Uma cordilheira de 13.000 metros de altitude (o Everest tem algo como 8.000!), e que circunde exatamente todo o equador do satélite;
Sim, existem vulcões muito altos em nosso sistema solar o Monte Olimpo em Marte é maior do que isto e os Montes Maxwell são um pouco menor.
Sabemos que luas podem apresentar episódios de atividade sismica considerável, mesmo as menores o que pode ter originado a formação da cordilheira, gigantescos impactos meteoríticos podem desencadear isto e impactos gigantescos é que não faltam em Japeto.
Outra coisa, a cordilheira não circunda todo o equador do planeta
acabando pouco além dos limites da região escura. uma matéria escura que não se mistura com outra clara, em toda a superfície do astro;
Não é uma matéria escura que não se mistura com a clara, mas uma matéria escura espargida sobre o solo claro.
A matéria escura pode muito bem ser resultante de material emitido em uma atividade vulcânica, talvez aquela que formou a cordilheira. E não se espalhou mais simplesmente pq não existe vento em Japeto ficando restrita área de maior vulcanismo.
Outras luas apresentam dupla coloração como
a lua Tritão de Netuno devido a emissão de nitrogênio e metano de geisers presente em apenas um de seus hemisférios.
"crateras em forma geométrica e uma órbita inclinada em relação à dos outros satélites. Isto sem falar na forma geométrica do próprio astro!"
É de uma facilidade incrível achar formas geométricas em imagens pouco definidas ou então forçando a barra e traçar linhas ao longo do terminador do satélite onde há o jogo de luz nas paredes de crateras de formas irregulares.
Além do mais as crateras podem ter
formas incríveis e isto
em todo sistema solar.
Temos mesmo ainda muito a aprender (ou a descobrir)...
Sim, certamente muito mais sobre a natureza do que sobre ETs esculpindo luas.

[ ]´s