Autor Tópico: A misteriosa Lua Iapetus  (Lida 8052 vezes)

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
Re.: A misteriosa Lua Iapetus
« Resposta #25 Online: 09 de Agosto de 2005, 23:56:10 »
:shock:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Atheist

• Visitante
Re: Re.: A misteriosa Lua Iapetus
« Resposta #26 Online: 11 de Agosto de 2005, 14:47:56 »
Citação de: Angelo Melo
Citação de: Atheist
Que nada, quem previu foi George Lucas...  :roll:

Na verdade, George Lucas é um reptiliano que já sabia de tudo isso.
Claro! E Star Wars não é ficção, fruto da imaginação de George Lucas, mas um evento real ocorrido há muito tempo, em uma galáxia muito distante...

E o pior que eu já li isso uma vez em um site esotérico.

É... não duvido de mais nada quando se trata em teorias de conspiração...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re.: A misteriosa Lua Iapetus
« Resposta #28 Online: 18 de Agosto de 2005, 20:21:06 »
esse primeiro link tem muita coisa!!

to passamdo rapido, mas quem fez o site defente até q possa ter coisas "organicas" na superficie!!

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Re: A misteriosa Lua Iapetus
« Resposta #29 Online: 30 de Agosto de 2006, 16:00:58 »
UP. :D (Cadê o Euzébio?)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #30 Online: 31 de Agosto de 2006, 11:34:08 »
Tô aqui!

Postei algo parecido no ReV e o Vitão lincou para este tópico aqui. Confesso que me passou batido...

Quero ver a nossa Ciência rebolar e soltar as frangas para encontrar uma resposta para Jápeto, heheheh...

"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #31 Online: 01 de Setembro de 2006, 07:48:20 »
Tô aqui!

Postei algo parecido no ReV e o Vitão lincou para este tópico aqui. Confesso que me passou batido...

Quero ver a nossa Ciência rebolar e soltar as frangas para encontrar uma resposta para Jápeto, heheheh...

A do APOD me parece bem razoavel.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #32 Online: 01 de Setembro de 2006, 12:12:39 »
Uma cordilheira de 13.000 metros de altitude (o Everest tem algo como 8.000!), e que circunde exatamente todo o equador do satélite; uma matéria escura que não se mistura com outra clara, em toda a superfície do astro; crateras em forma geométrica e uma órbita inclinada em relação à dos outros satélites. Isto sem falar na forma geométrica do próprio astro!

Temos mesmo ainda muito a aprender (ou a descobrir)...
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #33 Online: 01 de Setembro de 2006, 18:59:53 »
Uma cordilheira de 13.000 metros de altitude (o Everest tem algo como 8.000!), e que circunde exatamente todo o equador do satélite; uma matéria escura que não se mistura com outra clara, em toda a superfície do astro; crateras em forma geométrica e uma órbita inclinada em relação à dos outros satélites. Isto sem falar na forma geométrica do próprio astro!

Formações mais altas que o Everest são comuns fora da terra.

Material mais claro e outro mais escuro lado a lado não são incomuns, principalmente se forem sólidos, o mesmo acontece em meio líquido, veja a junção das águas do Rio Negro e Madeira.

Quanto a crateras de formas geométricas isso é normal, qualquer cratera tem forma geométrica.

A órbita inclinada também não é muito excêntrica, as orbitas de satélites naturais não precisam ser iguais, elas podem mudar por vários motivos, inclusive a formação no equador do satélite pode ter a ver com a mudança de órbita.

