Autor Tópico: Tremor na costa leste dos EUA  (Lida 1287 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Tremor na costa leste dos EUA
« Online: 23 de Agosto de 2011, 20:23:33 »
Tremor na costa leste dos EUA:
http://oglobo.globo.com/wap/integra.asp?emp=&uf=&id=925188085&edt=mundo

Qual a causa do tremor na região? A região não está sobre a placa americana?

Offline Sr. Bradley P. Richfield

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 614
  • Sexo: Masculino
Re: Tremor na costa leste dos EUA
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2011, 22:33:30 »
HAARP e Nibiru.  :medo:
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Tremor na costa leste dos EUA
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2011, 22:33:53 »
O tiro de Haarp saiu peal culatra... :hihi:

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Tremor na costa leste dos EUA
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2011, 23:48:56 »
Tremor na costa leste dos EUA:
http://oglobo.globo.com/wap/integra.asp?emp=&uf=&id=925188085&edt=mundo

Qual a causa do tremor na região? A região não está sobre a placa americana?

Sim, toda a Costa Leste está assentada sobre a placa da América do Norte, mas não significa que não possam ocorrer terremotos lá, assim como ocorre no Brasil, porque no interior das placas continentais existem tensões advindas dos esforços compressivos exercidos nas bordas (contato com outras placas) e do rearranjo e acomodação destes esforços (e outros menores de origens diversas) ao longo de linhas de fraqueza (falhas e fraturas).

No atual caso, o epicentro foi localizado nas proximidades da cidade de Charlotesville e o hipocentro está a uma profundidade de 6 km, ou seja, é um terremoto muito raso.


Mapa de localização esquemático do epicentro do terremoto na costa leste do EUA.



Aquela região apresenta uma série de falhas reversas (ou de empurrão) e que fazem parte da província de Blue Ridge que é um maciço embasamento constituído por rochas metamórficas de médio e alto grau em seu núcleo, de idade do Proterozóico Médio, flanqueadas por rochas metassedimentares do Proterozóico Superior e sedimentares do início do Paleozóico.


Mapa esquemático mostrando as grandes províncias geológicas do estado da Virgínia.




Todas estas rochas são alóctones, ou seja, foram transportadas tectonicamente por meio de falhas de cavalgamento de sentido SE-NW e colocadas sobre as rochas paleozóicas da província de Valley & Ridge. O terremoto aconteceu por causa da acomodação de tensões ao longo de uma destas falhas de empurrão.




Secção geológica esquemática de direção NW (esquerda) para SE (direita) mostrando as falhas de empurrão (cavalgamento) que transportaram as rochas da província Blue Ridge sobre as rochas da província Valley & Ridge.


Os dados obtidos do cálculo dos tensores de momento sísmico, como mostrados abaixo, indicam que a tensão foi aliviada em uma falha de empurrão. Dados obtidos por meio de outras técnicas mostram que houve um pequeno deslocamento ao longo de planos de falha de no máximo 10 km de extensão.


Citação de: USGS
USGS WPhase Moment Solution
11/08/23 17:51: 3.00

Epicenter:  37.974  -77.968
MW 5.8

Centroid:   37.974  -77.715
Depth  11         No. of sta: 73

Moment Tensor;   Scale 10**17 Nm

  Mrr= 4.85       Mtt= 0.29
  Mpp=-5.13      Mrt= 1.03
  Mrp=-2.13       Mtp=-1.37

Principal axes:
  T  Val=  5.60  Plg=71  Azm= 42
  N     =  0.19      15      188
  P     = -5.79      10      281

Best Double Couple:Mo=5.7*10**17

 NP1:Strike= 30 Dip=37 Slip= 117
 NP2:       177     57        71


Fonte: USGS.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, 09:08:41 por Geotecton »
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re: Tremor na costa leste dos EUA
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2011, 00:55:30 »
nouss :confuso: .... é sempre bom ter um especialista para explicar as coisas :D
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Tremor na costa leste dos EUA
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2011, 12:45:50 »
Desativação de usina nuclear dos EUA após terremoto gera receios

O terremoto mais forte a atingir a Costa Leste dos Estados Unidos em 67 anos despertou preocupações na terça-feira com as usinas nucleares do país.

O epicentro do terremoto de magnitude 5,8 ocorreu a apenas alguns quilômetros da usina nuclear de North Anna, que tem dois reatores e é administrada pela operadora Dominion Resources em Mineral, Virgínia, cerca de 130 quilômetros de Washington.

A usina ficou sem energia e suspendeu automaticamente as operações depois do terremoto. Apesar de um porta-voz da Dominion informar que não houve 'grandes' danos às instalações, três geradores a diesel foram acionados para manter o núcleo radioativo dos reatores resfriados. O quarto gerador a diesel falhou e não foi acionado.

Apesar de usinas nucleares poderem operar de forma segura com energia usada no caso de problemas, a falha dos geradores é um dos principais motivos pelo desastre na usina de Fukushima Daiichi, no Japão, depois do terremoto de magnitude 9,0 e o tsunami de março.

'Usinas nucleares perdem uma margem significativa de segurança quando são obrigadas a depender desses sistemas de emergência', disse Paul Gunter, diretor de vigilância dos reatores na Beyond Nuclear, um grupo ativista contrário à energia nuclear.

A Comissão Reguladora da Energia Nuclear (NRC) dos EUA disse que o desligamento ocorreu de forma segura e não apresentava riscos para o público. Não estava claro quando a energia fora do complexo seria restaurada ou quando a usina de 1806 megawatts, que continuou em alerta, seria reativada.

O porta-voz da Dominion, Jim Norvelle, disse que a usina foi projetada para suportar um terremoto de magnitude de até 6,2.

Mas alguns especialistas manifestaram preocupação com a pequena margem entre o nível estipulado pelo projeto da usina e o terremoto de terça-feira.

'Foi desconfortavelmente próximo à base do projeto', disse Edwin Lyman, da União de Cientistas Preocupados, que tem pressionado por regulamentos mais rígidos no setor nuclear.

'Se Fukushima não foi um chamado de alerta, isso realmente precisa ser, para que o NRC e a indústria comecem a realizar revisões sísmicas para todas as usinas nucleares do país.'

O terremoto de terça-feira, que foi sentido na Costa Leste dos EUA e até no Canadá, foi o maior terremoto a atingir a região desde um tremor de 5,9 no Estado de Nova York em 1944.

Os reatores de North Anna estão entre os 27 localizados para o leste das Montanhas Rochosas e que o NRC apontou em uma revisão sísmica no ano passado como sendo um possível perigo, devido ao nível de tremores que eles foram projetados para suportar.

Outras 12 usinas nucleares na Costa Leste declararam algum 'evento fora do comum' depois do tremor, o mais baixo das categorias de emergência do NRC. O estado de 'alerta' para o North Anna está um passo à frente na escala de quatro etapas na escala de emergência dos Estados Unidos.

http://noticias.br.msn.com/mundo/desativa%c3%a7%c3%a3o-de-usina-nuclear-dos-eua-ap%c3%b3s-terremoto-gera-receios

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!