Autor Tópico: Quanto a massificação do uso de etanol como combustível poderia afetar o clima?  (Lida 1016 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Quanto a massificação do uso de etanol como combustível poderia afetar o clima?
O clima estar tão seco pode ser em decorrência dos efeitos hidrofóbicos do alcool residual liberado na combustão dos motores a etanol?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Quanto a massificação do uso de etanol como combustível poderia afetar o clima?
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2011, 20:49:38 »

Se por "clima" voce também entender o balanço químico atmosférico, eu não tenho dúvida que pode haver algum efeito.

O clima estar tão seco pode ser em decorrência dos efeitos hidrofóbicos do alcool residual liberado na combustão dos motores a etanol?

Não vejo como. O que chega na atmosfera é ínfimo para que ocorra este processo de "repulsão" da umidade, que é controlada basicamente pelo regime de ventos e da existência ou não de nebulosidade.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Quanto a massificação do uso de etanol como combustível poderia afetar o clima?
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2011, 21:59:42 »

Se por "clima" voce também entender o balanço químico atmosférico, eu não tenho dúvida que pode haver algum efeito.

Não vejo como. O que chega na atmosfera é ínfimo para que ocorra este processo de "repulsão" da umidade, que é controlada basicamente pelo regime de ventos e da existência ou não de nebulosidade.
Talvez a repulsão da umidade produza a formação de nuvens em excesso e o regime de ventos disperse essa umidade para a atmosfera ou mesmo haja uma interferência no processo de absorção pela vegetação. O que pode ser em termos de miligramas expelidos pelos motores num processo massivo de uso, exerça influência determinante no final.

Uma outra questão é o comportamento de microorganismos e insetos etc. sob influencia da presença extra de alcool na atmosfera.

O efeito hidrofóbico do alcool é tão influente no cérebro por exemplo que produz o famoso efeito adverso da ressaca muito inadvertidamente.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2011, 22:04:52 por sergiomgbr »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Quanto a massificação do uso de etanol como combustível poderia afetar o cli
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2011, 22:26:38 »
Então toda umidade está vindo para cá. Nunca vi chover tanto! :)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Quanto a massificação do uso de etanol como combustível poderia afetar o cli
« Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2011, 22:39:51 »
Então toda umidade está vindo para cá. Nunca vi chover tanto! :)
De fato pode já estar havendo uma concentração de chuvas e  com sua precipitação torrencial...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2011, 22:54:04 »
Já existem as bolhas de calor nos centros urbanos e já se sabe que uma árvore pode produzir temperaturas mais amenas e umidade em suas proximidades, junte-se a escassez de árvores e a bolha de calor produzida nos grandes adensamentos urbanos com possíveis efeitos hidrofóbicos do alcool, e cria-se uma conjuntura para uma possível diminuição da umidade relativa do ar.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2011, 23:43:36 »
sergiomgbr, você está brincando, não?! Espere um pouco que isso é um pouco demais para digerir de uma só vez...

"Efeitos hidrofóbicos do álcool"??????? Na atmosfera? Em estado de vapor, você quer dizer? E não seria dos produtos da queima do álcool? O álcool (etanol) não é perfeitamente miscível em água? Não forma até uma mistura azeotrópica numa certa proporção, muito difícil de separar?

E que história é essa de achar que é fácil avaliar efeitos climáticos de substâncias lançadas na atmosfera, perguntando desse jeito, como se uma resposta pudesse ser dada assim, num estalar de dedos?

Tem muita incongruência aqui, ao meu ver, sergiomgbr.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2011, 02:05:55 »
sergiomgbr, como o Cientista disse, álcool não é hidrofóbico. E mesmo se fosse, bactérias e etc. dariam um jeito rapidinho nele - primeiro transformando-o em aldeído acético*, depois em ácido acético, depois metabolizando do mesmo jeito que as gorduras.

