Autor Tópico: Susskind, Informação e Universo  (Lida 429 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Susskind, Informação e Universo
« Online: 22 de Setembro de 2011, 13:14:50 »
Pessoal,

Dúvidas minhas (ou viajadas, como preferirem) para os físicos de plantão :

Outro dia vi um programa que falou sobre a "guerra" entre o Susskind e o Hawking. Pelo que entendi, Susskind usou conceitos da teoria das cordas para demonstrar que a informação não é perdida no interior do buraco negro, consagrando-se vencedor deste guerra.

Primeiro, eu gostaria de perguntar o pq de aceitarem esta explicação, em detrimento da explicação do Hawking, dado que os conceitos utilizados vem de uma teoria ainda sem evidências experimentais e muito criticada ?

Segundo, a busca de Susskind por uma resposta ao problema que Hawking trouxe para a física ocorreu para manter uma das leis básicas da física, que é a não perda de informação (bom, foi isso que entendi).

Este princípio não seria incompatível com um universo que terminasse em um big-rip? Pelo que entendo, neste tipo de universo tudo se "perde", inclusive o espaço-tempo deixa de existir. Ou seja, esta característica de não perda de informação estaria mais ligada a universos cíclicos?

Se universos cícliclos mantém a questão da informação, como conciliar isso com os modelos atuais nos quais o universo seguinte é "sempre" diferente do anterior? Isto não levaria tb a termos uma qde infinita de informação em um universo qqer deste modelo, dado que neste universo estariam todas as informações sobre ele e sobre os infinitos universos anteriores ?

Em teoria, toda a informação, incluindo a responsavel por prodsuzir o meu ser, a minha consciência, continua "existindo"/disponível no universo, podendo ser recuperada ? Ou seja, em termos informacionais somos todos imortais ?

Abs
Felipe

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Susskind, Informação e Universo
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2011, 14:01:30 »
Pessoal,

Dúvidas minhas (ou viajadas, como preferirem) para os físicos de plantão :

(...)
Em teoria, toda a informação, incluindo a responsavel por prodsuzir o meu ser, a minha consciência, continua "existindo"/disponível no universo, podendo ser recuperada ? Ou seja, em termos informacionais somos todos imortais ?

Abs
Felipe
A idéia de que "tudo vibra" preconiza essa possibilidade. Uma idéia primordial, terá sido modulada desde o início dos tempos, por cada ser existente, e reemitida sucessivamente ao universo, como a  prosaica repetição de uma mensagem ao pé do ouvido de indivíduo para indivíduo, que vai sendo interpretada e repassada adiante.

Um pensamento pode ser dito verbalmente a outrem e oralmente se perpetuar mas desde o momento em que é concebido  mentalmente teria esse condão de vibrar ad infinitum, e se houvesse um aparato tecnológico para detectá-lo no ar assim como se detectam ondas de rádio, esse poderia ser recuperado.
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!