Autor Tópico: Projeto de lei contra músicas ofensivas à mulher  (Lida 7906 vezes)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
Projeto de lei contra músicas ofensivas à mulher
« Online: 18 de Agosto de 2011, 21:54:51 »
Desde julho deste ano, há um projeto de lei - PL 19.203/2011 - tramitando na Assembléia Legislativa da Bahia, proposto pela deputada Luiza Maia, que visa coibir o financiamento público de shows de artistas ou conjuntos musicais que ofendam ou depreciam a imagem da mulher. O projeto de lei causou uma enorme polêmica porque toma como pretexto letras de pagode de Salvador. A deputada lançou, também, uma petição pública, pela internete, para que cidadãos votem e apoiem o referido projeto de lei. Abaixo, alguns noticiários sobre o assunto que circularam pela internete.

Projeto de Luiza Maia deu o que falar
Fonte: Thiago Cajacity.com.br
"Não se pode naturalizar a violência e o desrespeito", defende deputada. "É só uma brincadeira", argumenta vocalista de banda de pagode.

"Olha, mulher é igual a lata, um chuta e outro cata, um chuta e outro cata...eu chutei, você catou". Músicas como esta, que fazem o sucesso de várias bandas de pagode na Bahia, estão na mira da Assembleia Legislativa.

A deputada estadual Luiza Maia (PT-BA) impetrou um projeto na Casa que prevê a proibição de financiamento público para bandas e artistas que incentivem a violência e o preconceito contra as mulheres.

Se o projeto for aprovado, o Governo do Estado e as prefeituras baianas ficarão proibidos de contratar artistas com repertório que desvalorize ou exponha as mulheres a constrangimentos. Ela já ganhou o apoio de dez deputadas da Casa e mantém um abaixo-assinado na internet para pedir apoio ao projeto. “Você não pode estar deixando normalizar, como se fosse natural a violência, o desrespeito e a desvalorização da mulher”, defende a deputada.

Os músicos não concordam com o projeto lei e argumentam. De acordo com Robson Costa, vocalista da banda Black Style, tudo não passa de uma brincadeira. "As mulheres interpretam de uma forma assim, como uma brincadeira, sabe? Zoar uma da outra. É sempre uma brincadeira de dançar e de coreografar”, acredita.

As letras são consideradas maliciosas e, algumas, carregam duplo sentido. Um exemplo é a letra “Foge, foge, mulher-maravilha. Foge, foge com o superman”, da banda Leva Noiz, eleita a melhor música do Carnaval de Salvador deste ano.

Para André Ramon, vocalista da LevaNóiz, as músicas transmitem alegria para o público. “A maldade está na cabeça das pessoas, porque o intuito da gente não é levar maldade e sim alegria", defende-se.

A professora Bárbara Souza acredita que tais letras causam um prejuízo à imagem da mulher na sociedade. “São ofensivas e colocam a mulher em uma condição de objeto”, reflete. Para o empresário Mário Pereira, o estilo já está arraigado no comportamento dos baianos. “O pagode, queira ou não queira, é a cultura da Bahia”.

O antropólogo Roberto Albergaria afirma que ‘músicas apimentadas’ são tradições antigas do país. "Desde o tempo do Brasil Colônia que a música, os ritmos populares, sempre foram muito erotizados. O pagode reproduz isso em Salvador da mesma forma que o funk reproduz esse tipo de sensibilidade no Rio de Janeiro", compara.

Em entrevista ao G1, o cantor Márcio Victor, da banda Psirico, um dos compositores da música Chupeta (Gugu dá dá), exibida na matéria, disse que não é a favor desse tipo de música e que acha necesário um debate com a sociedade sobre o assunto. "Acho que não tem nada a ver. Isso só vai acabar com a alegria de quem gosta dessas músicas. Acho que tem que ter uma conversa com a sociedade para saber até que ponto a sociedade acha agressivo ou não", opina.

Também compositor, Márcio Victor explica que não faz músicas que agridem a imagem da mulher, mas toca algumas nos shows porque o público pede. "Sou totalmente contra músicas que desvalorizam a mulher. As bandas gravam porque os empresários gostam, isso vicia. A gente toca porque o público pede, principalmente as mulheres. Fiz 'Mulher Maravilha', mas não para denegrir a mulher. É uma história de desenho, não tem nada a ver. O Psirico tem músicas como 'Mulher Brasileira' que enaltecem a mulher. Acho que temos que ter muito cuidado ao lidar com isso",  finaliza o cantor.

