Autor Tópico: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos  (Lida 2780 vezes)

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Offline Dr. Manhattan

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Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Online: 31 de Agosto de 2011, 11:55:41 »
Uma empresa alemã está testando um novo tipo de bateria para carros elétricos, que pode fornecer um alcance igual ou superior ao dos carros a gasolina atuais. Essa bateria acaba de passar em teste feitos pelo governo alemão. Se entrar no mercado, então um dos maiores empecilhos à adoção de carros elétricos será removido:

Citar



When DBM Energy made its record-breaking drive from Munich to Berlin, Germany on a single charge of the KOLIBRI Alpha Polymer battery, there was a lot of skepticism expressed. Even more so when the technology platform, an Audi A2 conversion, was lost to a mysterious fire. Undaunted, the company has moved forward and submitted cells for testing by the German Federal Institute for Materials Research and Testing (BAM). It has also had the German certification organization DEKRA conduct a range test on the latest converted Audi A2.

The results? The cells stood up to BAM's physical tests – which included burning, high altitude simulation, short circuits and other distresses – quite well. We're talking gold star, A+, definite pass. The range tests results however were not quite as revealing. The pack size in this vehicle was 62.928 kWh (as opposed to the 98 kWhs of the original) and following the ECE-R 101 guidelines was found to be capable of running the A2 on the rollers for 454.83 km (282.62 miles). Extrapolating, they found that if the battery was the original was installed, they would have achieved 714 km (443.7 miles) Not bad, right?


fonte: http://green.autoblog.com/2011/04/05/dbm-energy-record-breaking-kolibri-battery-passes-government-tests/
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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2011, 14:24:13 »
62.928 kWh? Só podem estar usando isso:


 :D


Como o artigo sugere: "Unfortunately none of this testing tells us the number we most want to know – exactly how many watt hours per kilogram the KOLIBRI cells hold". Mas vejamos, então.
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Offline Sergiomgbr

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2011, 15:29:30 »
A Toyota também "tá" nessa,


Toyota cria bateria recarregável duas vezes mais eficiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/08/2011
Toyota cria primeira bateria recarregável de magnésio/enxofre
A empresa criou um eletrólito capaz de apaziguar a química do enxofre e do magnésio. [Imagem: Kim et al./Nature]

Magnésio e enxofre

Cientistas do Instituto de Pesquisas da Toyota, nos Estados Unidos, anunciaram a criação da primeira bateria recarregável contendo um anodo de magnésio e um catodo de enxofre.

Este é um objetivo longamente perseguido por todos os pesquisadores de baterias porque a combinação magnésio/enxofre é largamente mais eficiente do que as baterias de íons de lítio, as melhores atualmente disponíveis.

Além disso, essas baterias combinam alta capacidade de carga com um pequeno volume.

Para comparação, os anodos das baterias de íons de lítio atuais são feitos de carbono, apresentando uma capacidade volumétrica de 777 mAh cm-3. As alternativas atualmente pesquisadas incluem a fabricação de anodos de sódio, cálcio e magnésio, que apresentam densidades de 1.128, 2.073 e 3.832 mAh cm-3, respectivamente.

Eletrólito

O magnésio metálico é um anodo ideal para uma bateria recarregável devido à sua elevada densidade energética por volume, além de ser um metal relativamente barato.

E o enxofre é um catodo ideal para um anodo de magnésio - juntos, os dois alcançam uma densidade de energia duas vezes maior do que as baterias de íons de lítio.

O grande problema é que a química tanto do magnésio como do enxofre são incompatíveis com praticamente todos os eletrólitos conhecidos, sobretudo os mais viáveis em termos técnicos e econômicos - esses eletrólitos são nucleofílicos, o que causa uma rápida degradação do catodo de enxofre.

É isto que os engenheiros da Toyota anunciaram ter descoberto: um eletrólito que funciona bem tanto com o magnésio quanto com o enxofre, um eletrólito não-nucleofílico, evitando a degradação do catodo.

Recarregamento e vida útil

Mas ainda é cedo para falar em um Toyota Prius com baterias duplamente eficientes.

Agora que conseguiram fazer a bateria recarregável de magnésio/enxofre funcionar, os engenheiros vão precisar otimizá-la: o tempo necessário para seu recarregamento ainda é longo.

