Autor Tópico: Um crime bárbaro e suas consequências...  (Lida 779 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Um crime bárbaro e suas consequências...
« Online: 13 de Agosto de 2011, 20:07:57 »
http://www.diarioonline.com.br/noticia-161760-acusados-confessam-que-mataram-joelson.html

O crime citado no link acima está sendo considerado um dos mais cruéis e atrozes praticados aqui no Pará(muito comentado por sinal).Dada a gravidade do crime,pergunto se há algum advogado/juiz entre os foristas para que possam me tirar uma dúvida:se os culpados(confessos) dessa atrocidade forem condenados,qual a pena máxima iindicada ? 30 anos ? Se os mesmos forem condenados a essa pena,quantos anos pelo menos os mesmos vão cumprir na cadeia ? Se forem réus primários,a pena poderá ser atenuada ?
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, 20:11:36 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gutislo, o godo

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Re: Um crime bárbaro e suas consequências...
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2011, 10:30:17 »
Hum... não sou Magistrado, nem Promotor, mas vejamos:

Segundo o promotor Marcelo Cunha de Araújo, em seu interessante livro "Só é preso quem quer", no Brasil há uma prática de que, raramente réus primários recebem uma pena máxima por seus delitos; isto é muito equivocado pois a particularidade de cada crime deve ser também levada em conta, não apenas a vida pregressa do réu.  :idea:

Se os acusados forem condenados à pena máxima, 30 anos, por se tratar, ao que parece de homicídio qualificado, terão de cumprir 3/5 da pena em regime fechado, ou seja 18 anos "na tranca" se forem reincidentes, ou 2/5, se forem primários - 12 anos *. Isto porque os crimes hediondos, como o homicídio qualificado, têm progressão de regime diferente.

A notícia não deu detalhes, mas a pena total pode ser maior se outros crimes tiverem sido cometidos, como ocultação de cadáver, seqüestro, e o esquartejamento, como foi dito. Acredito que este último se enquadre no mesmo artigo que trate da ocultação do corpo, o 211 do Código Penal:

Destruição, subtração ou ocultação de cadáver

Art. 211 - Destruir, subtrair ou ocultar cadáver ou parte dele:

Pena - reclusão, de um a três anos, e multa.

Saliento que os réus podem ser condenados a pena maior que 30 anos, pois há, pelo menos, dois crimes; o que não pode, segundo a lei, é o criminoso ficar na cadeia por mais de 30 anos.

* Art 2º, da Lei 8072/1990, a Lei dos Crimes Hediondos.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2011, 10:44:56 por Gutislo, o godo »
"Todas as verdades estão contra nós. Mas continuamos vivendo porque as aceitamos em si mesmas, porque nos recusamos a tirar as conseqüências. Onde existe alguém que tenha traduzido uma só conclusão do ensino da astronomia, da biologia e tenha decidido não levantar-se mais por revolta ou por humildade face às distâncias siderais ou aos fenômenos naturais? Houve alguma vez um orgulho vencido pela evidência de nossa irrealidade?... As ciências provam nosso nada. Mas quem tirou disso a última lição?" E. Cioran

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Re:Um crime bárbaro e suas consequências...
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2011, 18:55:00 »
http://www.diarioonline.com.br/noticia-174452-casal-e-condenado-a-mais-de-27-anos-de-prisao.html


Casal é condenado a mais de 27 anos de prisão





A juíza Andréa Lopes Miralha, da 5ª Vara Penal da Comarca de Ananindeua, condenou Savana Nathália Barbosa Cruz e Raimundo Nonato Ferreira dos Santos, a 27 anos e oito meses de reclusão e 27 anos e cinco meses de reclusão, respectivamente, pelo crime de latrocínio praticado contra o vigilante Joelson Ramos de Souza, ocorrido em 10 de julho deste ano de 2011.
A magistrada acatou parcialmente a denúncia oferecida pelo Ministério Público, condenando os réus também pelos crimes de destruição, subtração e ocultação de cadáver. Ela encaminhou para a Comarca de Novo Repartimento a acusação contra Raimundo Nonato de uso de documentos falsos, e para a Comarca de Belém a acusação contra ambos de prática de estelionato.

De acordo com a sentença, a magistrada aplicou o agravante de uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, que, de acordo com os laudos sobre o local do crime e condições do cadáver, dentre outros, foi atacada de forma inesperada. Como atenuante, no caso de Raimundo, a magistrada levou em consideração a confissão do réu, de ter decaptado a vítima e jogado a cabeça em uma lixeira localizada na rodovia BR-316. A juíza Andréa Miralha ouviu sete testemunhas, todas incluídas no processo judicial.

Foi negado aos réus o direito de recorrer da sentença em liberdade. “Fica mantida a prisão preventiva dos sentenciados e, em consequência, negado aos mesmos o direito de recorrer em liberdade, para assegurar a aplicação da lei penal visando impedir o desaparecimento dos autores da infração por já terem demonstrado a intenção de se subtraírem aos efeitos da condenação, pois os mesmos não residem no distrito da culpa, bem como não possuem laços familiares na cidade e por já terem empreendido fuga, estando presentes os requisitos do artigo 312 do Código de Processo Penal”, setenciou a juíza.

Ela estabeleceu também a condenação aos réus ao pagamento de 30 dias-multas, determinado em 1/30 (um trigésimo) do salário mínimo vigente à época do crime. O regime inicial para cumprimento da pena será o fechado.

CASO
Joelson Ramos de Souza foi assassinado e esquartejado dentro de um quatro de motel no bairro da Guanabara, município de Ananindeua, no dia 10 de julho deste ano. A Polícia encontrou o corpo no local do crime, mas sem a cabeça e os dedos, meio utilizado justamente para dificultar a identificação do corpo. Savana, conforme a acusação, mantinha um relacionamento com Joelson, iniciado de forma virtual, e também com o acusado Raimundo. Na denúncia, o Ministério Público alegou que o casal se apropriou dos pertences da vítima.

No dia 11 de agosto, Savana e Raimundo foram presos. Ela enquanto tentava embarcar na cidade de Almerim (PA) para Macapá (AP). Já Raimundo foi preso na zona rural do município de Novo Repartimento. (Ascom/TJPA)
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Um crime bárbaro e suas consequências...
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2011, 22:10:01 »
Em menos de 9 anos os dois já estarão fora da prisão...
Foto USGS

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Re:Um crime bárbaro e suas consequências...
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2011, 00:04:41 »
Em menos de 9 anos os dois já estarão fora da prisão...

Mesmo com a extrema crueldade do delito praticado ??
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!