Aquecimento global aumenta furacões, diz estudoNovos estudos sugerem que o aquecimento global está tornando os furacões mais fortes. As descobertas surpreendem e preocupam os cientistas, pois sugerem que o aumento da temperatura média do planeta está influciando diretamente o clima agora, enquanto acreditava-se que as conseqüências negativas ocorreriam no futuro.
Entretanto, a pesquisa não sugere que o aquecimento está gerando uma maior número de tempestades e furacões. A análise feita pelo climatologista Kerry Emanuel, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) mostra pela primeira vez que as maiores tempestades registradas no Atlântico e no Pacífico desde 1970 aumentaram sua duração e intensidade em cerca de 50%.
Este dado está diretamente ligado ao aumento das temperaturas médias da superfície do oceano e também correspode ao aumento da temperatura atmosférica no mesmo período. ¿Quando eu olhao para os valores deste resultado, ele são realmente alarmantes¿, comentou o meteorologista Tom Knutson, que não esteve envolvido no estudo e trabalha no Laboratório da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera.
A conclusão do pesquisador do MIT foi conseguida através da análise de dados coletados de tempestades. Antes do estudo, a maioria dos pesquisadores acreditavam que a contribuição do aquecimento global para aumentar os furacões era insignificante para ser medida. A maioria não previa que as mudanças fariam uma real diferença nas tempestades tropicais até o ano de 2050 ou mais.
Fonte Terra Notícias