O fato do objeto ter forma geométrica isso é normal, qualquer planeta tem uma forma geométrica (esfera).
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Setembro de 2006, 19:42:18 »
Uma explicação possível e plausível para a diferença de material claro/escuro é que pode se tratar de material agregado através de um choque de outro corpo.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 01 de Setembro de 2006, 21:29:44 »
acho que essa explicação me parece, ao menos intuitivamente, dar conta também de parecer um pouco um poliedro, pelos fragmentos grandes não terem se espremido em forma totalmente esférica, e talvez da cordilheira no equador...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #36 Online: 02 de Setembro de 2006, 00:09:02 »
Nw adianta, ele quer acreditar que são ETs...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

APODman

• Visitante
« Resposta #37 Online: 02 de Setembro de 2006, 13:26:03 »
Uma cordilheira de 13.000 metros de altitude (o Everest tem algo como 8.000!), e que circunde exatamente todo o equador do satélite;

Sim, existem vulcões muito altos em nosso sistema solar o Monte Olimpo em Marte é maior do que isto e os Montes Maxwell são um pouco menor.

Sabemos que luas podem apresentar episódios de atividade sismica considerável, mesmo as menores o que pode ter originado a formação da cordilheira, gigantescos impactos meteoríticos podem desencadear isto e impactos gigantescos é que não faltam em Japeto.

Outra coisa, a cordilheira não circunda todo o equador do planeta acabando pouco além dos limites da região escura.

uma matéria escura que não se mistura com outra clara, em toda a superfície do astro;

Não é uma matéria escura que não se mistura com a clara, mas uma matéria escura espargida sobre o solo claro.

A matéria escura pode muito bem ser resultante de material emitido em uma atividade vulcânica, talvez aquela que formou a cordilheira. E não se espalhou mais simplesmente pq não existe vento em Japeto ficando restrita área de maior vulcanismo.

Outras luas apresentam dupla coloração como a lua Tritão de Netuno  devido a emissão de nitrogênio e metano de geisers presente em apenas um de seus hemisférios.

"crateras em forma geométrica e uma órbita inclinada em relação à dos outros satélites. Isto sem falar na forma geométrica do próprio astro!"

É de uma facilidade incrível achar formas geométricas em imagens pouco definidas ou então forçando a barra e traçar linhas ao longo do terminador do satélite onde há o jogo de luz nas paredes de crateras de formas irregulares.

Além do mais as crateras podem ter formas incríveis e isto em todo sistema solar.

Sim, certamente muito mais sobre a natureza do que sobre ETs esculpindo luas. :D

[ ]´s
« Última modificação: 02 de Setembro de 2006, 13:38:16 por APODman »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 02 de Setembro de 2006, 13:58:24 »
uma matéria escura que não se mistura com outra clara, em toda a superfície do astro;

Não é uma matéria escura que não se mistura com a clara, mas uma matéria escura espargida sobre o solo claro.

A matéria escura pode muito bem ser resultante de material emitido em uma atividade vulcânica, talvez aquela que formou a cordilheira. E não se espalhou mais simplesmente pq não existe vento em Japeto ficando restrita área de maior vulcanismo.

[o pensador]

Como Einstein demonstrou, a matéria se converte em energia. Logo a matéria escura é resultado da conversão de energia escura, de origem geotérmica, provavelmente proveniente de algum buraco negro em sua superfície, não visto nessa foto pois está além do horizonte de eventos do planeta.

[/o pensador]

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #39 Online: 02 de Setembro de 2006, 15:01:33 »
Euzébio. As planetas são diferentes. São loucos encontrar que raramente encontra igual a Terra.

Eu perguntei e postei notícia para APODman ver as notícias e também as minhas dúvidas. Como a planeta de Marte.

Citação de: APODman
E ai Vito !!!! Quanto tempo cara !

Na realidade pelo que entendi o texto diz que certas áreas na região polar de Marte apresentam uma "pontuação" de regiões escuras que talvez sejam devido a jatos de vapor de dióxido de carbono ( o gelo dos polos de Marte são fundamentalmente de CO2 congelado - gelo seco, apesar de possuir uma quantidade considerável de gelo de H2O ) decorrentes do degelo que ocorre nestas regiões polares na primavera e verão marcianos.

Assim o vapor  de gelo seco degelado abaixo do solo irrompe na superfície violentamente na forma de verdadeiros geisers.

