Autor Tópico: Explicações dadas a um deus que hoje a ciência explica.  (Lida 3132 vezes)

Offline MaiconO

• Nível 00
  • *
Explicações dadas a um deus que hoje a ciência explica.
« Online: 16 de Julho de 2011, 14:14:51 »
Olá a todos
Eu queria fazer um tópico que mostrasse os milagres, as curas, os fenômenos, etc. que antes eram explicados por algum deus e que hoje a ciência explica. Como os raios que antes as pessoas achavam que era Zeus e hoje sabemos que é uma descarga elétrica produzida pelo contato entre duas nuvens de chuva.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Explicações dadas a um deus que hoje a ciência explica.
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2011, 14:55:53 »
Olá a todos
Eu queria fazer um tópico que mostrasse os milagres, as curas, os fenômenos, etc. que antes eram explicados por algum deus e que hoje a ciência explica. Como os raios que antes as pessoas achavam que era Zeus e hoje sabemos que é uma descarga elétrica produzida pelo contato entre duas nuvens de chuva.

Aí é que voce se engana, MaiconO, pois Zeus que é o deus mais moderno porque é o que já passou por todas as letras do alfabeto (antes de deus com d, existiu o aeus depois o beus, ceus e antes de zeus propriamente dito tinha o yeus), mandou Hermes, o deus mensageiro espalhar um boato que os raios são feitos com descargas elétricas pois, caso contrário, as pessoas iriam usar os aviôes e achariam o monte Olimpo...
:tease:
 A ciência  explica espetacularmente a  maioria das coisas, gosto da beleza  elegante das reações químicas... Da explicação para o ar,  de que Atlas é a gravidade, de que Rá é o sol  e é uma bola incandescente de hidrogênio e hélio..
Mas para apimentar a coisa, que tal falar sobre o efeito placebo que ainda está na esfera do misticismo?

« Última modificação: 16 de Julho de 2011, 14:58:30 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2011, 15:01:59 »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2011, 18:40:48 »
Tem o fenômeno da paralisia do sono e terror noturno, antes explicada como visita de incubus/sucubus e atualmente ainda com e"explicações" misticas do mesmo fenômeno por parte dos espíritas.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline PTAH2

• Nível 03
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2011, 22:34:24 »
MUITO BOM ESTE TÓPICO

Vou ter a liberdade de reproduzir, parcialmente, uma obra de Aristófanes, entitulada "As Nuvens".... espero que gostem  :histeria:

Na peça, Sócrates busca explicar o que é um trovão e o assemelha a um peidão ahahahahah (nunca me esqueci desta passagem, mesmo tendo lido ela a muitos anos atrás)

Sócrates
Escuta, pois. As nuvens o que são?
Uma densa de água solução.
A tumescência move-se e provoca
Em conseqüência a precipitação.
E conseqüentemente com algum
Esforço então as massas se distendem,
E as massas distendidas fazem: Pum!

Estrepsíades
Mas quem as faz mover para colidirem?
Não achas que é Zeus?

Sócrates
Não, idiota.
Tudo isso é explicado no princípio
Da convecção.

Estrepsíades
Convecção? Princípio?
Espera um pouco. Tu não me disseste
Afinal quem faz a trovoada.

Sócrates
Ora, não te expliquei? Não me entendeste;
As Nuvens são de água carregada
E explodem, quando entram em colisão.

Estrepsíades
E a prova disso, podes me mostrar?

Sócrates
Muito fácil. Em ti mesmo tens a prova.
Os cozidos de carne não conheces
Que são vendidos em Panatenaia?
Como provocam dores de barriga
E fazem ribombar o baixo ventre?

Estrepsíades
Por Apolo, eu me lembro. Coisa Horrível!
Logo a gente se sente muito mal,
Com a barriga crescida e após, então
Dor de barriga e, após, sob pressão,
Vai comprimindo o vento intestinal
E para fora sai como um trovão.
É um ronco a princípio: puuum
Depois mais alto: puuuuum
E afinal um trovão: PUUUUUUUUUUUUM!

Sócrates
Precisamente. O diminuto pum
De tua entranha, é mister, compara
Com o estrondoso pum que vem do céu,
Isto é, o trovão. Mas o princípio
É o mesmo, quer num caso, quer no outro.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2011, 04:19:08 »
Como os raios que antes as pessoas achavam que era Zeus e hoje sabemos que é uma descarga elétrica produzida pelo contato entre duas nuvens de chuva.

Sim,... Zeus e Thor fazem os raios usando duas nuvens de chuva... A ignorância humana é que criou os mitos de que foi Vulcano quem lhe fez essa arma para Zeus combater os gigantes e que Thor faz raios lançando o seu martelo..., mas a ciência já demonstrou que os deuses só recorrem mesmo às nuvens de chuva.   
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2011, 17:27:00 »
Os eclipses eram associados à furia dos deuses.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2011, 19:05:50 »
Como os raios que antes as pessoas achavam que era Zeus e hoje sabemos que é uma descarga elétrica produzida pelo contato entre duas nuvens de chuva.

Sim,... Zeus e Thor fazem os raios usando duas nuvens de chuva... A ignorância humana é que criou os mitos de que foi Vulcano quem lhe fez essa arma para Zeus combater os gigantes e que Thor faz raios lançando o seu martelo..., mas a ciência já demonstrou que os deuses só recorrem mesmo às nuvens de chuva.   
Hoje em dia dois brasileiros sabem como produzir um chuva e o outro eletricidade da umidade. O engenheiro brasileiro Takeshi Imai faz chuva borrifando água de um aviãohttp://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/03/22/engenheiro-cria-tecnica-para-enfrentar-estiagem-e-prevenir-grandes-tempestades/ enquanto Fernando Galembeck tira eletricidade da umidade do ar http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=coletar-energia-ar-umidade-higroeletricidade agora so falta eu pesquisar e desenvolver uma usina que tira energia dos raios... Bem que eu gostaria!
« Última modificação: 17 de Julho de 2011, 19:37:32 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2011, 09:33:44 »
Durante séculos a epilepsia foi atribuída à possessão demoníaca e, em minha opinião, muitos pacientes foram "exorcizados" ou queimados na fogueira por causa dela.
Hoje sabe-se que a epilepsia é causada por áreas cerebrais com menores limiares de excitabilidade, o que, dependendo da área do cérebro afetada, pode provocar diferentes reações orgânicas.
O interessante é que a grande maioria dos "demônios" é arrancada por um simples comprimido de qualquer substância que aumente o limiar de excitabilidade (como o fenobarbital, ácido valpróico ou carbamazepina, por exemplo).
A diferença entre a inteligência e a ignorância é que a inteligência tem limite

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2011, 11:25:58 »
O interessante é que a grande maioria dos "demônios" é arrancada por um simples comprimido de qualquer substância que aumente o limiar de excitabilidade (como o fenobarbital, ácido valpróico ou carbamazepina, por exemplo).
Claro,
os químicos são todos demônios disfarçados, basta ver o cheirinho de enxofre em muitos laboratórios ...  ::)
« Última modificação: 19 de Julho de 2011, 11:34:26 por gilberto »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2011, 08:32:13 »
Caros foristas - bom dia:

Apresento-vos aqui um conjunto de vídeos, para se deleitarem cognitivamente... :idea:

Eram os Deuses Astronautas? >---> Erich Von Däniken: (Dublado)

www.youtube.com/watch?v=LOmZy24OmuQ
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 08:35:12 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!