Outro problema técnico envolve uma reação que causa a dissolução do catodo no eletrólito, retardando o processo de descarga e reduzindo a vida útil da bateria.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=toyota-bateria-recarregavel-magnesio-enxofre&id=010115110812
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2011, 15:32:09 »
E tem também essa,

Do nano ao super, cheio de energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/08/2011
Supercapacitor sólido: Do nano ao super, cheio de energia
O pesquisador vislumbra um carro elétrico no qual a bateria estaria distribuída por todo o veículo, incluindo chassi, portas, teto, piso etc. [Imagem: Rice University]

Imagine uma tecnologia de armazenamento de energia que permita desde a integração das baterias no próprio chip que irão alimentar, até seu uso em larga escala, formando usinas inteiras.

Esta é a promessa feita por Robert Hauge e seus colegas da Universidade Rice, nos Estados Unidos.

Capacitores e supercapacitores

Os pesquisadores criaram um sistema de armazenamento de energia de estado sólido e recarregável, usando supercapacitores feitos à base de nanotubos de carbono.

Os capacitores comuns,que liberam rápidas rajadas de energia, podem ser descarregados e recarregados centenas de milhares de vezes.

Já os capacitores elétricos de dupla camada (EDLCs), mais conhecidos como supercapacitores, são componentes híbridos que mantêm centenas de vezes mais energia do que um capacitor padrão, como uma bateria, mantendo a capacidade de carga e descarga rápidas.

Mas os supercapacitores até agora dependiam de eletrólitos líquidos ou de tipo gel, que deixam de funcionar em condições muito quentes ou muito frias.

Eletrólito sólido

A equipe do Dr. Hauge desenvolveu um material à base de óxidos que substitui inteiramente o eletrólito líquido.

E eles fizeram isto em nanoescala: a chave para uma elevada capacitância é a área disponível para os elétrons - e poucas estruturas conhecidas disponibilizam tanta área superficial em um espaço tão pequeno quanto os nanotubos de carbono.

Usando uma técnica desenvolvida pela própria equipe para fabricar nanotubos de grandes dimensões, os pesquisadores fizeram os nanotubos de carbono se aglomerarem em grupos com cerca de 15 a 20 nanômetros, com até 50 micrômetros de altura - uma relação altura/largura superior a 500.

Esse carpete de nanotubos é posto sobre um eletrodo de cobre com camadas em escala atômica de ouro e titânio, para ajudar a grudar tudo e manter a estabilidade elétrica.

O conjunto foi coberto com revestimentos muito finos de óxido de alumínio (o dielétrico) e óxido de zinco dopado com alumínio (o contra-eletrodo) por meio de um processo chamado deposição de camada atômica.

Um eletrodo superior de prata completa o circuito.

Carro-bateria

Hauge afirma que esse supercapacitor, nascido em nanoescala, é estável e escalável. Em tese, é possível construir usinas inteiras com eles, acumulando a energia gerada pelos ventos ou pelo Sol e liberando-a quando necessário.

Ele vislumbra um carro elétrico no qual a bateria estaria distribuída por todo o veículo, incluindo chassi, portas, teto, piso etc.

    Nova tecnologia de baterias armazenará energia na lataria dos carros

"Todas as soluções de estado sólido para armazenamento de energia poderão ser intimamente integradas nos aparelhos, incluindo telas flexíveis, bio-implantes, muitos tipos de sensores e todos os aparelhos eletrônicos que possam se beneficiar de taxas rápidas de carga e descarga," diz Hauge.

Recentemente, um outro grupo de pesquisadores sugeriu o uso de nanocapacitores eletrostáticos, com o mesmo potencial.

Rápido demais

Antes que qualquer dessas possibilidades ganhe uso prático, contudo, os cientistas terão que lidar com a "mania" dos capacitores de liberarem suas elevadas doses de energia de uma vez só - ao contrário das baterias, que têm menor densidade de energia, mas liberam de forma mais comedida.

Embora isso seja uma característica altamente desejável para sistemas como o KERS, ela não é adequada como única fonte de energia para um veículo elétrico porque o veículo teria altíssima potência, mas ficaria sem carga rápido demais.