A noticia é muito legal pois é um processo inédito no sistema solar apesar de que situações similares foram encontradas na lua Tritão de Netuno, lua esta que possui geisers de Nitrogênio o que faz com que metade da lua tenha uma superfície "rosada" ( devido ao nitrogênio expelido pelos geises e que volta a se congelar e assentar na superfície ):

Veja aqui em detalhe uma área onde existem alguns destes geisers em atividade ( os geisers são aqueles locais onde existe uma espécie de rastro escuro detrás de um determinado ponto na superfície, na realidade esta região escura é a sombra projetada no solo pelo vapor que se eleva a partir do geiser ):

Mais em: http://www.solarviews.com/eng/triton.htm

Tb existem os recentes e fascinantes geisers de vapor d'agua da lua Enceladus em Saturno, estes sim um grande indicador da presença de água líquida sob a superfície:

- http://apod.nasa.gov/apod/ap051205.html
- http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2006-033
- http://apod.nasa.gov/apod/ap060310.html
- http://www.space.com/scienceastronomy/ap_051206_saturn_moon.html

Tb pode ser citada a lua Europa de Jupiter que não só apresenta evidências Geisers de água mas sim verdadeiras gigantescas bolhas de água que  emergiram por convecção do oceano abaixo do gelo e que explodem na superficie deixando regiões com material escurecido:

Região escura ( ao centro da imagem ) produzida por um geiser:
-

Região marcada por escuras áreas circulares residuais de explosões das "bolhas":
- http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA03878

Nosso sistema solar é muito louco, cada planeta, cada lua , é uma supresa diferente   :D

Valeu pela info Vito !   :ok:

[ ]´s

Viu Euzébio? Quer encontrar uns bichinhos lá os seres-vivos? :D

APODman

• Visitante
« Resposta #40 Online: 23 de Julho de 2007, 10:07:37 »
Como era de se prever a melhor explicação para o formato de Japeto é bem menos fantástica do que seguidores de Daniken gostariam.

Uma pesquisa realizada por Julie Castillo do Laboratório de Propulsão a jato da NASA ( responsável pelo desenvolvimento de quase todas as sondas espacias da NASA ) apresentou um modelo baseado nas últimas análises da Cassini sobre esta lua.

Segundo este modelo Japeto é um lua "congelada no tempo" ou seja ela mantém preservada boa parte das características de seu período de formação o que permite inferir sobre como ela era no passado e o que gerou sua estranha forma de noz ( Japeto a diferença de diâmetro entre os polos e o equador é de 30km ).

O que Julian demonstrou foi que as característics de japeto corrpondem quelas esperadas a um lua de gelo ( como é Japeto ) em rapidissima rotação. Hoje Japeto possui um rotaçãode 80 dias terrestres porém em seu passado teria sido de até 5 dias.

Em seu passado o interior de Japeto teria sido quente e viscoso aquecido pela desintegração radioativa de elementos de meia-vida curta ( como o alumínio-26 e o ferro-60 já encontrados em meteoritos, restos do material que formou o sistema solar ) enquanto a sua superfície se resfriava e a lua perdia velocidade de rotação. Assim aquela massa maleável ao ter sua superfície resfriada teve  a sua forma abaulada, ocasionada pela rápida rotação da época, conservda.

A grande cordilheria em seu equador teria sido devida realmente ao resfriamento e consequente encolhimento do núcleo o que ocasionou um colapso da superfície mantendo uma região de alta densidade ( maior acúmulo de material ) da superfície em sua altitude original (  cordilheira ) enquato o resto da superfície encolheu.

Mais em:

- http://news.nationalgeographic.com/news/2007/07/070718-saturn-iapetus.html
- http://www.space.com/scienceastronomy/070723_iapetus_shape.html
- http://www.astrobio.net/news/article2399.html

[ ]´s

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #41 Online: 23 de Julho de 2007, 11:28:35 »
Vocês que são espertos, é verdade que um dos satélites de Marte, não sei se é Phobos, segue um ciclo no qual ela se "arrebenta" contra o planeta?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

APODman

• Visitante
« Resposta #42 Online: 23 de Julho de 2007, 13:17:45 »
Sim, Fobos aproxima-se de Marte lentamente ( cerca de 18m por ano ) e pode colidir com o planeta em alguns milhares de anos.

