Autor Tópico: Discutir religião não é perda de tempo  (Lida 3073 vezes)

Offline rizk

• Nível 11
  • *
Discutir religião não é perda de tempo
« Online: 04 de Agosto de 2011, 12:23:06 »
Do Greta Christina's Blog
http://gretachristina.typepad.com/greta_christinas_weblog/2011/08/resistance-is-not-futile.html
Tradução porca minha.

I: Discutir religião é perda de tempo?
R: Não.

II: Idéia preconcebida: Argumentar contra a religião nunca funciona. Crenças religiosas são profundamente arraigadas, mantidas por razões emocionais e não racionais.
A: Bobagem.
B: Funciona. Pergunte a qualquer escritor ateu / blogueiro / debatedor / palestrante. As pessoas são persuadidas pelos nossos argumentos. Frequentemente.
C: Por que as pessoas acham que nunca funciona?
1) Porque raramente funciona de imediato, no decorrer de uma única conversa. Deixar a religião é, geralmente, um processo, que leva tempo. Não se vai convencer alguém a abandonar a religião em uma  única conversa - mas se pode plantar as sementes da dúvida.
2) Muitas pessoas são avessas ao conflito. Elas se convencem de que argumentar contra a religião não funciona porque não querem fazê-lo.
3) Se não quer fazer, não faça. Faça qualquer tipo de ativismo ateu que seja confortável para você. Mas não fique no caminho dos outros ateus que querem fazê-lo.

III: Como fazer:
A: Não desperdice seu tempo com debates privados. Trave seus debates em fóruns públicos: blogs, Facebook, filme suas conversas e colocá-los no YouTube, etc
B: Conside seriamente se quer debater com pessoas próximas - familiares, amigos, etc
C: Não procure a "bala de prata": não há um argumento perfeito que irá convencer todo mundo a se tornar um ateu.
1) Mais uma vez, deixar a religião é geralmente um processo longo, envolvendo o aspecto emocional e o intelectual.
2) Argumentos diferentes funcionam para pessoas com pessoas diferentes.
3) Muitas pessoas precisam de vários argumentos para convencê-las. Seja paciente. Suas idéias são velhas para você, mas eles são novas para as pessoas com quem você está falando.

IV: Que metas do movimento ateu são alcançadas no diálogo com pessoas religiosas?
A: Todas elas.
B: Sério.
C: Se você está fazendo contatos ou trabalho inter-religioso com crentes, faz sentido deixar de lado esses argumentos temporariamente - mas o trabalho de coalizão nunca deve custar um cala-boca permanente às objeções ateístas à religião.
1) Discutir sobre religião funciona para convencer as pessoas a sair. Ver acima.
2: Discutir sobre religião religião despe a religião de seu status especial de privilégio, de idéia que nunca pode ser questionada.  E isso vai ao encontro de todos os nossos objetivos: acabar com o fanatismo anti-ateu, promover a separação entre Igreja e Estado, fim das isenções especiais para as organizações religiosas, etc
3) Discutir sobre religião a coloca na condição de idéia, não mais de vínculo identitário - o que torna os crentes mais propensos a nos ouvir.
D: Assim, pense seriamente em discutir religião.
E. Se você escolher não discutir, não fique no caminho das pessoas que discutem.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Discutir religião não é perda de tempo
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2011, 05:23:52 »
rizk - escreveu:

Discutir religião é perda de tempo?

R: Não.

Idéia preconcebida: Argumentar contra a religião nunca funciona. Crenças religiosas são profundamente arraigadas, mantidas por razões emocionais e não racionais.

Eu concordo inteiramente que não é... Mas a minha mulher por exemplo, acha que sim.

Todavia, na minha opinião, parece-me que o autor, está a confundir religião, com sociabilidade e política fundamental.

Existe o misticismo, que é o relacionamento individual e pessoal com "d+EU+s" e a religião, o relacionamento social com os outros "d+EU+ses".

Como terá escrito Aristóteles: o Homem é um animal político, portanto religioso; porque é dotado de instinto gregário, dado que nasce da sociedade, cresce e desenvolve-se em sociedade e morre quase sempre, em sociedade. :idea:

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2011, 09:12:33 »
Ah, pérolas de Aristóteles. "Homem é um animal político, portanto religioso": grande cagada sacada para um dos precursores da lógica.

Sempre abro um sorrisinho cada vez que lembro da suposta idéia de religião como "religare", ou algo que o valha. É só mais uma das hipocrisias do religioso: poucas coisas são tão "segregárias" quanto a religião. O papinho de "reunião" costuma valer só para o grupinho do salão.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2011, 10:02:45 »
 Feynman - escreveu:

Ah, pérolas de Aristóteles. "Homem é um animal político, portanto religioso": grande sacada para um dos precursores da lógica.