Quanto ao impacto de efeito estufa, é zero - exatamente a mesma quantidade de gás carbônico liberada pela combustão de todos os sub-produtos da cana** foi usada pela cana pra crescer. Ou até mesmo negativa, se alguns dos subprodutos que não o álcool fixam carbono (e se considerar que deixa-se de queimar gasolina quando se queima álcool).

* Obs: aldeído acético é o grande culpado de metade das dores-de-cabeça pós-bebedeira - a outra metade é a lembrança das besteiras que se fez enquanto estava bêbado :histeria:
** Obs: substitua "cana" pelo vegetal de sua preferência pra obtenção de álcool.
Latebra optima insania est.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2011, 03:16:00 »
sergiomgbr, você está brincando, não?! Espere um pouco que isso é um pouco demais para digerir de uma só vez...

"Efeitos hidrofóbicos do álcool"??????? Na atmosfera? Em estado de vapor, você quer dizer? E não seria dos produtos da queima do álcool? O álcool (etanol) não é perfeitamente miscível em água? Não forma até uma mistura azeotrópica numa certa proporção, muito difícil de separar?

E que história é essa de achar que é fácil avaliar efeitos climáticos de substâncias lançadas na atmosfera, perguntando desse jeito, como se uma resposta pudesse ser dada assim, num estalar de dedos?

Tem muita incongruência aqui, ao meu ver, sergiomgbr.
O efeito hidrofóbico do etanol seria exatamente de ser azeotrópico com a água com o fato de a mistura ter ponto de ebulição e consequentemente evaporação menor que da água comum, sendo aquecido do cano de descarga do motor e retirando a umidade do ar ambiente e provavelmente dissipando-a em camadas superiores da atmosfera, uma vez que o ar quente tende a elevar-se. Não o efeito hidrofóbico do  óleo com com a água.

A idéia da pergunta é de levar à discussão exatamente um tema muito provavelmente sem precedentes da questão do uso do etanol como combustível.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2011, 03:18:59 »
Como se trata de uma questão técnica, os termos podem ser questionáveis, mas no âmbito das indagações a dúvida continua.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2011, 03:27:02 »
Calma lá...
Em primeiro lugar, acho que você quis dizer exatamente o contrário de hidrofóbico (hidrofílico). Ao que entendi, você acha que o álcool pode atrair a água da atmosfera e levá-la pra longe da superfície, certo?

Não sei o quanto álcool e água se atraem em estado gasoso, deve ser relativamente pouco (se estamos falando de concentrações mínimas). Mas, antes de um gás leve ter a chance de subir muito longe, ele já se misturou com a atmosfera... sem contar que o gás que sai do escapamento é bem mais pesado do que ar à mesma temperatura, por causa do dióxido de carbono.

Outra coisa... pra cada molécula de etanol queimada, geram-se três de água - o gás do escapamento é entupido de mais água do que qualquer molécula de etanol iria querer.
Latebra optima insania est.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2011, 03:38:15 »
Calma lá...
Em primeiro lugar, acho que você quis dizer exatamente o contrário de hidrofóbico (hidrofílico). Ao que entendi, você acha que o álcool pode atrair a água da atmosfera e levá-la pra longe da superfície, certo?

Não sei o quanto álcool e água se atraem em estado gasoso, deve ser relativamente pouco (se estamos falando de concentrações mínimas). Mas, antes de um gás leve ter a chance de subir muito longe, ele já se misturou com a atmosfera... sem contar que o gás que sai do escapamento é bem mais pesado do que ar à mesma temperatura, por causa do dióxido de carbono.

Outra coisa... pra cada molécula de etanol queimada, geram-se três de água - o gás do escapamento é entupido de mais água do que qualquer molécula de etanol iria querer.
Sim, seria hidrolífico por ser miscível em água e hidrofóbico (o seu efeito de desumidificar o ar no contexto). Muito próprio que haja termos mais ilustrativos para descrever a idéia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!