Autor Tópico: Mudanças Significativas  (Lida 1192 vezes)

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Offline Sodré

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Mudanças Significativas
« Online: 04 de Agosto de 2005, 20:20:13 »
NOVO PROCESSO SCOPES?

EUA, SÉCULO XXI: TEORIA DA EVOLUÇÃO NO BANCO DOS RÉUS (Reuters) (O Estado de SP, 04/05/05)

A partir desta quinta-feira, o Estado de Kansas, EUA, realiza audiência pública de seis dias, nos mesmos moldes de um julgamento, para discutir se o ensino da teoria da evolução será mantido nas suas escolas.
O que vai ser discutido são mudanças nos atuais parâmetros. Ao contrário do contorcionismo hermenêutico da agência Reuters - 'se o ensino da teoria da evolução será mantido', os proponentes solicitam que a teoria da evolução seja objetivamente ensinada:

Ampliar as informações sobre a Teoria da Evolução


Esclarecimento: Os proponentes declaram que suas alterações relativas à seção sobre evolução intendem informar mais adequadamente os estudantes sobre a Teoria da Evolução e as hipóteses sobre as quais ela é pregada. A lista anexa esclarece algumas informações adicionais que os estudantes compreenderiam.

Mais de 20 pessoas devem testemunhar.
Os relatos serão analisados pelo comitê de ensino estadual. Grupos de cientistas americanos afirmam que o debate é apenas uma maneira de oficializar o ensino do criacionismo - vertente com base religiosa que nega a evolução dos seres vivos - e prometem boicotar a audiência.
O 'ensino do criacionismo' não está sendo solicitado para ser oficializado. O que está sendo pedido é mais ciência que ciência! Os grupos de cientistas americanos vão boicotar a audiência porque já evitaram, estrategicamente, serem questionados no Scopes I. Razão? Eles só poderiam defender a teoria especial da evolução (microevoluções) que lida com os genes estruturais (a maioria das pesquisas evolutivas estão aqui), mas não poderiam defender publicamente a teoria geral da evolução (macroevoluções) que lida com os genes de desenvolvimento -- como é que ocorre a mudança morfológica das espécies?
'Sinto que estou preso no tempo', diz o advogado Pedro Irigonegaray, que vai defender a teoria da evolução. 'Debater a evolução é como debater se a Terra é redonda. É uma questão absurda.'


A expressão 'sinto que estou preso no tempo' é um ataque 'ad hominem' para denegrir os proponentes das mudanças como pessoas da Idade Média. Trazer a analogia de 'debater a evolução é como debater se a Terra é redonda' demanda examinar a lógica ultradarwinista cum granum salis: que a Terra é redonda é um 'fato científico' devidamente comprovado, já as 'especulações' de Darwin... Sinto pena desse advogado, mas como ele 'canta' no coro darwinista questionar o 'fato' da evolução sempre será 'uma questão absurda'. O que estão tentando é blindar mais uma vez a Teoria da Evolução das insuficiências epistêmicas.

Para nossos leitores terem idéia do que verdadeiramente está ocorrendo no Estado de Kansas, apresentamos a seguir a tradução do resumo das propostas feitas por membros do Comitê de Redação a serem examinadas pelo Conselho Estadual de Educação local.

RESUMO DAS PROPOSTAS CHAVE PARA A ALTERAÇÃO DE PADRÕES APRESENTADA POR OITO MEMBROS DO COMITÊ DE REDAÇÃO DE CIÊNCIAS.

1. Alterar a missão da educação em ciências, acrescentando o termo "informadas":
"A educação em ciências no Estado de Kansas contribui para preparar todos os estudantes para o aprendizado no decorrer de toda sua vida, e para que possam utilizar a ciência para a tomada de decisões informadas e racionais que contribuam para a comunidade local, estadual, nacional e internacional".
Esclarecimento: Os proponentes declaram que esta alteração reflete sua preocupação principal. Uma decisão "racional" pode vir a ser uma má decisão se não for adequadamente "informada". Isso é importante porque esclarecimentos científicos causam impacto significativo em muitas decisões importantes, aí incluídas as relativas a religião, estado e ética.

