Autor Tópico: Os Qualia e a Sua Negação  (Lida 650 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Os Qualia e a Sua Negação
« Online: 08 de Julho de 2011, 17:47:11 »
Pessoal,

Na filosofia temos a corrente do Searle que defende a existência dos Qualia, e outra que a nega. A corrente que nega os qualia, afirma que experiências subjetivas como cor, dor, sabor, etc são ilusões.Porém, a negação dos não qualia não nos leva a negar, em última insância, a prórpia realidade?

O que pensei foi : se negarmos a existência dos qualia (cor, sabor, dor, etc), devemos negar tb a existência d qqer outra percepção subjetiva nossa, como por exemplo a espacial e a  geométrica (formas, como círculos, quadrados, retas, geodésias etc...seriam meras ilusões de nossa mente), e muito do que nos permite estudar o universo.

Ou então, o que justificaria que a nossa experiência subjetiva com relação a estes seja real, no sentido que estes qualias existem  e aos outros não ?

Abs
Felipe

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Os Qualia e a Sua Negação
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2011, 18:19:00 »
Pessoal,

Na filosofia temos a corrente do Searle que defende a existência dos Qualia, e outra que a nega. A corrente que nega os qualia, afirma que experiências subjetivas como cor, dor, sabor, etc são ilusões.Porém, a negação dos não qualia não nos leva a negar, em última insância, a prórpia realidade?
Não tem nada disso de ilusão. Está interpretando errado a negação dos qualias. Apenas não se considera como algo individual, próprio e único de cada pessoa e sim uma realidade maior oriunda da evolução, e portanto da vida.

Em termos de qualia, seria como dizer que a vida é um qualia do universo. O que nós entendemos como seres vivos, a vida em si, sem entrar no vitalismo, é a organização algorítima da matéria, que a evolução proporciona.

O que pensei foi : se negarmos a existência dos qualia (cor, sabor, dor, etc), devemos negar tb a existência d qqer outra percepção subjetiva nossa, como por exemplo a espacial e a  geométrica (formas, como círculos, quadrados, retas, geodésias etc...seriam meras ilusões de nossa mente), e muito do que nos permite estudar o universo.

Ou então, o que justificaria que a nossa experiência subjetiva com relação a estes seja real, no sentido que estes qualias existem  e aos outros não ?
A nossa experiência subjetiva é entendida, nessa perspectiva do qualia, como algo que pode ser pesquisado de forma objetiva, pelo viés da terceira pessoa, possibilitando o seu estudo científico.

A crítica é em relação a esta subjetividade, qualia, ser algo inacessível através de uma inferência objetiva, não sendo possível qualquer outro tipo de análise. Seria o caso da crença, que é algo subjetivo e a melhor correlação para o que se propõe ser o qualia.

A crença existe enquanto realidade cognitiva, enquanto estrutura de funcionamento da mente, com correlação cerebral. Porém o seu caráter de verdade não pode ser atribuido por esta razão, assim como acontece com qualquer outra percepção individual e que caracteriza a condição subjetiva dos qualias. Existem muitos erros perceptivos no nível individual e que são minimizados através da metodologia científica. 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2011, 18:20:55 »
Ola Adriano,

:ok:

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2011, 21:19:25 »
Ola Adriano,

Eu fui rever o material qeu tenho sobre esta discusão, e a coisa voltou a ficar confusa (se vc puder me indicar algum). Então, vouler mais um pouco, e depois volto com os questionamentos.

Abs
Felipe

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2011, 22:18:05 »
Eu ainda não entendi o seu referencial que alega que as experiências são consideradas ilusões pela corrente que nega os qualias. Pode postar fontes? Qual o material que você tem?

Entendo que a crítica de Searle possa conter esta afirmação, devido este ser o principal crítico do funcionalismo. Mas a minha referência principal para a negação dos qualias é através da filosofia da mente de Dennett.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!