___________________________________________________________ __________

Projeto de Luiza Maia ganha destaque no Fantástico
Fonte: Nossa Metrópole

O projeto de autoria da deputada estadual Luiza Maia (PT), que pretende proibir a contratação, com dinheiro público, de bandas cujas letras das músicas depreciem as mulheres, se tornou uma polêmica de proporção nacional. Depois da proposta ser tema de matéria veiculada na semana passada no Jornal Hoje, da TV Globo, neste domingo, 31, foi a vez do Fantástico abordar o assunto.

As matérias transmitidas pelos telejornais acabam por construir um conflito entre o projeto e as bandas de pagode, tão populares na Bahia. Luiza Maia afirma que esse não é o objetivo do projeto, que, segundo explica, combate a desmoralização e o incentivo à violência contra a mulher, não um estilo ou ritmo musical. “Nada contra o pagode! Nossa luta é por uma sociedade que respeite e valorize a mulher”, disse.

Na Assembleia Legislativa da Bahia, Luiza conta com o apoio de toda a bancada feminina, composta por dez deputadas. Nas ruas, porém, o assunto divide opiniões inclusive entre a mulherada. A reportagem do site foi às ruas para saber o que a população camaçariense pensa do Projeto de Lei. Imoralidade ou cultura baiana?

Fala Povo

A marisqueira de 24 anos, Jurema de Jesus, diz que um projeto como esse já deveria ter sido aprovado há muito tempo. “Só o fato de sermos mulheres já basta para qualquer pessoa nos valorizar. Somos nós que cuidamos da casa, criamos os nossos filhos. Uma mulher que gosta de ser chamada de cachorra e outros nomes piores, definitivamente não tem amor próprio”, afirma.

Para Amaro Viera, fotografo aposentado, as letras de alguns grupos de pagode ficam piores a cada ano e não só a contratação deveria ser proibida, mas também a gravação de letras do tipo. “Eu já estou na terceira geração, sempre gostei de farra, porém nunca gostei de falta de respeito. Antes era mais disfarçado, agora só tem esculhambação, imoralidades. A censura deveria voltar”, arremata.

Nem todos enxergam desrespeito nas letras das músicas. Muitos acham que os trocadilhos e frases com duplo sentido são apenas “brincadeiras divertidas”. É o caso do montador de andaimes Daniel Mesquita, de 28 anos.  “Se tirar essas bandas a festa vai ficar sem graça. Não acho que ofendem as mulheres, elas até gostam”.

Jaqueline Oliveira de 16 anos, também é contra o projeto. “Sou contra a proibição, porque se as mulheres não gostassem desse tipo de música, as festas não ficavam lotadas, as bandas não faziam sucesso. As mulheres são as primeiras a cantar e dançar essas músicas, o povo gosta é disso mesmo”.

Votação

Como retorno das atividades na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 1º, após recesso, a deputada Luiza Maia vai prosseguir com a busca pelo apoio dos pares. Ele espera conseguir as 32 assinaturas necessárias para que o Projeto de Lei seja encaminhado para votação ainda este semestre. Luiza também mantém um abaixo assinado online para a população participar

___________________________________________________________ __________

O projeto de Luiza Maia e o ministério do “Vai dar Merda”
Fonte: O Recôncavo

Este homem deprecia as mulheres?
“Fecha essa matraca que isso não nos convém
Vamos acabar com o zumzumzum
Teu falso desdém engana mais a ninguém
És qual um vintém, não tem valor algum
Baixa esse despacho e quebra o teu alguidar
Que o padre cansou de em vão te exorcizar
Te enxágua com sal grosso mal não fez nunca a ninguém
E a ti é que não vai fazer também
Antes que eu te dê com um pé na bunda
Bruaca, chifruda
Nem vem aprontar outro fuzuê
Furdúncio tem hora de terminar
Baranga, penosa te arranca
Teu tempo, juiz apitou
O jogo faz tempo já terminou
Tem muita miçanga nesse seu patuá
Sobra é farinha nesse angu
Tem língua de sogra nesse teu bláblá blá
Não dá pra encarar o teu i love you
Tens um olho gordo que me faz desandar
E até me brochar, mas vais te arrepender
Pois quem engole pedra reza um dito popular
Já sabe depois o que vai sofrer
Antes de armar outra barafunda
Mocreia, escuta
Não és capaz de condescender
Tampouco sou de contemporizar
O galo cantou faz um tempo,
Há tempo ele cocorocou
Levanta que o sol já se levantou
Que a hora de já se mandar passou
Que a hora de pirulitar chegou”
Mulher faladeira, letra de Chico Buarque de Holanda

