Autor Tópico: Nerds resolvem, jogando, problema ligado à AIDS. Ciência tentava há 15 anos.  (Lida 633 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Em 2007 e 2008, enquanto a equipe de marketing de Batman: O Cavaleiro das Trevas brincava com nossas emoções com aquelas peças virais do filme, os nerds do mundo inteiro deixaram um legado para a sociedade: o fato de que, juntos, poderiam encontrar a cura do câncer e da AIDS, ao mesmo tempo — bastaria querer.

Sabendo disso, inventaram o site Fold.it, um portal de jogos científicos — ou, mais especificamente, um portal em que você ajuda a ciência a resolver problemas. E como a gente vinha dizendo, nerds unidos resolveram, em três semanas, um problema que a ciência tentava resolver há 15 ANOS. FUCKING. QUINZE. ANOS.

Sem entrar em detalhes tecnicos e científicos, a brincadeira é simples: você tem de tentar decodificar proteínas, criando “modelos” de enzima que se encaixem e façam todo o trabalho que um dia você aprendeu na aula de biologia. Assim, quanto mais próximos do ideal, mais pontos você ganha e por aí vai.

Nessa brincadeira, um grupo de jogadores conseguiu, em três semanas, decodificar uma proteína do vírus da AIDS e o resultado vai ser publicado numa revista científica. Essa proteína aparece no vírus da AIDS de Macacos, apenas, mas é muito importante na hora de multiplicar o vírus. É um pequeno passo pra eles, mas um grande pra humanidadeyadda-yadda-yadda.

Agora o próximo passo seria criar remédios que, com o modelo mais correto, poderia ajudar a parar a multiplicação do vírus em quem já está infectado e enfim. Pra resumir: É IMPORTANTE PRA CARALHO o que os caras fizeram.

O mais legal? Nenhum dos jogadores tinham qualquer experiência em bioquímica. Ou tem. Eles simplesmente olharam para a essa história como um jogo, querendo pontos e voilá: em 10 dias eles encontraram a resposta. Em outros 4 eles criaram a estrutura.

Enquanto isso, no Jornal Hoje… ;D

ps. Até que os gamers resolvam dominar o mundo, POR FAVOR, use camisinha. Obrigado! :D

Fonte

Mais sobre a notícia:

Scientific American
Arstechnica
CBC
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Nerds resolvem, jogando, problema ligado à AIDS. Ciência tentava há 15 anos.
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2011, 21:00:37 »
Então ponha-os para resolver todos os problemas e quanto aos cientistas e a Ciência... bahhh... mande-os para casa. :)
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Nerds resolvem, jogando, problema ligado à AIDS. Ciência tentava há 15 anos.
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2011, 21:05:41 »
Talvez a coisa se entronize de vez como modus operandi de pesquisas, quiçá com pagamentos de prêmios por etapas conquistadas. A internet na sua verdadeira dimensão!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2011, 21:09:36 »
Os cientistas podem projetar os joguinhos! ::)

Na verdade, os cientistas estamos usando os gamers como macacos datilógrafos!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2011, 21:17:47 »
Então ponha-os para resolver todos os problemas e quanto aos cientistas e a Ciência... bahhh... mande-os para casa. :)

É só tornar divertido. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2011, 21:28:03 »
A se confirmar como tendência a colaboração de leigos em atividades científicas poderá surgir o profissional que fará a ponte entre o colaborador e o cientista criando uma linguagem atraente para o sucesso do emprendimento. Serão os mesmos conceitos que já se usa para pescar os internautas comumente de acordo com suas tendências? Qual será o apelo, além do óbvio, financeiro ( se congitarem dele, é claro)? Será o mais novo vício do terceiro milênio?
« Última modificação: 26 de Setembro de 2011, 21:32:36 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:43:04 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2011, 23:04:54 »
Gostei da legenda abaixo de uma das fotos:

Players have already modeled an enzyme that could help cure AIDS (the final boss). :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!