2. Ampliar as informações sobre a Teoria da Evolução


Esclarecimento: Os proponentes declaram que suas alterações relativas à seção sobre evolução intendem informar mais adequadamente os estudantes sobre a Teoria da Evolução e as hipóteses sobre as quais ela é pregada. A lista anexa esclarece algumas informações adicionais que os estudantes compreenderiam.

3. Alterar a definição de ciência

Definição atual: "Ciência é a atividade humana de procurar esclarecimentos naturais para o que observamos no mundo ao nosso redor".
Alteração proposta: "Ciência é um método sistemático de investigação continuada, que utiliza a observação, o teste de hipóteses, medida, experimentação, argumento lógico e construção teórica para levar a esclarecimentos mais adequados dos fenômenos naturais".

Esclarecimento: Os proponentes argumentam que a definição atual limita a investigação científica ao promover uma filosofia naturalista (ou materialista), pois ele só permite explicações "naturais". O naturalismo permite somente causas naturais ou materiais para explicar a natureza e a origem dos fenômenos naturais. Os proponentes vêem nisso um obstáculo á ciência, em face dos muitos aspectos não-materiais do mundo natural, como por exemplo a "informação" biológica e a consciência. Essa definição, quando aplicada à história da vida, elimina a possibilidade de que alguma forma de inteligência possa ter desempenhado algum papel, encastela a evolução naturalista como um dogma, e não permite aos estudantes "seguirem as evidências para onde quer que elas levem". Os proponentes argumentam que a definição proposta, recentemente adotada no estado de Ohio, dá abertura para a investigação científica, e é neutra religiosamente.

4. Esclarecer que a evolução é uma teoria, e não um fato estabelecido:

Esclarecimento: Os proponentes crêem que esta alteração é importante porque muitas questões fundamentais relacionadas com a adequação dos mecanismos evolutivos permanecem sem resposta, e porque a evolução é uma ciência histórica, subjetiva, que oferece uma resposta à questão fundamental para a religião teísta ou não: "De onde viemos?"

5. Exigir que os estudantes compreendam como diferem entre si as ciências históricas e experimentais.

Esclarecimento: Os proponentes acreditam que os estudantes deveriam compreender:
1. Como geólogos, antropólogos, biólogos evolucionistas, e outros cientistas históricos testam suas hipóteses, e
2. Que as explicações para eventos não observados que ocorreram no passado longínquo são necessariamente mais tentativas do que explicações para fenômenos que podem ser observados e testados em tempo real sob condições controladas.
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Offline Buckaroo Banzai

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Re: Mudanças Significativas
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2005, 20:46:58 »
Citação de: Sodré
A expressão 'sinto que estou preso no tempo' é um ataque 'ad hominem' para denegrir os proponentes das mudanças como pessoas da Idade Média. Trazer a analogia de 'debater a evolução é como debater se a Terra é redonda' demanda examinar a lógica ultradarwinista cum granum salis: que a Terra é redonda é um 'fato científico' devidamente comprovado, já as 'especulações' de Darwin... Sinto pena desse advogado, mas como ele 'canta' no coro darwinista questionar o 'fato' da evolução sempre será 'uma questão absurda'. O que estão tentando é blindar mais uma vez a Teoria da Evolução das insuficiências epistêmicas.

A esfericidade da Terra e a ancestralidade comum são bastante comprovadas cientificamente, mas há ainda criacionismos que duvidam dos dois. Não é ad hominem, é uma analogia verdadeira.
Nao sei o que tem de ultradarwinista nisso, é só um termo colocado como uma tentativa de contrapeso à termos muito mais adequados como literalistas bíblicos fanáticos ou fundamentalistas.

Ancestralidade comum universal é comprovável independentemente do "darwinismo" ou de "ultradarwinismo".

Terra plana, fixismo, dilúvio universal, só nos textos bíblicos. Sem comprovação independente.

Se isso é ad hominem falar em criacionismo é ad nauseum.


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3. Alterar a definição de ciência



Na cara dura!!  :shock:

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Definição atual: "Ciência é a atividade humana de procurar esclarecimentos naturais para o que observamos no mundo ao nosso redor".
Alteração proposta: "Ciência é um método sistemático de investigação continuada, que utiliza a observação, o teste de hipóteses, medida, experimentação, argumento lógico e construção teórica para levar a esclarecimentos mais adequados dos fenômenos naturais".

