Autor Tópico: Ministério da Justiça e DEM ressuscitam a censura no Brasil.  (Lida 3146 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Ministério da Justiça e DEM ressuscitam a censura no Brasil.
« Resposta #25 Online: 31 de Julho de 2011, 22:11:48 »
Proibindo ou não, ainda não me gerou vontade de baixar para ver. Acho que vou passar esse.

2

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 01 de Agosto de 2011, 03:34:47 »
Taí um filme que ninguém nunca teria ouvido falar nem teria vontade de assistir, até que alguns idiotas resolveram proibi-lo e vão conseguir o efeito contrário agora. Vocês acham que eu teria assistido à Centopeia Humana, se não tivessem comentado tanto sobre ele? :P Agora eu tenho que assistir a esse filme! :lol:
E a continuação já foi censurada:
Saiba por que Centopeia Humana 2 foi banido do Reino Unido

Após toda polêmica em torno de Centopeia Humana, o diretor Tom Six anunciou o lançamento da continuação. Ele prometeu que o longa-metragem seria bem mais forte que o primeiro e, pelo visto, cumpriu a promessa. O British Board of Film Classification (BBFC), órgão que determina a classificação dos filmes no Reino Unido, baniu a produção. Isso significa que o Centopeia Humana 2 - Sequência Completa, não será lançado no país nos cinemas e nem em DVD/Blu-ray.

Para quem ainda não sabe, Centopeia Humana fala de duas amigas norte-americanas que estão viajando pela Europa. Na Alemanha, elas são sequestradas por um médico que pretende fazer uma terrível operação: criar siameses unidos por um único sistema gástrico, isto é, conectar três pessoas cirurgicamente ligadas via ânus-boca. A trama inspirou o poeta brasileiro Glauco Mattoso, que criou uma série de sonetos sobre o tema. Leia os polêmicos poemas aqui.

Agora o que será que o novo filme tem para ter sido banido? O BBFC deu a justificativa, que conta a sinopse e detalhes de algumas cenas do filme - fato que fez com que Tom Six criticasse a divulgação das informações. Leia apenas se não se importar em ter as surpresas estragadas (vulgo spoiler) ou se simplesmente não tiver estômago para ver o filme.

Centopeia 2 conta a história de um homem que se torna sexualmente obcecado pelo DVD do primeiro filme e imagina colocar a ideia da centopeia humana em prática. Diferente do primeiro filme, a sequência apresenta imagens gráficas de violência sexual, defecação forçada e mutilação; e o espectador assiste da perspectiva do protagonista. No primeiro longa, a ideia da centopeia era apresentada como um experimento de um cientista louco e com o foco nas tentativas de fuga das vítimas, mas esta sequência apresenta a centopeia como objeto da fantasia sexual distorcida do protagonista.

O principal foco de Centopéia Humana 2 é a fascinação sexual do protagonista pela ideia e o espetáculo de degradação, humilhação, mutilação, tortura e assassinato de suas vítimas nuas. Exemplos disso incluem uma cena no começo do filme em que ele se masturba enquanto assiste ao DVD do primeiro filme com uma lixa ao redor de seu pênis. E uma outra cena em que ele fica excitado ao ver os membros da centopeia sendo forçados a defecar na boca uns dos outros, culminando com o homem estuprando a mulher da ponta com arame farpado ao redor do pênis.

O filme só apresenta as vítimas como objetos de degradação, para serem torturadas para divertimento e excitação sexual do protagonista. Existe uma forte ligação entre excitação sexual e violência, além de uma clara associação de prazer sexual com dor e perversidade. A conlusão do Conselho é que a apresentação explícita da obsessão sexual e violência do protagonista é uma potencial ameaça ao espectadores.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #27 Online: 01 de Agosto de 2011, 05:54:34 »
Sou contra a proibição de exibição. Por outro lado, até entendo os argumentos usados.

A propósito: segundo li, o filme não é ruim, embora não seja mesmo para qualquer um. Eu mesmo não tenho o menor interesse de ver um filme desses.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Agosto de 2011, 06:29:50 »
Temos é que agradecer muito ao governo por essa censura, assim como os chineses têm de agradecer e muito o governo de lá por deixar o world of warcraft lá muito mais agradável, sem aqueles ossos e sangue e coisas feias.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2011, 06:44:37 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Agosto de 2011, 19:46:53 »
O filme não foi propriamente proibido. Só a exibição em cinemas. A distribuição está liberada.

