Autor Tópico: Buracos Negros e Big-Bang  (Lida 744 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Buracos Negros e Big-Bang
« Online: 30 de Agosto de 2011, 13:17:53 »
Ola Pessoal,

Em um programa narrado pelo Marcelo Gleiser, no Discovery, sobre buracos negros, ele falou sobre um modelo cosmológico onde cada buraco negro dá origem a outro big-bang (como se do nosso lado tivessemos nosso universo, e do "outro lado", um outro universo que nasceu do nosso).

Alguem sabe dizer como este modelo trata a questão da entrada de nova matéria no buraco negro. O meu pensamento, sem conhecer bem o que este modelo, e querendo conhecer,  é :

1. Se o buraco negro ficasse somente com a sua massa de origem, então o outro universo teria qde de massa e energia constante, e a lei de conservação de energia seria válida neste outo universo;

2. Mas quando temos um buraco negro que suga matéria, luz, etc, então temos cada vez mais massa e energia "entrando" neste buraco negro e tendo o mesmo destino (ou não?) que a matéria da estrela original, ou seja, alimentando o big-bang do "outro lado". Então, não teríamos um universo onde a conservação de energia não seria válida ? E, neste caso, o nosso universo não poderia ter tido esta origem, pois pelas evidências,  a conservação é válida, não ?

3. Neste modelo, existiria alguma relação entre a matéria/energia sugada pelo buraco negro e a expansão acelerada(energia escura) e inflação,o tipo : em um primeiro momento, o próprio colapso geraria a inflação do outro lado e, depois, qdo o buraco negro começasse a sugar matéria e energia do nosso universo, isto impulsionaria a expansão acelerada do outro lado?

4. Aliás, como fica a relação de conservação de energia, qdo analisamos um multiverso desses ?

Não lembro se já fiz esta pergunta, mas de qqer forma, como não estou lembrando da resposta, não custa nada perguntar de novo. Então, se alguem conhecer este modelo e puder me ajudar, agradeço.

Abs
Felipe

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Buracos Negros e Big-Bang
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2011, 19:57:43 »
Não teria a ver com um buraco-branco? Há a hipótese que nosso universo tenha surgido de um (que é previsto pela Relatividade). Talvez haja um ponto de saturação até um momento em que não mais haveria um quantidade de massa expelida pelo buraco-branco, quando então ocorreria o big-bang desse universo.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2011, 22:58:24 »
Ñão necessariamente, pois buracos brancos podem existir no nosso universo. E o que eles falam é que buracos negros em um universo gerariam outros univeros.

Alguém pode tentar me ajudar ?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2011, 23:09:03 »
[...]
2. Mas quando temos um buraco negro que suga matéria, luz, etc, então temos cada vez mais massa e energia "entrando" neste buraco negro e tendo o mesmo destino (ou não?) que a matéria da estrela original, ou seja, alimentando o big-bang do "outro lado". Então, não teríamos um universo onde a conservação de energia não seria válida ? E, neste caso, o nosso universo não poderia ter tido esta origem, pois pelas evidências,  a conservação é válida, não ?
[...]
4. Aliás, como fica a relação de conservação de energia, qdo analisamos um multiverso desses ?
[...]

Neste modelo, para a sua questão de conservação de energia, não ter-se-ia que considerar o par de universos? Assim como se tem que analisar o conjunto quando se estuda o comportamento de estrelas binárias.
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2011, 23:14:19 »
Ola Geo,

Não tenho a menor idéia.......mas mesmo considerando os dois, acho que teríamos uma quebra.

Aliás, me veio uma coisa na cabeça :quais são as evidências que temos de que nosso universo é um sistema fechado?

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2011, 23:32:18 »
Ola Geo,

Boa noite Feliperj. Desculpe-me pela falta de educação.

Não tenho a menor idéia.......mas mesmo considerando os dois, acho que teríamos uma quebra.

Porque voce considera isto?

Aliás, me veio uma coisa na cabeça :quais são as evidências que temos de que nosso universo é um sistema fechado?

Achei este artigo (ainda não li) que analisa as possibilidades do Universo ser um sistema aberto ou fechado.
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2011, 00:39:57 »
Ola Geo,

Primeiro, é preciso deixar claro que pouco sei sobre este modelo, só estou analisando suas consequências com o pouco que sei (ou não sei, depende do ponto de vista :)).

Vamos imaginar um universo onde um buraco negro gere outro universo. Como uma energia de uma estrela poderia gerar todo um outro universo ? Pensei em termos de flutuações quanticas, mas essas, na média são "estáveis".

Além disso, imaginemos que um buraco negro gerou outro universo, o que aconteceria com este outro universo qdo este buraco negro começasse a devorar matéria e energia do nosso universo: a energia deste outro universo não aumentaria ?

Abs
Felipe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!