O Projeto de Lei 19.203/11, de autoria da deputada estadual Luiza Maia (PT/BA), que pretende proibir o Estado da Bahia de financiar artistas que depreciem as mulheres, aprovado ou não, não vai para lugar nenhum.
O fato de ter, particularmente, repulsa por este tipo de música, não me impede de ver que a iniciativa da deputada está, inevitavelmente, fadada ao fracasso. Mais do que isso: ela é perigosa.

Se for aprovado, o projeto cairá no STF, uma vez se tratar de matéria flagrantemente inconstitucional. A livre manifestação do pensamento não será revogada por conta de nossa indignação com a música A ou B.
Alguém pode me dizer que existem graduações de direitos e que uns direitos prevalecem sobre outros. É verdade, mas sempre com critérios objetivos.

Com a melhor das intenções, a iniciativa nada mais é do que a velha censura.
A deputada Luiza Maia é uma boa parlamentar, mas embarcou numa barca furada. Furadíssima.
Tomemos então um exemplo. A música “Mulher faladeira”, de Chico Buarque, deprecia ou não as mulheres?
Alguém aí acha que não? Eu também acho.

O problema todo é que alguém pode dizer que deprecia. Quem terá esta régua mágica, iluminada e infalível?
A proposição da deputada requer uma régua subjetiva que, simplesmente, não pode existir numa democracia. E não existirá.

Como diria o Chico Buarque, é melhor criar o Ministério do “Vai Dar Merda”
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 22:26:06 por Mr."A" »
8-)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
Re: Projeto de lei contra músicas ofensivas à mulher
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2011, 21:59:59 »
Entrevista com a referida deputada, tentando explicar e justificar projeto:
<a href="http://www.youtube-nocookie.com/v/c4D8fbvMeek?version=3&amp;amp;hl=pt_BR" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube-nocookie.com/v/c4D8fbvMeek?version=3&amp;amp;hl=pt_BR</a>

Defesa de um vocalista de um conjunto musical de Salvador chamado Black Style, cuja maioria das canções de sucesso são constantemente taxadas de machistas e depreciadoras da mulher:
<a href="http://www.youtube-nocookie.com/v/r5XeHwHT1NQ?version=3&amp;amp;hl=pt_BR" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube-nocookie.com/v/r5XeHwHT1NQ?version=3&amp;amp;hl=pt_BR</a>

Debate da deputada com um vocalista:
<a href="http://www.youtube-nocookie.com/v/cImnMyWfJjQ?version=3&amp;amp;hl=pt_BR" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube-nocookie.com/v/cImnMyWfJjQ?version=3&amp;amp;hl=pt_BR</a>
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 22:22:19 por Mr."A" »
8-)

Offline Paulo MC

• Nível 02
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2011, 22:12:17 »
Existe muita distorção sobre os reais objetivos do projeto. Ele não quer proibir a composição de músicas com "teor misógino" ou limitar a liberdade dos atistas. A proposta é de que o governo deixe de financiar artistas que produzam músicas dessa natureza, o que é algo bastante diferente.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2011, 22:18:31 »
Abaixo, algumas das músicas mais citadas na polêmica.

ME DÁ A PATINHA
Intérprete: Black Style

O João
Já pegou
Manoel,pegou também
O Mateus engravidou,
tá esperando o seu nenem
Carlinhos,pegou de quatro
Marcinhos fez frango assado
José sem camisinha
Pego uma coceirinha
O nome del'é Marcela
Eu vou te dizer quem é ela(2x)
Eu disse
Ela,ela ela é uma cadela
Ela,ela mais ela é prima de Isabela(4x)
Joga a patinha pra cima
One,Two,Three
Me dá,me dá patinha
Me dá,me dá patinha
Me dá, me da patinha
Me dá sua cahorrinha(3x)
Eu disse ela, ela, ela e uma cadela...
Me dá sua cahorrinha.