    Baterias ultra-rápidas poderão ser recarregadas em segundos

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=supercapacitor-solido&id=010115110825
Até onde eu sei eu não sei.

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2011, 18:44:44 »
Acho que o maior empecilho hoje para as baterias de carros elétricos nem é a autonomia, mas sim o tempo de recarga.

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Offline SnowRaptor

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2011, 19:03:32 »
Acho que o maior empecilho hoje para as baterias de carros elétricos nem é a autonomia, mas sim o tempo de recarga.

Sei lá, só eu pensei num restaurante onde as pessoas carregam o carro enquanto almoçam?

O Nissan Leaf atinge 80% de carga em 30 minutos com o carregador de 380 volts. Com 220v, a carga de 100% se dá em 8h.

Para o público urbano, acho isso mais que suficiente. Para quem viaja muito ou quem trabalha subindo e descendo com o carro pode não valer a pena, mas é um começo.
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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2011, 15:42:30 »
Sei lá, só eu pensei num restaurante onde as pessoas carregam o carro enquanto almoçam?
Não. Eu pensei que qualquer estabelecimento comercial com estacionamento poderia oferecer recarga de veículo. Acho que quando se puder viajar uns 500 a 600 quilômetros, então parar p/ recarregar e almoçar, e já sair 30 minutos depois com a carga completa estaremos beirando a situação ideal.

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2011, 17:24:41 »
Ideal para substituir o carro no paradigma de agora. Não sei se ele deve permanecer o mesmo com os carros elétricos e ambientes cada vez mais urbanos.
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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2011, 17:55:50 »
Sei lá, só eu pensei num restaurante onde as pessoas carregam o carro enquanto almoçam?
Não. Eu pensei que qualquer estabelecimento comercial com estacionamento poderia oferecer recarga de veículo. Acho que quando se puder viajar uns 500 a 600 quilômetros, então parar p/ recarregar e almoçar, e já sair 30 minutos depois com a carga completa estaremos beirando a situação ideal.

Será que são apenas questões de rendimento que impedem uma efetiva massificação de carros elétricos?  Sem querer ser conspiracionista, mas quais as chances de uma massificação abrupta (supondo uma otimização  de rendimento também abrupta) em um mercado hegemônico petrolífico?
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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2011, 20:49:08 »
Ideal para substituir o carro no paradigma de agora. Não sei se ele deve permanecer o mesmo com os carros elétricos e ambientes cada vez mais urbanos.
Não vejo que diferença pode haver.

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Offline SnowRaptor

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2011, 20:56:31 »
Por isso usei a palavra paradigma.

Será que a fração das pessoas que deixaria de comprar um carro por não poder fazer viagens de 400km com eles (de maneira prática) é tão grande assim?
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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2011, 21:10:25 »
Por isso usei a palavra paradigma.

Será que a fração das pessoas que deixaria de comprar um carro por não poder fazer viagens de 400km com eles (de maneira prática) é tão grande assim?
Acredito que um carro elétrico que faça 400km em uma rodovia não chegue a ficar um dia sem recarregar no anda e para da cidade, mas é puro chute porque nunca vi uma comparação assim sendo feita para carros elétricos. As pessoas até podem se adaptar a eles assim, mas acredito que muita gente iria esperar uma maior autonomia antes de se arriscar a mudar.

O que pode desequilibrar um pouco essa situação é o governo permitir que esse tipo de veículo pague menos imposto, visando uma renovação da frota.

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #12 Online: 01 de Setembro de 2011, 21:17:44 »
Lembre-se que os carros elétricos são mais econômicos no anda-para justamente por não ficarem gastando "combustível"  quando estão parados e pelos freios regenerativos.
Elton Carvalho

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #13 Online: 01 de Setembro de 2011, 21:19:10 »
O que pode desequilibrar um pouco essa situação é o governo permitir que esse tipo de veículo pague menos imposto, visando uma renovação da frota.

