Miracles for Sale, não?

Eu estava falando do The Experiments, que estreou Sexta passada. No primeiro episódio, chamado de The Assassin, baseado nas histórias dos conspiracionistas de que a CIA hipnotizava pessoas para cometer assassinatos, ele hipnotizou um sujeito para assassinar o Stephen Fry.

O complicado é perceber o quanto é real e o quanto é só show de TV.  :stunned:

Esse ainda não ví.

EDIT

Acabei de assistir. Está no Youtube. Ele "testa" se é possível programar um assassino com hipnose e usa Stephen Fry como vítima e "conclui" que é possível. As aspas são devido à ausência de metodologia científica e às caracteristicas de um TV show.

Minha opinião? Acho possível, mas muito difícil. Se por um lado algum desequilibrio mental possa facilitar uma situação de assassinato, esse mesmo desequilibrio poderia tornar muito dificil o trabalho de hipnose. Uma pessoa mentamente equilibrada teria muita dificuldade em aceitar sugestões contrárias aos seus princípios de ética e moralidade, uma vez que a própria hipnose prescindi da colaboração voluntária do paciente. No entanto, talvez drogas que induzam estados alterados de consciência possam facilitar as coisas. De qualquer modo, é apenas uma opinião.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2011, 21:33:17 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Outubro de 2011, 00:50:18 »
Assisti o segundo episódio da série The Experiments. Desta vez o tema foi o conceito de "deindividuation".

In contemporary social psychology, deindividuation refers to a diminishing of one’s sense of individuality that occurs with behavior disjointed from personal or social standards of conduct. For example, someone who is an anonymous member of a mob will be more likely to act violently toward a police officer than a known individual. In one sense, a deindividuated state may be considered appealing if someone is affected such that he or she feels free to behave impulsively without mind to potential consequences. However, deindividuation has also been linked to “violent and antisocial behavior. http://en.wikipedia.org/wiki/Deindividuation

No programa, uma platéia usando máscaras decidia sobre alternativas de situações provocadas por atores que seriam vividas por uma pessoa que era observada num ambiente controlado. Paralelamente, um intruso invadia o apartamento dessa mesma pessoa e obedecia decisões anônimas da platéia. Todas as decisões foram negativas e colocavam a pessoa em situações constrangedoras. O quarto da vítima foi parcialmente destruído sob a direção da platéia.

Quando aparecer no YouTube publicarei os links aqui.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!