Bem, ainda é uma definição que não dá margem à misticismo e superstições, a meu ver, mas parece que é o objetivo deles... vamos ver:


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Esclarecimento: Os proponentes argumentam que a definição atual limita a investigação científica ao promover uma filosofia naturalista (ou materialista), pois ele só permite explicações "naturais".

Ah tah, agora vão permitir a fantasia e o sobrenatural como "ciência"... que legal........ vai ficar fácil ser cientista.... astrologos, buziologos, frenologistas, todos são cientistas! Que avanço!!!


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O naturalismo permite somente causas naturais ou materiais para explicar a natureza e a origem dos fenômenos naturais. Os proponentes vêem nisso um obstáculo á ciência, em face dos muitos aspectos não-materiais do mundo natural, como por exemplo a "informação" biológica e a consciência.

Não exisite informação que não tenha uma base material, e consciência é tão material quanto um movimento reflexo ou raio.


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Essa definição, quando aplicada à história da vida, elimina a possibilidade de que alguma forma de inteligência possa ter desempenhado algum papel

Formas de inteligência desempenham papel na evolução. Isso é feito há séculos na agricultura e pecuária.


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, encastela a evolução naturalista como um dogma

Não é um dogma porque são muitas mais as evidências contrárias possíveis, apenas elas não são encontradas, o que é um padrão específico demais para ser aleatório. Mas para que lembrar disso, não é?


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, e não permite aos estudantes "seguirem as evidências para onde quer que elas levem".

Acho que era "imaginação", no lugar de "evidências".

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Os proponentes argumentam que a definição proposta, recentemente adotada no estado de Ohio, dá abertura para a investigação científica, e é neutra religiosamente.

E se permite que as religiões, quaisquer delas, provem seus textos como literalmente verídicos, é nula cientificamente.

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4. Esclarecer que a evolução é uma teoria, e não um fato estabelecido:

Esclarecimento: Os proponentes crêem que esta alteração é importante porque muitas questões fundamentais relacionadas com a adequação dos mecanismos evolutivos permanecem sem resposta, e porque a evolução é uma ciência histórica, subjetiva, que oferece uma resposta à questão fundamental para a religião teísta ou não: "De onde viemos?"

A evolução (ancestralidade comum) é um fato e há teorias que o explicam (modificações hereditárias e seus resultados ecológicos). As incertezas nas últimas não invalidam em nada a primeira. É como um cadáver obviamente de assassinato, e a discussão de quem matou, como e por que.


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5. Exigir que os estudantes compreendam como diferem entre si as ciências históricas e experimentais.

Esclarecimento: Os proponentes acreditam que os estudantes deveriam compreender:
1. Como geólogos, antropólogos, biólogos evolucionistas, e outros cientistas históricos testam suas hipóteses, e
2. Que as explicações para eventos não observados que ocorreram no passado longínquo são necessariamente mais tentativas do que explicações para fenômenos que podem ser observados e testados em tempo real sob condições controladas.

E tudo poder ser só uma ilusão, puro acaso, se um ser misterioso com poder para fazer tudo ficar assim, o fez.

Offline Stéfano

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Re.: Mudanças Significativas
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2005, 20:57:48 »
Parafraseando a frase famosa, qualquer Estado que seja autoritário o suficiente para poder definir o currículo escolar pode ser autoritário o suficiente para ignorar mais de um século de ciência e te forçar a estudar religião no lugar.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Atheist

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Re.: Mudanças Significativas
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2005, 22:16:44 »
Soube esta semana que constitucionalmente as escolas dos EUA não podem lecionar religião. Isso justifica o desespero deles em tentar inventar algo que passe por científico para os políticos pseudo-religiosos e acabar pregando na sala de aula.

No Brasil isso não se justifica uma vez que é permitido ter aulas de ensino religioso nas escolas, embora nenhum aluno tenha a obrigação de frequentar.

Quisera eu saber disso 15 anos atrás...  :x

Offline Perseus

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Re: Mudanças Significativas
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2005, 23:47:50 »
[ironicmode=on]Tomara que de certo.