O João
Já pegou
Manoel,pegou também
O Mateus engravidou,
tá esperando o seu nenem
Carlinhos,pegou de quatro
Marcinhos fez frango assado
José sem camisinha
Pego uma coceirinha
O nome del'é Marcela
Eu vou te dizer quem é ela(2x)
Eu disse
Ela,ela ela é uma cadela
Ela,ela mais ela é prima de Isabela(4x)
Joga a patinha pra cima
One,Two,Three
Me dá,me dá patinha
Me dá,me dá patinha
Me dá, me da patinha
Me dá sua cahorrinha(3x)
Eu disse ela, ela, ela e uma cadela...
Me dá sua cahorrinha.

CHUPETA
Intérprete: Psirico

Toma negona,toma chupeta
Toma negona,na boca e na buchecha
Gugu dada,gugu dada
Se voce pedir painho vai te dar
Toma negona,toma chupeta
Esse é o novo hit,a cara do meu verão
Todo mundo na muvuca vem curtir o swingão
O bebê aporrinhado
A mamãe tá danada
Ja ninou essa criança
Agora so quer chorar
E a morena e a lorinha e a gostosa,todas elas vao chupar
Toma negona,toma chupeta
Gugu dada,gugu dada
Se voce pedir painho vai te dar

PERERECA PISCA

Quando chego na boate
Ela se excita
Levanta a garrafa de whisk
A perereca dela
Pisca pisca pisca pisca pisca (20 x)
Por favor apague a luz
A luz, a luz (biz)
Mas quando chego na boate
Ela se excita
Levanta a garrafa de whisk
A perereca dela
Pisca pisca pisca pisca pisca (20 x)
Abecedário, abecedário, abecedário da alegria (3x)
Vou te comer todo dia
(a , b , c , d) abecedário da alegria
(a , b , c , d)
(bis)
A - aquece a perna
B - buchechada
C - com carinho
D - devagarinho
E - eu tô gostando
F - faz meia lua
G - gordinha gostosa
Ela pede, ela pede
Bota com raiva, bota com raiva
Bota com raiva (bota) (4x)
8-)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2011, 22:27:54 »
Existe muita distorção sobre os reais objetivos do projeto. Ele não quer proibir a composição de músicas com "teor misógino" ou limitar a liberdade dos atistas. A proposta é de que o governo deixe de financiar artistas que produzam músicas dessa natureza, o que é algo bastante diferente.
Há também a informação distorcida de que o projeto tenta atingir músicas que falem de sexualidade ou que tenham duplo sentido, o que também não corresponde aos objetivos do projeto.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 22:31:26 por Mr."A" »
8-)

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2011, 22:36:08 »
Eu fiquei impressionado com a dificuldade de entendimento do projeto de lei. Segundo a deputada, não existe qualquer intenção de "censura" ou "proibição" das músicas. Apenas é defendido o fim do uso do dinheiro público no financiamento de shows/apresentações em rádio e TV que apresentem tais músicas consideradas depreciativas. A questão para mim é: Quem determinará quais músicas são depreciativas?
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2011, 22:42:31 »
[...]
Apenas é defendido o fim do uso do dinheiro público no financiamento de shows/apresentações em rádio e TV que apresentem tais músicas consideradas depreciativas.
[...]

O problema já começa aqui. O dinheiro público não deveria financiar concertos ou apresentações de nenhum autor, compositor ou banda em rádios, televisões ou ao vivo, salvas raríssimas exceções.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2011, 23:28:14 »
"A mulher e a galinha
são dois bicho interesseiro
a galinha pelo milho
e a mulher pelo dinheiro"
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2011, 21:12:06 »
Eu entendo que a mulher de hoje possui recursos muito superiores daqueles de 50 anos atrás. E se o cerne da questão gira em torno de expressão pela música, então eu entendo que o Projeto de Lei é só mais um exemplo do desperdício e da falta do que fazer dos nossos legisladores, pois os casos de agressão a mulher, que creio ainda serem muitos, provavelmente não estão atrelados a uma letra de música, mas a falta de educação, falta de planejamento familiar, pobreza, alcoolismo, uso de drogras, etc.

O que me impressiona é que mesmo existindo músicas com este conteúdo, os Carnavais em época e FORA DE ÉPOCA, vivem lotados.

Para mim não passa de alienação da tal deputada.

Offline jpsouzamatos

• Nível 05
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2011, 11:33:31 »
Dinheiro público não deve financiar nada
« Última modificação: 20 de Agosto de 2011, 11:35:43 por jpsouzamatos »

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2011, 12:17:56 »
Quem tem que se dar o valor é a mulher, não o artista que compõe o que pensa.

