O que não é nenhuma novidade para nós que queremos e não podemos estudar. Somos muitos talentos perdidos e que carregamos a culpa pela falta de acesso a uma boa educação formal
Tirando as escolas públicas perdidas no meio do nordeste, que não tem luz, janelas e as vezes nem teto. O resto das escolas ensinam razoalvemente bem,
Aqui você está mencionando as escolas, dizendo que tem um ensino razoável. E de certa maneira é uma realidade, considerando que existem ótimos programas educacionais para os superdotados no ensino público e até em ongs. O que já demonstra uma seleção de alunos, assim como esta da reportagem faz, com o mesmo diferencial qualitativo sendo avaliado.
a diferença é que escolas particulares cobram muito mais dos alunos e professores. Então são mais lições de casa, as provas são mais dificeis....
Essas atividades diferenciadas destas escolas já perfazem um perfil diferente e superior em relação as demais que tem um
ensino razoável, segundo a sua fala.
O colégio público que eu estudei tirou uma média acima de 500 (a melhor escola particular tirou uma média de 600). E a que tirou a maior nota no meu estado é um colégio público.
Eu gostei muito dos princípios da escola da reportagem, para mim já demonstram um grande referencial de embasamento pedagógico e apoio esta linha. Apenas contrastei com a política pública de altas habilidades, uma abordagem muito mais abrangente. É uma escola dos sonhos, mas pense na problemática de aplicar os métodos pedagógicos desta escola em todo o país

Então não tem essa de muitos talentos perdidos.
Bela conclusão sobre altas habilidades
Pena que não é o consenso entre os especialistas, principalmente entre os americanos que são a liderança em pesquisas nessa área
