Ola Pessoal,
Em um programa narrado pelo Marcelo Gleiser, no Discovery, sobre buracos negros, ele falou sobre um modelo cosmológico onde cada buraco negro dá origem a outro big-bang (como se do nosso lado tivessemos nosso universo, e do "outro lado", um outro universo que nasceu do nosso).
Alguem sabe dizer como este modelo trata a questão da entrada de nova matéria no buraco negro. O meu pensamento, sem conhecer bem o que este modelo, e querendo conhecer, é :
1. Se o buraco negro ficasse somente com a sua massa de origem, então o outro universo teria qde de massa e energia constante, e a lei de conservação de energia seria válida neste outo universo;
2. Mas quando temos um buraco negro que suga matéria, luz, etc, então temos cada vez mais massa e energia "entrando" neste buraco negro e tendo o mesmo destino (ou não?) que a matéria da estrela original, ou seja, alimentando o big-bang do "outro lado". Então, não teríamos um universo onde a conservação de energia não seria válida ? E, neste caso, o nosso universo não poderia ter tido esta origem, pois pelas evidências, a conservação é válida, não ?
3. Neste modelo, existiria alguma relação entre a matéria/energia sugada pelo buraco negro e a expansão acelerada(energia escura) e inflação,o tipo : em um primeiro momento, o próprio colapso geraria a inflação do outro lado e, depois, qdo o buraco negro começasse a sugar matéria e energia do nosso universo, isto impulsionaria a expansão acelerada do outro lado?
4. Aliás, como fica a relação de conservação de energia, qdo analisamos um multiverso desses ?
Não lembro se já fiz esta pergunta, mas de qqer forma, como não estou lembrando da resposta, não custa nada perguntar de novo. Então, se alguem conhecer este modelo e puder me ajudar, agradeço.
Abs
Felipe