Offline jpsouzamatos

• Nível 05
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2011, 13:02:55 »
Exato, o artista deve ter total liberdade de expressão, começa assim e depois os "maus livros".

as tudo deve ter financiamento particular.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2011, 12:34:51 »
Mas é coerente o argumento que ela usa: o estado não deve financiar algo que vá na contramão do perfil de sua gestão.

O problema é que uma lei ultrapassa os limites de uma gestão. Imagine-se que uma prefeitura qualquer que faça oposição ao PT resolva financiar um evento e contratar um artista desses. Ela não faz parte do perfil da gestão da Presidência da República ou do Governo do Estado - no caso da Bahia -, mas vai ter de se submeter a essa regra. Imagine-se que o Governo muda para uma gestão sem esse perfil que a deputada declara ser o atual. Também vai ter de se submeter.
8-)

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2011, 13:25:39 »
A "censura" em qualquer nível...mesmo que referindo-se somente ao incentivo publico (como neste exemplo) é complicadíssima...
Pessoalmente, gostaria que houvesse SIM um certo nível de censura. Não acho adequado se poder criar qualquer tipo de música, programa, livro, etc... sem nenhum tipo de limite!
Por outro lado, QUEM deve censurar a censura?? Quero dizer...como devem ser determinados os limites que a censura deve aplicar??
É um paradoxo!

É praticamente impossível chegar a um consenso sobre estes limites...o que faz da "liberdade total" a única opção
disponível... e sou obridado a escutar os FDP no trem escutando "aquilo" que eles chamam de música ou comentando "aquilo" que eles chamam de programa de TV.(O que também é errado!)

:)

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2011, 16:47:00 »

Concordo plenamente e o mais engraçado é que, por mais absurdas e machistas que sejam as letras de funk carioca, o que mais existe é mulher indo aos bailes e dançando.

Vejam o vídeo abaixo, elas não parecem estar muito preocupadas com a letra e com certeza também não estão sendo forçadas a dançar (na minha época as brincadeiras de escola eram diferentes):
<a href="http://www.youtube.com/v/CdUKf9rqfiQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/CdUKf9rqfiQ</a>

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #15 Online: 22 de Agosto de 2011, 18:04:31 »
Mas são justamente elas, as mulheres, que mais gostam deste tipo de música! Se tal projeto for aprovado, não duvido que várias irão protestar contra isto nas ruas. O que vai ter de piriguete do funk, cowgirl do sertanejo e maria chuteira do pagode contrariada não tá escrito! :D

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 22 de Agosto de 2011, 21:26:37 »

PERERECA PISCA
...A perereca dela
Pisca pisca pisca pisca pisca (20 x)...

Esse cara tá falando de mulas???
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, 21:28:52 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Agosto de 2011, 21:32:27 »
Mas são justamente elas, as mulheres, que mais gostam deste tipo de música!
[...]

Não são todas. Apenas algumas gostam desta m...

E, provavelmente, não é difícil traçar o perfil delas.
Foto USGS

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Agosto de 2011, 21:37:44 »
Isso de as mulheres gostarem é muito polêmico. Tem as que se sentem extremamente ofendidas e tem as que gostam do tratamento - e chegam a dizer que o bom mesmo é ser uma cachorra, dar a patinha, etc. Tem também aquelas que dançam sem nunca ter refletido sobre o conteúdo das músicas.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, 21:43:46 por Mr."A" »
8-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #19 Online: 23 de Agosto de 2011, 14:56:28 »
[...]

E, geralmente, também não é difícil traçar elas. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Agosto de 2011, 15:03:32 »
[...]

Tenho que concordar... :biglol:
Foto USGS

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2011, 13:31:11 »
[...]

Realmente, a maioria não gosta desta mais escrachadas, que usam vários termos chulos. Mas repare na letra de várias músicas sertanejas (estilo que o povão gosta, ou seja, a grande maioria), os caras são estremamente machistas e tratam as mulheres como objetos nas letras das músicas. Pra mim, a MAIORIA gosta sim de letras machistas que as desrespeitam.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2011, 13:34:00 »
[...]

Cuidado com a lingua gente, uma hora dessa vocês pegam a patroa escutando uma música dessas e aí? :D

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2011, 21:26:52 »
[...]

Cuidado com a lingua gente, uma hora dessa vocês pegam a patroa escutando uma música dessas e aí? :D

Corroboraria o que nós falamos? :biglol:
Foto USGS

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2011, 21:32:14 »
A galera aqui ultimamente não está perdoando nada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!