A curto-médio prazo vai ta chovendo neguinho idiota que não consegue produzi nada.. a concorrência vai abaixa. Beleza.[/ironicmode=on]


Agora sério:

Citação de: Sodré
Os grupos de cientistas americanos vão boicotar a audiência porque já evitaram, estrategicamente, serem questionados no Scopes I. Razão? Eles só poderiam defender a teoria especial da evolução (microevoluções) que lida com os genes estruturais (a maioria das pesquisas evolutivas estão aqui), mas não poderiam defender publicamente a teoria geral da evolução (macroevoluções) que lida com os genes de desenvolvimento -- como é que ocorre a mudança morfológica das espécies?

Dessa vez vai ser diferente.

Isso aqui em cima é uma mentira.
Se algum criacionista discorda, que de sinal de vida.

Se ninguém falar nada, então posso supor que todos concordam que isto aqui é bobagem.



Criacionistas em sua maioria, sendo covardes, mentirosos, desonestos e hipócritas, é claro, se fingiram de mortos, ae vão voltar a repetir isso pro primeiro débil mental que aparecer. Afinal, este é o público alvo.


 
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que a Terra é redonda é um 'fato científico' devidamente comprovado, já as 'especulações' de Darwin

A fatos em toneladas comprovando a explicação darwiana.

Mesma coisa acima, se algum criacionista discorda, DIGA: "Não concordo"
E vou ser bonzinho dessa vez..nnão precisa dizer o porque.

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3. Alterar a definição de ciência

Definição atual: "Ciência é a atividade humana de procurar esclarecimentos naturais para o que observamos no mundo ao nosso redor".
Alteração proposta: "Ciência é um método sistemático de investigação continuada, que utiliza a observação, o teste de hipóteses, medida, experimentação, argumento lógico e construção teórica para levar a esclarecimentos mais adequados dos fenômenos naturais".

Esclarecimento: Os proponentes argumentam que a definição atual limita a investigação científica ao promover uma filosofia naturalista (ou materialista), pois ele só permite explicações "naturais". O naturalismo permite somente causas naturais ou materiais para explicar a natureza e a origem dos fenômenos naturais. Os proponentes vêem nisso um obstáculo á ciência, em face dos muitos aspectos não-materiais do mundo natural, como por exemplo a "informação" biológica e a consciência. Essa definição, quando aplicada à história da vida, elimina a possibilidade de que alguma forma de inteligência possa ter desempenhado algum papel, encastela a evolução naturalista como um dogma, e não permite aos estudantes "seguirem as evidências para onde quer que elas levem". Os proponentes argumentam que a definição proposta, recentemente adotada no estado de Ohio, dá abertura para a investigação científica, e é neutra religiosamente.


Um resumo breve e fiel para quem não quer ler isso aqui: Querem afrouxar a metodologia cientifica, deixar ela mais "light", mais permissiva, para assim a mitologia da criação inteligente ganhar o seu espaço.

O que é engraçado, qualquer aluno com deficiência mental que tenha chegado ao menos no 2º ano do ensino médio, sem ter repetido de ano mais do que 3 vezes, é capaz de trucidar as idéias pseudo cientificas desta mitologia.
Assim pergunto: Para que cientistas, se nós, alunos de graduação, somos capazes de pulverizar qualquer idéia que qualquer preponente da mitologia da criação inteligente aprensente?

Alguém duvida?
Se alguém me apresentar um tópico, seja neste fórum, seja no RV, seja no fórum criacionista, seja no IJesus, seja no Questionando as origens que tenha algum argumento criacionista, que não foi refutado, eu me converto.


Boa chance para você sodré. Não é você que tem uma missão especial de se vestir de vermelho, usar um rabo e ficar cutucando as pessoas com um tridente?


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4. Esclarecer que a evolução é uma teoria, e não um fato estabelecido:

Esclarecimento: Os proponentes crêem que esta alteração é importante porque muitas questões fundamentais relacionadas com a adequação dos mecanismos evolutivos permanecem sem resposta, e porque a evolução é uma ciência histórica, subjetiva, que oferece uma resposta à questão fundamental para a religião teísta ou não: "De onde viemos?"

Li apenas a primeira frase, não li o "esclarecimento". não preciso. com toda a certeza deve ter Abiogênese ou coisa do tipo no meio..

É assim:
Existe a evolução biológica, e a explicação para a evolução biológica: A Teoria de Darwin (que na verdade são 5 teorias. O idiota que escreveu este texto deve ter se 'esquecido' disso)

A primeira, é um fato irrefútavel. Como bem diz a criacionista Drª Márcia de Oliveira: Mudança nas espécies através do tempo, é um fato irrefútavel.

