Pessoal,
Dúvidas minhas (ou viajadas, como preferirem) para os físicos de plantão :
Outro dia vi um programa que falou sobre a "guerra" entre o Susskind e o Hawking. Pelo que entendi, Susskind usou conceitos da teoria das cordas para demonstrar que a informação não é perdida no interior do buraco negro, consagrando-se vencedor deste guerra.
Primeiro, eu gostaria de perguntar o pq de aceitarem esta explicação, em detrimento da explicação do Hawking, dado que os conceitos utilizados vem de uma teoria ainda sem evidências experimentais e muito criticada ?
Segundo, a busca de Susskind por uma resposta ao problema que Hawking trouxe para a física ocorreu para manter uma das leis básicas da física, que é a não perda de informação (bom, foi isso que entendi).
Este princípio não seria incompatível com um universo que terminasse em um big-rip? Pelo que entendo, neste tipo de universo tudo se "perde", inclusive o espaço-tempo deixa de existir. Ou seja, esta característica de não perda de informação estaria mais ligada a universos cíclicos?
Se universos cícliclos mantém a questão da informação, como conciliar isso com os modelos atuais nos quais o universo seguinte é "sempre" diferente do anterior? Isto não levaria tb a termos uma qde infinita de informação em um universo qqer deste modelo, dado que neste universo estariam todas as informações sobre ele e sobre os infinitos universos anteriores ?
Em teoria, toda a informação, incluindo a responsavel por prodsuzir o meu ser, a minha consciência, continua "existindo"/disponível no universo, podendo ser recuperada ? Ou seja, em termos informacionais somos todos imortais ?
Abs
Felipe