Autor Tópico: Colação de grau  (Lida 2494 vezes)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
Colação de grau
« Online: 22 de Agosto de 2011, 12:20:59 »
Alguém aqui já colou grau em uma universidade pública e teve de proferir o juramento abaixo?

PROMETO, DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS, EXERCER AS FUNÇÕES INERENTES AO MEU GRAU, NA FIEL OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DE HONESTIDADE, CUMPRINDO AS LEIS DA REPÚBLICA E JAMAIS ATENTANDO CONTRA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

Esse juramento é parte obrigatória da cerimônia de colação de grau, pelo menos no Instituto de Letras da UFBA. E todos os formandos devem se submeter à cerimônia para ter direito ao diploma. É tão obrigatório, que na última cerimônia a que assisti, os que chegaram no horário proferiram o juramento coletivamente e os que chegaram atrasados tiveram de proferi-lo individualmente.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, 12:25:54 por Mr."A" »
8-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Colação de grau
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2011, 13:12:47 »
O juramento faz parte da cerimônia, mas não lembro de ter havido menção a deuses no meu, mas isso foi a 17 anos atrás* e posso estar enganado.

* PQP Estou ficando velho! :susto:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2011, 13:41:03 »
Nota-se pelo seu avatar :biglol:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2011, 19:21:02 »
Ok.

Você até pode se insurgir contra esta parte, mas vale mesmo a pena?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2011, 19:36:05 »
Fiz o juramento de Hipócrates, só não me lembro qual versão. :)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2011, 19:45:50 »
Juramento é algo tão medieval.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2011, 20:11:05 »
Meu nick é Derfel, o que você esperava? :biglol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2011, 20:23:46 »
Alguém aqui já colou grau em uma universidade pública e teve de proferir o juramento abaixo?

PROMETO, DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS, EXERCER AS FUNÇÕES INERENTES AO MEU GRAU, NA FIEL OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DE HONESTIDADE, CUMPRINDO AS LEIS DA REPÚBLICA E JAMAIS ATENTANDO CONTRA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

Esse juramento é parte obrigatória da cerimônia de colação de grau, pelo menos no Instituto de Letras da UFBA. E todos os formandos devem se submeter à cerimônia para ter direito ao diploma. É tão obrigatório, que na última cerimônia a que assisti, os que chegaram no horário proferiram o juramento coletivamente e os que chegaram atrasados tiveram de proferi-lo individualmente.

Voce pode explicar que tem um problema de consciência (juramento perante um ser mitológico) e com isto gostaria de não citar esta parte. Se eles recusarem a mudar, restam duas alternativas: Faz esta citação ridícula e "vira a página" ou reage com algum instrumento jurídico.

Ha uma terceira: Faz o juramento, espera colar grau e depois faz um discurso criticando esta mistura indevida de crença religiosa com uma instituição laica.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, 20:39:56 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2011, 20:36:51 »
Não, não. No meu caso, quando chegar a minha vez, minha alternativa é não me atrasar para a cerimônia e fechar a boca nessa parte, e continuar o juramento no resto. É tanta gente se formando que ninguém vai poder fiscalizar um por um. Só não posso ter o azar de ser chamado para conduzir o juramento - meu nome começa com A, mas sempre fui o último A das listas.

A minha questão é se esse juramento é só aqui na minha universidade - ou até na minha unidade - ou se é generalizado, uniforme em todas as federais do país. Se for só aqui, é mais fácil tentar mudar e tirar essa parte da rotina. Se não, só com uma mobilização ampla, ou com a sorte de alguém com essa consciência ocupe algum espaço nos órgãos superiores.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, 20:40:02 por Mr."A" »
8-)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2011, 22:34:41 »
Eu fiz meu rito de passagem forever alone, no gabinete no reitor (é só entrar com um pedido de protocolo, acompanhado de uma justificativa plausível). Repeti alguma coisa, mas certamente não citava deus (se o fizesse, eu comia o rim de alguém).
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!