Autor Tópico: Águas-vivas estão substituindo peixes no mar, diz estudo  (Lida 528 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Águas-vivas estão substituindo peixes no mar, diz estudo
« Online: 19 de Setembro de 2011, 08:22:35 »
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/976834-aguas-vivas-estao-substituindo-peixes-no-mar-diz-estudo.shtml

Elas são lerdas, gelatinosas, desengonçadas e usam um sistema de caça considerado primitivo. Ainda assim, as águas-vivas estão conseguindo substituir sardinhas, anchovas e outros peixes no domínio dos mares.

A mudança acontece principalmente nas regiões onde a pesca predatória dizimou as espécies dominantes.

Muitos cientistas apostavam que a supremacia desses gigantes gelatinosos seria apenas temporária.

Afinal, criaturas lentas, normalmente cegas e com uma estratégia de caça que exige contato direto com a presa não conseguiriam competir com peixes rápidos e de boa visão, certo?

Um grupo de pesquisadores acaba de mostrar que não é bem assim. Surpreendentemente, os invertebrados são excelentes predadores.

Em uma compilação de vários trabalhos, os cientistas -liderados por José Luiz Acuña, da Universidade de Oviedo, na Espanha- compararam dados como velocidade, padrão de deslocamento e potencial de caça das águas-vivas e de certos peixes comedores de plâncton (organismos minúsculos, como algas e larvas de animais, que boiam no mar).

Eles perceberam que, descontando as diferenças da composição química entre os bichos, águas-vivas e peixes como sardinhas têm taxas de crescimento e reprodução que são muito semelhantes.

"A habilidade competitiva de um predador depende não apenas da captura de presas e das taxas de ingestão mas também de quão eficiente a energia obtida se traduz no crescimento do corpo e aumento da população", diz o estudo publicado na revista especializada "Science".

Embora o corpão da água-viva desfavoreça seu deslocamento, ele aumenta as chances de contato com as presas, garantindo mais comida.

A estratégia de flutuar, em vez de perseguir vigorosamente a caça, também não é má ideia. Desse jeito, elas economizam muita energia. E vão, lentamente, transformando os oceanos.

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Águas-vivas estão substituindo peixes no mar, diz estudo
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2011, 08:32:25 »
Possíveis mudanças evolutivas por influência humana?
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Águas-vivas estão substituindo peixes no mar, diz estudo
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2011, 13:01:21 »
Interessante é como eles vendem a notícia.
 Primeiro eles desancam o bicho...
Elas são lerdas, gelatinosas, desengonçadas e usam um sistema de caça considerado primitivo.
Daí, tome blá blá blá.
Depois enchem a bola.

Embora o corpão da água-viva desfavoreça seu deslocamento, ele aumenta as chances de contato com as presas, garantindo mais comida.

A estratégia de flutuar, em vez de perseguir vigorosamente a caça, também não é má ideia. Desse jeito, elas economizam muita energia. E vão, lentamente, transformando os oceanos.
:hihi:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
Re:Águas-vivas estão substituindo peixes no mar, diz estudo
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2011, 14:56:07 »

Que inheca ,uma vez eu já fui queimada por uma água viva ,doeu para caramba.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Águas-vivas estão substituindo peixes no mar, diz estudo
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2011, 15:03:20 »
Verão que eu não sou pego por uma dessas não é verão de verdade. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!