Porém isto não necessariamente ocorrerá dependendo de sua constituição ( Fobos ou foi um asteróide capturado por Marte ou trata-se dos restos de uma antiga lua marciana que explodiu e voltou a aglutinar-se. De ambas as maneiras a densidade de fobos é baixa e ele muito provavelmente é um "rubble-pile", ou seja, pedaços de rocha fracamente unidos pela gravidade total do objeto ) Fobos poderá ser despedaçado pela gravidade de marte ( o ultrapassar o Limite de Roche ) podendo formar inclusive um anel ao redor de Marte.

[ ]´s

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #43 Online: 23 de Julho de 2007, 13:57:30 »
Acho interessante que A.C.Clarke tenha citado Japeto em seu "2001" como sendo o destino da missão em busca do monólito, e que este detalhe tenha sido modificado por Kubrik ao filmar o livro...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

APODman

• Visitante
« Resposta #44 Online: 23 de Julho de 2007, 14:00:06 »
Acho interessante que A.C.Clarke tenha citado Japeto em seu "2001" como sendo o destino da missão em busca do monólito, e que este detalhe tenha sido modificado por Kubrik ao filmar o livro...

Este é um bom mistério.

[]´s

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #45 Online: 12 de Setembro de 2007, 14:29:04 »
Atualizando...

Exposing Iapetus' Dark Side

Clique para ampliar.
-
Eyes on Iapetus!

Clique para ampliar.
-
Cassini Mission Status: Cassini Flies by Walnut-Shaped Moon Iapetus

Clique para ampliar.
-
Saturn's Moon Iapetus

Clique para ampliar.

:)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #46 Online: 13 de Setembro de 2007, 13:37:58 »
O que poderiam ser estas manchas escuras?

:|

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

APODman

• Visitante
« Resposta #47 Online: 13 de Setembro de 2007, 14:00:48 »
O que poderiam ser estas manchas escuras?

:|

Tais depósitos em crateras sao comuns em alguns corpos do sistema solar. A lua Febe de Saturno por exemplo tb os apresenta bem como o asteróide Eros.

A melhor hipótese para estas manchas é que sejam derivadas do material revolvido durante impacto de meteoros contra a superfície destes corpos cujo interior é constituido basicamente de gelo ( material claro ) enquanto sua superfície é coberta por detritos de diversas origens como depósitos de material organico como hidrocarbonetos.

Assim que sofre uma colisao as camadas internas ( de gelo ) claras ficam expostas e geram o contraste com o material escuro da superfície.

No caso de Japeto ( a imagem que vc postou )  este terreno está na zona de transiçao entre a face de terreno escuro com o claro assim algumas crateras, picos de montanhas, etc, possuem coberturas de material escuro com o solo de material claro. Este material tem origem, provavelmente, vulcanica.

[ ]´s

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 17 de Outubro de 2007, 21:19:40 »

A Nasa acaba de publicar um vídeo do sobrevôo de Japeto, realizado em 10 de setembro passado pela sonda Cassini, que se aproximou dessa lua de Saturno a menos de 2.000 quilómetros de distância no momento de um sobrevô rápido.

A animação foi feita a partir de um conjunto de várias imágens tomadas pela cámara de grande campo da sonda. Os engenheiros do JPL digitalizaram as imagens a partir das fotos para dar a impressão de uma sucessão contínua, e se trata de uma interpolação.

A resultado pode ser visto em:

Legal!  :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 17 de Outubro de 2007, 22:09:06 »
Vocês que são espertos, é verdade que um dos satélites de Marte, não sei se é Phobos, segue um ciclo no qual ela se "arrebenta" contra o planeta?

Eu não sei, mas acho que não. Me parece que nenhuma delas, nem as duas juntas, teria massa suficiente para se espatifar e se fundir ciclicamente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!