Autor Tópico: Desenhos com enredo fantástico prejudicam as crianças  (Lida 3699 vezes)

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re: Desenhos com enredo fantástico prejudicam as crianças
« Resposta #25 Online: 17 de Setembro de 2011, 19:43:01 »
Esse é um dos problemas de hoje. As crianças já nascem com agendas enormes e acaba não sobrando tempo para essas crianças se divertirem. Acordam já tem aula disso, aula daquilo, cursinho daquilo outro, na hora de brincar e se divertir ainda tem que ser com alguma coisa que estimule a mente e a faça raciocinar.

Eu até hoje assisto desenhos quando posso e eu não quero que o desenho me faça raciocinar, não quero que ele faça sentido e muito menos que tenha algum respaldo na realidade. É só diversão. Criança tem que se divertir. :feliz:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #26 Online: 18 de Setembro de 2011, 17:30:26 »
Para variar em relação a outras coberturas de publicações científicas os resultados publicados não são tão enfáticos como a notícia mostra ( nem como a pesquisadora principal quer demonstrar). A conclusão "hard" se limita a evidenciar que crianças pequenas têm déficit de funções executivas logo após assistirem desenhos acelerados , corroborando estudos anteriores.
 A questão sobre o impacto mais duradouro está em aberto e a influência do enredo fantástico é claramente colocada como hipótese a ser testada em estudo posterior. As declarações da autora principal na matéria derivam basicamente de suas hipóteses e não do resultado experimental.
Abaixo o trecho da conclusão do estudo , que está disponível na íntegra no link

This study provides empirical evidencethat watching a 9-minute episode of a fast-paced television cartoon immediately impaired young children’s EF relative to watching an educational television show or drawing. Children in the fast-paced television group scored significantly worse than the others despite being equal in attention at the outset, as indicated by parent report.
This result is consistent with others showing long-term negative associations between entertainment television and attention.
Given the popularity of some fast-paced television cartoons among young children, it is important that parents are alert to the possibility of lower levels of EF in young children at least immediately after watching such shows.
In addition to the pacing, we speculate that the onslaught of fantastical events that was also present in the fast-paced show might have further exacerbated EF. Whereas familiar events are encoded by established neural circuitry,  there is no such circuitry for new and unexpected events, which fantastical events often are. Encoding new events is likely to be particularly depleting of cognitive resources, as orienting responses are repeatedly engaged in response to novel events.
Because cognitive depletion taxes selfregulation, we hypothesize that the fantastical aspect of the fast-paced
show could also be partly responsible for the EF effects seen here. This hypothesis will be tested in further
research.
This study has several limitations. First, we cannot tell exactly what fetures of the fast-paced television
cartoon created the effects. We have speculated that the combination of fantastical events and fast pacing
are responsible, but further research systematically varying those features is needed. A recent study has begun this effort by replicating the effect with different fast-paced and fantastical episodes and shows.
Second, only 4-year-olds were tested; older children might not be negatively influenced by fast-paced television.
Third, we do not know how long the negative effects persist or what the long-term effects of habitual viewing
include. Finally, we only used 9 minutes of viewing; many children’s cartoon episodes last 11 minutes, and typically episodes are shown in a one-half hour programming slot. Watching a full fastpaced cartoon program could be more detrimental.
http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2011/09/08/peds.2010-1919.full.pdf+html
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Setembro de 2011, 19:15:08 »
Em algum lugar, acho que num podcast, notícia ou resenha de livro, vi algo sobre que foi feito um teste onde se pedia aos sujeitos que se memorizasse três ou sete números (grupos separados de sujeitos), e acho que deveriam então ir até outro lugar do prédio e comunicar o número memorizado. No meio do caminho lhes era oferecido algo para comer, havendo duas opções, uma mais e outra menos calórica. Aqueles que tinham que memorizar sete dígitos tinham uma chance significativamente maior de optar pela comida mais calórica, como se o corpo estivesse requisitando mais calorias devido a um "cansaço" maior por ter que lembrar mais dígitos. Talvez ocorra algo parecido com esses desenhos modernos, comparados aos de algumas gerações. Os enredos costumam ser mais complicados*, o que poderia exigir mais do cérebro, "cansando" mais, e deixando então em condições comparativamente piores para um esforço posterior em relação a acompanhar uma história mais simples. Bem parecido com cansaço com atividades físicas, sendo mais fácil fazer algo mais extenuante após uma atividade leve, do que duas atividades exigentes seguidas.

* foi mencionado Pica-pau, é um exemplo, bem como Tom & Jerry e tantos outros. Antigamente se tinha coisas como um episódio todo consistindo no pato Donald tentando dormir ao som de uma goteira irritante. Ou seqüências de "sketches" sobre o avanço dos automóveis, ou sobre dança. Ou o Pica-pau tirando rachas e caçoando da lei, tudo bastante linear e sem complexidades. Hoje ele tem que pegar o mapa do tesouro, e para isso tem que desvendar os sete segredos da maldição da múmia, e tem que dar duro pois seu primo sortudo Gastão, sob encanto da maga Patalógica está contra ele, com a sorte a seu favor.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #28 Online: 29 de Setembro de 2011, 07:39:38 »
Eu não sei... tente conseguir a atenção de crianças para algo que lhes exija um mínimo de concentração logo após elas terem voltado do recreio e terem brincado de pique-pega (ou seja lá o que as crianças brinquem hoje em dia), todas suadas e agitadas.

Até se acalmarem para tal, pode levar um tempo. Estes desenhos mencionados podem ter um efeito similar.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #29 Online: 29 de Setembro de 2011, 15:20:54 »
Evite este tipo de preocupação, não faça crianças. :twisted:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Setembro de 2011, 19:55:55 »
Apoiado :clap:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 29 de Setembro de 2011, 21:55:37 »
Só porque vocês são estéreis feito o solo de Marte ficam desdenhando da capacidade dos outros de criar e multiplicar catarrentos pelo mundo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 29 de Setembro de 2011, 23:44:53 »
Tem razão, eu sou estéril :(
Não consigo engravidar :'(

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #33 Online: 30 de Setembro de 2011, 08:09:09 »
Tem razão, eu sou estéril :(
Não consigo engravidar :'(
Pois é. E mesmo assim ainda não parou de tentar...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!