Autor Tópico: Profiling x Preconceito  (Lida 743 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Profiling x Preconceito
« Online: 28 de Julho de 2011, 13:55:39 »
Criei este tópico para tentar esclarecer - para mim e para os demais, algo que ficou confuso em relação ao infame Elevatorgate:
Primeiro eu queria propôr uma definição (não sei se ela já existe, então me corrijam se for assim) de profiling, pelo menos para esta discussão:

Profiling: O ato de um indivíduo criar uma expectativa para o futuro comportamento de um indivíduo pertencente a um certo grupo, com base em informações fidedignas acerca do comportamento de uma fração de membros desse grupo.

As questões que eu queria esclarecer é: 1) até que ponto o profiling é justificável e 2) qual é a linha que separa o profiling do simples preconceito.

Na minha opinião, a  resposta a essas questões vai depender (a) do contexto, (b) de quão confiável é a informação sobre o comportamento e (c) qual o tamanho dessa fração que tem esse comportamento.

Exemplo que já aconteceu comigo: Dia de jogo de futebol. Estou no ônibus voltando pra casa e de repente um grupo pertencente a uma torcida organizada de futebol entra nele. Eu não conheço essas pessoas, mas sei de fontes confiáveis que uma fração não desprezível dessas pessoas está envolvida em brigas violentas e vandalismo. Consequentemente eu imediatamente fico alerta para dar o fora desse ônibus ao menor sinal de confusão. Nesse caso, considero isso uma resposta justificável.

Por outro lado, se eu não tivesse essa informação sobre as torcidas organizadas ou se eles fossem simplesmente torcedores normais, minha reação não seria justificada. Seria um simples preconceito.

Se o número de membros dessas torcidas envolvidos em badernas fosse irrisório, eu estaria sendo preconceituoso.

Mesmo assim, não deixa de ser um pré-julgamento. Mas um pré-julgamento feito rapidamente e com base num histórico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re: Profiling x Preconceito
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2011, 14:17:47 »
Não discordo em momento algum... mesmo quando se relaciona a negros ou homens, exemplo: é fato que a imensa maioria de assaltos e furtos no Rio são cometidos por negros com cara e roupa e estilo de pobre... isto que você chama de profiling pode se adequar a um grupo de rapazes negros ouvindo funk e falando gíria... as razões para isto são obviamente muito distantes do fator genético mas o fato estatístico de que a maioria dos agentes destes crimes é negra ou mulata e jovem e ouvinte de funk e pagode é indiscutível.

Entretanto, todavia, contudo, porém, não obstante... eu acho que deve ser de senso comum que para grande parte das situações um limite deste profiling ser usado como justificativa de uma postura é tomar uma atitude contra um membro do grupo apenasmente por ele estar inserido neste profiling... quer dizer... talvez seja admissível segurar a bolsa mais forte de modo conciente ou instintivo para evitar uma pungada mas com certeza não deve ser admissível para a maioria aqui que uma empresa de ônibus coloque uma plaquinha escrita "não transportamos grupos de mais de 3 negros adolescentes, favor não insistir"... ou que se institua uma lei estadual obrigando empresas de metro e trem a "reservar um vagão específico para brancos sensíveis que, mesmo sabendo que nem todos os negros são batedores de carteira, não queiram correr o risco de serem pungados por algum que seja " ou postar no muro das lamentações de algum fórum algo como "hoje de madrugada quase amanhecendo um negro funkeiro que namora a vizinha da minha empregada e que eu mal conheço de uns 18 anos me deu "bom-dia!" quando cruzou comigo em uma rua escura e deserta... puta merda negros adolescentes... mais cuidado, ainda mais quando eu estava usando fone de ouvido e só vi o neguinho quando ele já estava a dois passos de mim com aquela bocarra aberta... me deu uma porra de um susto fodido"
« Última modificação: 28 de Julho de 2011, 14:32:15 por Donatello van Dijck »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2011, 14:25:55 »
Então, se a polícia "joga na parede" somente um determinado grupo que se veste, fala como e frequenta locais onde há histórico (de forma comprovada) de práticas delituosas e a partir disto faz uso de seu poder descricionário para realizar a famosa busca pessoal, mesmo que naquele momento os que ali estejam não sejam os frequentadores delituosos usuais, isso não é preconceito, é "profilling?

Eu não tenho conhecimento prévio destes frequentadores atuais, mas eles se vestem como os criminosos da semana passada, falam como eles e frequentam o mesmo local, então por isso se justifica a fundada suspeita que trata o Código de Processo Penal? Eu não conheço essas pessoas, mas sei que uma fração não desprezível dos que ali frequenta já cometeu crimes, mas dessa vez, depois de abordarmos todos os 20, nenhum deles tinha sequer uma multa. Fui preconceituoso ou só fiz um pré-julgamento rápido baseado em um histórico?

Lembrando que enquanto você não pode agir diretamente de acordo com seus pré-conceitos, um policial tem licença legal para isso e situações como essa podem ocorrer N vezes por dia com esse grupo, estando o policial legalmente resguardado, mesmo que não moralmente.