O que eu acho que não faz muito efeito, afinal o apelo comercial desse filme é zero. Quantos filmes sérvios já vimos exibidos no cinema? Acho que não seria um com estupro de bebês que chegaria às telas.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #30 Online: 04 de Agosto de 2011, 09:04:10 »
Não tenho nenhum posicionamento político-partidária, pra mim político/partidos políticos são tudo "farinha do mesmo saco", mas me parece que o DEM tem essa tendência à censura e ao autoritarismo, não sei se por influência de sua origem pouco democrática (vejam só a contradição!). Aqui no Rio Grande do Norte a forma que a governadora, que é do DEM, encontrou de reduzir a criminalidade foi proibir os órgãos de segurança pública de fornecer/divulgar estatísticas sobre violência e criminalidade aos meios de comunicação e imprensa em geral. Simples assim.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re:Ministério da Justiça e DEM ressuscitam a censura no Brasil.
« Resposta #31 Online: 05 de Julho de 2012, 18:38:19 »
Após um ano de censura, Justiça libera A SERBIAN FILM

por Renato Silveira 

A Serbian Film – Terror Sem Limites finalmente poderá ser lançado nos cinemas brasileiros. O juiz federal da 3ª Vara, em Belo Horizonte, Ricardo Machado Rabelo liberou a exibição comercial do filme em todo o território nacional.
Devido à controvérsia gerada por uma cena de simulação de abuso sexual contra um recém-nascido, o filme estava embargado desde o final de julho do ano passado, quando a Justiça do Rio de Janeiro proibiu a exibição de A Serbian Film em uma sessão no Cine Odeon, logo após o filme ter sido excluído da programação do festival RioFan a pedido da Caixa Econômica Federal, dona do espaço onde o evento foi realizado. Um entrave judicial ocorreu em seguida, passando pelo Ministério da Justiça, que chegou a liberar a classificação indicativa ao filme, até que a Justiça Federal em Minas censurou o longa em todo país, no início de agosto. Diversos atos foram realizados em favor da liberação (incluindo um debate com exibição gratuita do filme em Belo Horizonte).
Em sua sentença, o juiz Ricardo Machado Rabelo, o mesmo que atendeu ao pedido de proibição feito pelo Ministério Público Federal em ação cautelar no ano passado, esclarece que A Serbian Film “não incorre em nenhuma modalidade criminal”, não havendo assim “razões de natureza jurídica que impeçam a exibição”. O magistrado ainda faz a seguinte observação: “O que me garante a Carta Constitucional – não apenas a mim, mas a todo brasileiro – é o direito de me indignar, de recusar a vê-lo ou até mesmo o direito de me levantar e deixar a sala de sessão, levando comigo as minhas conclusões e convicções acerca da natureza humana, suas dimensões, limites e idiossincrasias.”
Agora, com a liberação da Justiça, o distribuidor do filme, Raffaele Petrini, da Petrini Filmes, disse ao Cinema em Cena que já está negociando exibições de A Serbiam Film em festivais de cinema nos próximos meses. A data de lançamento no circuito comercial ainda não está definida.
Leia trecho da sentença proferida hoje e clique aqui para fazer o download da versão integral:

Em cumprimento à decisão liminar, a União juntou recentemente aos autos o Ofício 48/2012/GAB/DG/DPF, de 24 de janeiro de 2012, subscrito pelo Dr. Leandro Daiello Coimbra, Diretor- Geral da Polícia Federal, endereçado ao Senhor Secretário Nacional de Justiça, cujo teor é o seguinte:
“Em atenção ao ofício da referência informamos que a obra audiovisual “A SERBIAN FILM – TERROR SEM LIMITES” não incorre em nenhuma modalidade criminal, uma vez que, as cenas contidas na película não revelam atividades sexuais explícitas (reais ou simuladas) ou a exibição de órgãos genitais das crianças que participam da referida obra, não ferindo a disciplina da Lei nº 8.069/90.”

Cumprido, portanto, o provimento liminar, nos exatos termos em que deferido e tendo a Administração, por um de seus órgãos competentes, a Polícia Federal, concluído pela inocorrência dos crimes tipificados na Lei nº 8.069/90- Estatuto da Criança e Adolescente, entendo que não há mais razões de natureza jurídica que impeçam a exibição do filme “A Serbian Film” em todo o território nacional.

Uma palavra final: vi o filme. Do início ao fim. O filme é realmente muito forte. Verdadeiramente impactante. O enredo é crudelíssimo. Se é arte eu não sei. Pode ser para alguns, para outros não. O que sei, contudo, é que se estivesse no cinema teria me levantado e ido embora. No entanto, como juiz, não posso ser o seu censor no território nacional, como me diz a Constituição Federal. Aliás, o que me garante a Carta Constitucional – não apenas a mim, mas a todo brasileiro - é o direito de me indignar, de recusar a vê-lo ou até mesmo o direito de me levantar e deixar a sala de sessão, levando comigo as minhas conclusões e convicções acerca da natureza humana, suas dimensões, limites e idiossincrasias. Aprendi com o desassossegado Fernando Pessoa “Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura” (Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, Cia das Letras, 2012, p. 82).

Fica, assim, desde já liberada a exibição do filme “A Serbian Film” no Brasil, como permite e autoriza a Constituição Federal.

RICARDO MACHADO RABELO
Juiz Federal da 3ª Vara

http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=45166
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!