E tem toda a razão: Aristóteles, foi de facto perolífero e com alguma qualidade.... Foi pena não ter convencido Alexandre, a terminar com a escravatura e ter incentivado uma democracia mais consequente e igualitária, para todos os seus súbditos sem excepção alguma.

Mas na minha opinião, não deixa de ter razão, quando igualou política e religião. :idea:

Sempre abro um sorrisinho cada vez que lembro da suposta idéia de religião como "religare", ou algo que o valha. É só mais uma das hipocrisias do religioso: poucas coisas são tão "segregárias" quanto a religião. O papinho de "reunião" costuma valer só para o grupinho do salão.

Grosso modo, concordo com o que diz. Todavia se considera, que política e religião, são duas faces da mesma moeda, então há-de considerar aceitável, que sempre que se faz religião, faz-se política e portanto fazem-se partidos: dado que a ditadura é inaceitável e o catolicismo romano por exemplo, aparentemente falhou na sua universalista, vocação imperial.

E, que uma das características partidárias, é criarem-se exclusões ou oposições a outros agrupamentos humanos, que extrapolem a noção de familia natural; consaguínea, tribal, citadina, regional, nacional e etc.

Entretanto, eu cá por mim, não vejo qualquer inconveniente, que o significado de religião, seja principalmente união, desde que esse conceito englobe amistosamente toda a Humanidade e com o tempo, respeito por toda a vida natural... :idea:

artur
« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, 10:08:25 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2011, 16:15:31 »
Aristóteles nada mais é do que um ser humano acima da média, mas em seu tempo histórico. Não há como condená-lo pelo que ele pensava sobre deuses e religiões.
Foto USGS

Offline Codex

• Nível 10
  • *
Re:Discutir religião não é perda de tempo
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2011, 01:57:56 »
Sobre o tema do tópico, concordo plenamente que discutir religião não é perda de tempo. Tomo como exemplo o momento em que eu fui convencido, através de meios lógicos, a repensar naquilo que eu acreditava de fato. Realmente não foi nada fácil e confesso que ainda não é, as vezes me pego a pensar se não estou no "caminho errado".
« Última modificação: 03 de Outubro de 2011, 02:00:17 por Codex »
Codex, prazer.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2011, 02:21:23 »
Você está no caminho certo! Vamos todos juntos para o inferno!  :diabo:

<a href="http://www.youtube.com/v/IqNbalR8pdg&amp;hd=1" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/IqNbalR8pdg&amp;hd=1</a>
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2011, 03:56:04 »
Você está no caminho certo! Vamos todos juntos para o inferno!  :diabo:

<a href="http://www.youtube.com/v/IqNbalR8pdg&amp;hd=1" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/IqNbalR8pdg&amp;hd=1</a>

Hahaha, ótima música!
Codex, prazer.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2011, 08:37:37 »
Sobre o tema do tópico, concordo plenamente que discutir religião não é perda de tempo. Tomo como exemplo o momento em que eu fui convencido, através de meios lógicos, a repensar naquilo que eu acreditava de fato. Realmente não foi nada fácil e confesso que ainda não é, as vezes me pego a pensar se não estou no "caminho errado".

É um caminho árduo, o da descrença, mas incrivelmente salutar sob o ponto de vista intelectual.
Foto USGS

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2011, 11:23:46 »
"Movimentos Ateu"? "Converter/Desconverter Pessoas à Descrença? Só participar de debates públicos?. E especialmente "don't get in the way of other people who do.". Por São Eric Hoffer dos "True Believers", não, obrigado.

Olha só, o espectro do pensamento coletivista e do "Grupo Primeiro, Indivíduo Depois", a coisa mais típica e detestável do pensamento religioso (e proximamente religioso) perseguindo justamente aqueles que são descritos como "Herding Atheists is Like Herding Cats"?

« Última modificação: 03 de Outubro de 2011, 11:27:39 por Irracionalista »
"Make Money, Not War."

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2011, 13:56:50 »
"Movimentos Ateu"? "Converter/Desconverter Pessoas à Descrença? Só participar de debates públicos?. E especialmente "don't get in the way of other people who do.". Por São Eric Hoffer dos "True Believers", não, obrigado.

Olha só, o espectro do pensamento coletivista e do "Grupo Primeiro, Indivíduo Depois", a coisa mais típica e detestável do pensamento religioso (e proximamente religioso) perseguindo justamente aqueles que são descritos como "Herding Atheists is Like Herding Cats"?
Proximamente religioso é um eufemismo? Hahahahahehehaheha!
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!