Eu tenho fortes tendencias liberais, mas não sei detalhes nem divisões da ideologia, motivo pelo qual estou procurando me aprofundar.
Bom, assumindo isso, a maior fonte de textos liberais por essas bandas é o
Instituto von Mises, mas há uma oscilação brutal entre liberais clássicos e principalmente, anarco-capitalistas (especialmente devido Lew Rockwell e Rothbard) no meio, então há o risco de consultando tal site, ter a impressão que a maioria de liberais se simpatiza com idéias que são mais "heterodoxas". O
Instituto Liberal também é uma boa fonte, mas tende a ser menos didático do o "Mises". E tem algo no site do Liber, o Partido Libertário.
Saindo disso, há os livros a se ler. Os autores que eu conheço que são meio "consenso", independente da inclinação liberal (aliás, eu esqueci de avisar, os tipos de liberais são: Clássicos, Libertários, Anarco-Capitalistas e Liberais Sociais - na qual eu acho que tanto o DDV quanto o Huxley se inclinam) são:
- O Caminho para a Servidão, do Hayek. Dá para baixar no Instituto von Mises. Também tem o artigo "Porque não sou um Conservador" e a palestra dele ao ganhar o Prêmio Nobel.
- A Sociedade Aberta e Seus Inimigos (O segundo), A Miséria do Historicismo e Caminhos para um Mundo Melhor, do Karl Popper (os escritos políticos dele em geral podem ser lidos tranquilamente). Também encontráveis nos dois atalhos que passei.
- On Liberty and the Subjection of Women do John Stuart Mill. Um dos primeiros livros feministas da história, embora a primeira autora nisso foi a Mary Wollstronecraft, com " A Reivindicação dos Direitos da Mulher " (esse eu não li ainda).
- A Riqueza das Nações (ainda não li) e A Teoria dos Sentimentos Morais (foi um dos primeiros livros liberais que li, e estou surpreso com sua boa escrita). Os Misesianos tem lá suas antipatias com o Smith.
- Liberalismo Político, do John Rawls. Para ser lido junto com "Two Concepts of Liberty", do Isaiah Berlin, dois livros um pouco mais controversos do que acima, mas firmemente associados à tradição liberal. Eu devo dizer que tenho que relê-los.