Isso eu acho improvável. Pelo menos até as petros terem $participação$ na infraestrutura de recarga dos veículos elétricos.
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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #14 Online: 01 de Setembro de 2011, 21:46:42 »
Uma moto elétrica seria bacana...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

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Offline Gaúcho

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #15 Online: 01 de Setembro de 2011, 22:12:04 »
Eu quero autonomia de verdade. Vou esperar um carro nuclear.
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Offline Geotecton

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #16 Online: 02 de Setembro de 2011, 00:09:20 »
Eu quero autonomia de verdade. Vou esperar um carro nuclear.

O que voce almeja?

Uma autonomia de 200.000 km? :hihi:
Foto USGS

Offline Derfel

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #17 Online: 02 de Setembro de 2011, 06:48:50 »
Já existe.

Offline SnowRaptor

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #18 Online: 02 de Setembro de 2011, 07:26:43 »
Onde?
Elton Carvalho

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Offline Derfel

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #19 Online: 02 de Setembro de 2011, 07:31:08 »
Quis dizer a moto elétrica do Jaf. A versão mobile do fCC possui limitações que geram isso: a falta de um citar e a falta de um aviso que novas mensagens foram enviadas enquanto escrevia o post. :)

Offline Gaúcho

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #20 Online: 02 de Setembro de 2011, 11:45:36 »
Eu quero autonomia de verdade. Vou esperar um carro nuclear.

O que voce almeja?

Uma autonomia de 200.000 km? :hihi:

No mínimo :biglol:
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Offline Diegojaf

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Re: Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #21 Online: 02 de Setembro de 2011, 16:44:09 »
Quis dizer a moto elétrica do Jaf. A versão mobile do fCC possui limitações que geram isso: a falta de um citar e a falta de um aviso que novas mensagens foram enviadas enquanto escrevia o post. :)
Mas moto moto ou moto daquelas scooterzinhas que não passam de 30 por hora?
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Offline EuSouOqueSou

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Re:Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #23 Online: 30 de Maio de 2019, 10:06:51 »
https://exame.abril.com.br/tecnologia/este-carro-eletrico-brasileiro-roda-200-km-com-apenas-r-8-de-energia/
Citar
Este carro elétrico brasileiro roda 200 km com apenas R$ 8 de energia
Veículo funciona com energia elétrica e tem apenas três rodas

Uma nova empresa brasileira chamada Gaia Electric Motors anunciou, em exclusividade a EXAME, um carro elétrico que promete ter 200 km de autonomia. O custo estimado pela companhia para a recarga da sua bateria é de 8 reais energia elétrica (sendo 20 vezes mais eficiente do que um carro movido à gasolina) e são necessárias 8 horas para que ela atinja uma carga completa.

O carro, também chamado Gaia, tem três rodas e requer que o usuário tenha habilitação para conduzir motocicletas. O foco inicial de vendas do veículo é para o mercado corporativo. A venda para consumidores não está descartada, mas ainda não tem data para acontecer.

O veículo não possui chave. O desbloqueio acontece por meio do smartphone. Graças a um chip de internet móvel, o Gaia está sempre conectado e pode ser usado por empresas para criar um serviço transporte com carros elétricos. A ideia é ir atrás de mercados onde aplicativos de transporte individual, como Uber, 99 e Cabify, não tenham motoristas o suficiente para atender plenamente a demanda da população.

A Gaia não informa o preço exato do produto, diz apenas que ele custa na faixa de 80 mil reais. Os carros 100% elétricos que serão vendidos no Brasil neste ano, como o Nissan Leaf, o Chevrolet Bolt, o Jac E40 e o Renault Zoe, terão preços sugeridos de 130 a 180 mil reais.

“Não quero posicionar a Gaia como uma montadora. Somos uma empresa de tecnologia. As montadoras abonaram o público jovem no Brasil. As multinacionais querem ver os resultados em dólar, não consideram alto custo que é repassado ao consumidor brasileiro”, Ivan Gorski, fundador e presidente da Gaia, em entrevista a EXAME.

Com 18 meses de fundação e linha de montagem em Manaus (AM), a Gaia afirma ter valor de mercado de 10 milhões de reais atualmente.

Eu compraria, com uma condição: o carro teria q ser totalmente desconectado. Pessoal não entende o risco de um ataque hacker.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline EuSouOqueSou

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Re:Nova bateria aumenta desempenho de carros elétricos
« Resposta #24 Online: 30 de Maio de 2019, 10:17:35 »
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

 

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