Pode ser que essa seja uma/a causa adaptativa da coisa mesmo, mas acho que a questão/ceticismo do Atheist era mais sobre ser um tanto obscuro o mecanismo fisiológico que faria isso acontecer de forma programada, isso é, como o corpo identificaria que o organismo está fazendo um tipo de exercício ou outro, e então promovesse o desenvolvimento cardíaco da forma correspondente.
Isso que você diz já foi bem estabelecido mesmo, ou é apenas uma hipótese ainda?
Eu imaginava que talvez fosse mais provável que em vez de haver algo como isso que eu disse anteriormente (o organismo identificar o tipo de esforço e responder adequadamente) fosse algo meio "acidental", como que literalmente o coração durante exercícios aeróbicos tender se "esticar"/alongar mais (se não me engano existe ao menos uma hipótese de crescimento muscular desengatado pelo "esticamento" das células, mas talvez isso pudesse ocorrer mesmo sem divisão celular desengatada assim), enquanto que os de peso/força, por geralmente se estenderem por períodos menores de tempo (e talvez também porque os padrões de movimentos do corpo não dão tanto um "empurrão" extra na circulação), não surtiriam esse efeito, e o fortalecimento do músculo se daria sem ele passar por essa "esticada", ficando apenas mais denso. Poderia ser que isso calhasse de ser ideal para esses tipos de exercícios por coincidência, mas também poderia ser indiferente ou até contraproducente. Mas é só um chutão mesmo.