Se você pertencesse ao grupo do exemplo, você se sentiria forçado a mudar seus maneirismos e vestimentas ou ficaria "puto" em ser cortado por baixo sem que sequer te conhecessem?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2011, 14:28:54 »
Tá respondendo a mim ou ao Manhattan? se for a mim eu acho que esta é das atitudes que estrapolariam o ato só em relação a mim (tipo ficar com medo ou segurar mais firme a bolsa) para a figura do "membro do profiling" como proibi-lo de subir o ônibus ou dizer que ele só pode frequentar determinadas salas/vagões/banheiros ou privilegiá-lo numa dura policial... e portanto, a minha resposta seria não :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2011, 14:30:28 »
Tá respondendo a mim ou ao Manhattan? se for a mim eu acho que esta é das atitudes que estrapolariam o ato só em relação a mim (tipo ficar com medo ou segurar mais firme a bolsa) para a figura do "membro do profiling" como proibi-lo de subir o ônibus ou dizer que ele só pode frequentar determinadas salas/vagões/banheiros ou privilegiá-lo numa dura policial... e portanto, a minha resposta seria não :)
Escrevi antes da sua mensagem ser enviada...

EDIT:

"Não" o que? Tem 4 interrogações ali...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2011, 14:30:35 »
(Enquanto eu escrevia isso o Jaf postou, mas também vale para ele)

Pois é. É por isso que enfatizei que o profiling se trata de uma atitude de um indivíduo. O estado e as empresas não devem fazer suposições como essas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2011, 14:34:02 »
Escrevi antes da sua mensagem ser enviada...

EDIT:

"Não" o que? Tem 4 interrogações ali...
Ahhh, ok... ;) não pra todas, eu acho... não vai dar tempo de reler, tô atrasadão .

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2011, 14:34:37 »
Então, se a polícia "joga na parede" somente um determinado grupo que se veste, fala como e frequenta locais onde há histórico (de forma comprovada) de práticas delituosas e a partir disto faz uso de seu poder descricionário para realizar a famosa busca pessoal, mesmo que naquele momento os que ali estejam não sejam os frequentadores delituosos usuais, isso não é preconceito, é "profilling?

É. E isso é motivo de muita controvérsia nos EUA.

Eu não tenho conhecimento prévio destes frequentadores atuais, mas eles se vestem como os criminosos da semana passada, falam como eles e frequentam o mesmo local, então por isso se justifica a fundada suspeita que trata o Código de Processo Penal? Eu não conheço essas pessoas, mas sei que uma fração não desprezível dos que ali frequenta já cometeu crimes, mas dessa vez, depois de abordarmos todos os 20, nenhum deles tinha sequer uma multa. Fui preconceituoso ou só fiz um pré-julgamento rápido baseado em um histórico?

Fez um pré-julgamento rápido baseado em um histórico. O que não pode acontecer é a Lei determinar esse tipo de tratamento.

Lembrando que enquanto você não pode agir diretamente de acordo com seus pré-conceitos, um policial tem licença legal para isso e situações como essa podem ocorrer N vezes por dia com esse grupo, estando o policial legalmente resguardado, mesmo que não moralmente.

Se você pertencesse ao grupo do exemplo, você se sentiria forçado a mudar seus maneirismos e vestimentas ou ficaria "puto" em ser cortado por baixo sem que sequer te conhecessem?

Eu tentaria mudar minhas vestimentas. Mas antes ia reclamar do "sistema". :)

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2011, 14:39:23 »
(Enquanto eu escrevia isso o Jaf postou, mas também vale para ele)

Pois é. É por isso que enfatizei que o profiling se trata de uma atitude de um indivíduo. O estado e as empresas não devem fazer suposições como essas.

Mas segundo o CPP:
§ 2o  Proceder-se-á à busca pessoal quando houver fundada suspeita de que alguém oculte consigo arma proibida ou objetos mencionados nas letras b a f e letra h do parágrafo anterior.

§anterior, b a f:

b) apreender coisas achadas ou obtidas por meios criminosos;

c) apreender instrumentos de falsificação ou de contrafação e objetos falsificados ou contrafeitos;

d) apreender armas e munições, instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso;

e) descobrir objetos necessários à prova de infração ou à defesa do réu;

f) apreender cartas, abertas ou não, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento do seu conteúdo possa ser útil à elucidação do fato;

O que é a fundada suspeita no trabalho ostensivo (ao contrário do investigativo, que requer mandado) senão um pré-julgamento rápido baseado em histórico e que ocorrerá de acordo com a vivência de cada policial?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2011, 14:43:19 »
Tem gente aqui que entende infinitamente mais sobre leis do que eu, mas creio que essa lei simplesmente abre uma brecha para permitir que o pré-julgamento feio pelo policial esteja dentro da lei. O que eu me referi foi a não ser permissível que a lei determine quais são os grupos a receberem "tratamento especial".

Alan Watts

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2011, 15:28:42 »
Sou um negro andando pelo centro de SP à noite. Na esquina vejo um grupo de branquelos com o cabelo raspado, dou meia volta e pego outro caminho. É muito provável que meu preconceito acabe de me salvar.
Seguindo por essa outra rua, dou de cara com um sujeito também negro que me encara. Ele é um tanto menor que eu, se não estiver armado e tentar alguma coisa, dou uma surra nele. O preconceito me mantém alerta.
Em frente a minha casa sou avistado por uma ronda policial e meu preconceito me faz sentir medo, mas eu não tenho alternativa, aquela é minha casa e se eu correr, pois é o que o meu preconceito de mim exige, estou fodido. Pra variar, de dentro do carro um deles me diz, pra meu desespero,
- Se essa porra de porta não abrir, negão, a gente vai te surra.
A porta abre e me encontro a salvo do preconceito estúpido de alguns policiais.

Enfim,
Qual o motivo de um novo termo?
A idéia, impressão ou conceito pré-concebido se bom ou ruim, justificável ou não, depende somente de contexto.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2011, 22:35:26 »
Tens toda a razão, Tiago :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!