A segunda, que é a teoria, é a explicação para como este fato ocorre.

O autor esta dizendo ali em cima, que a Drª Márcia esta errada.

Sodré, resolva esta contradição fatal: Quem esta certo? O cara que escreveu este negócio ou a Márcia?

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5. Exigir que os estudantes compreendam como diferem entre si as ciências históricas e experimentais.

Esclarecimento: Os proponentes acreditam que os estudantes deveriam compreender:
1. Como geólogos, antropólogos, biólogos evolucionistas, e outros cientistas históricos testam suas hipóteses, e
2. Que as explicações para eventos não observados que ocorreram no passado longínquo são necessariamente mais tentativas do que explicações para fenômenos que podem ser observados e testados em tempo real sob condições controladas.

Se todo e qualquer estudante deste país, passasse 3 minutos e 25 segundos no laboratório de Geociências da Usp, principalmente no que faz a datação Argonio-Argonio... Ou no LNLS aqui de Campinas (custou apenas $67 milhões), o criacionismo seria pulverizado instantaneamente.
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Offline OldSkull

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Re: Re.: Mudanças Significativas
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2005, 10:59:18 »
Citação de: Atheist
Soube esta semana que constitucionalmente as escolas dos EUA não podem lecionar religião. Isso justifica o desespero deles em tentar inventar algo que passe por científico para os políticos pseudo-religiosos e acabar pregando na sala de aula.

No Brasil isso não se justifica uma vez que é permitido ter aulas de ensino religioso nas escolas, embora nenhum aluno tenha a obrigação de frequentar.

Quisera eu saber disso 15 anos atrás...  :x


Não é obrigado frequentar as aulas só nas públicas ou nas particulares tb?

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Offline Buckaroo Banzai

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Re.: Mudanças Significativas
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2005, 12:27:58 »
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É assim:
Existe a evolução biológica, e a explicação para a evolução biológica: A Teoria de Darwin (que na verdade são 5 teorias. O idiota que escreveu este texto deve ter se 'esquecido' disso)

A primeira, é um fato irrefútavel. Como bem diz a criacionista Drª Márcia de Oliveira: Mudança nas espécies através do tempo, é um fato irrefútavel.

A segunda, que é a teoria, é a explicação para como este fato ocorre.

O autor esta dizendo ali em cima, que a Drª Márcia esta errada.

Sodré, resolva esta contradição fatal: Quem esta certo? O cara que escreveu este negócio ou a Márcia?

É que existem dois significados para evolução como fato ou teoria comprovada: um de que espécies se modificam, e tornam-se até outras espécies; outro de que dessa forma, todas as espécies descendem de um ancestral comum.

O Sodré aceita evolução no sentido de modificação, e até aceita a necessidade de uma modificação superveloz pós-diluveana produzindo incontáveis especiações para o criacionismo dele - mas as espécies ainda seriam fixas dentro de "tipos" mais abrangentes ("neofixismo"), a ancestralidade comum universal é negada; em vez disso, escolhe-se arbitrariamente os tipos originais criados.

Já o Edson e o Waldemar Janzén, por outro lado, me parece que admitem apenas a modificação dentro das espécies, o fixismo clássico.

Ambos os tipos de criacionismos negam o fato da ancestralidade comum universal e aceitam o fato modificação nas linhagens apenas num limite que não conflite intimamente com seus dogmas.
 


PS. essa distinção de micro e macro evolução é nova para mim: micro é com genes estruturais e macro com genes de desenvolvimento!

Offline LIAN

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Mudanças Significativas
« Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2005, 13:04:00 »
Criacionistas precisam entrar num acordo quanto à evolução biológica, antes de especularem a possibilidade de mudança de qualquer conceito dentro da Ciência. E mudar conceito, no século XXI isso é missão pra cientistas não pra teólogo.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Jasig Aurumalfa

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Isso mesmo...
« Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2005, 16:11:23 »
Citação de: PSYCHOCANDY
Criacionistas precisam entrar num acordo quanto à evolução biológica, antes de especularem a possibilidade de mudança de qualquer conceito dentro da Ciência. E mudar conceito, no século XXI isso é missão pra cientistas não pra teólogo.

Exatamente, pura desconcertação da metodologia científica...
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