Autor Tópico: Comandante de Batalhão como Mandante de Assassinato de Juíza  (Lida 888 vezes)

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
Comandante de Batalhão como Mandante de Assassinato de Juíza
« Online: 27 de Setembro de 2011, 09:22:32 »
Ex-comandante do batalhão de São Gonçalo é apontado como mandante do assassinato de juíza e tem pedido de prisão expedido

RIO - A Justiça decretou a prisão do ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo) e atual comandante do 22º BPM (Maré), tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, no fim da noite de segunda-feira. O oficial é apontado como mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, em agosto, quando ainda era comandante do batalhão. Outros cinco policiais, que atuavam no mesmo batalhão sob a tutela de Cláudio Luiz também tiveram mandados expedidos pela 3ª Vara Criminal de Niterói. Os policiais faziam parte do Grupamento de Ações Táticas e são acusados de forjar um auto de resistência para acobertar a morte de Diego Belieni, então com 18 anos.

Três PMs já estão presos por participação na morte de Diego e da juíza. São eles: o tenente Daniel dos Santos Benitez Lopes e os cabos Sérgio Costa Júnior e Jefferson de Araújo Miranda .

A Justiça decretou a prisão após um dos cabos que executaram o crime ter relatado ao juiz Peterson Barroso Simões, que o tenente-coronel era o mandante do crime. O cabo, que estaria ameaçado de morte, resolveu contar tudo e participar de uma antecipação de prova, obtendo o direito à delação premiada (que inclui provável redução de pena). O PM e sua família foram incluídos no programa de proteção à testemunha. O cabo teria dito que usou duas pistolas no crime. A polícia havia informado que a juíza morreu com 21 tiros de pistolas 40 e 45 e de revólver 38.

Após o assassinato de Patrícia Acioli, o comando da Polícia Militar trocou os comandantes de diversos batalhões. Foi quando Cláudio Luiz de Oliveira assumiu o comando do 22º BPM (Maré).

Nesta segunda, o juiz Fábio Uchôa, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, decretou as prisões preventivas de sete PMs do 7º BPM (São Gonçalo) acusados de envolvimento num auto de resistência forjado. Dois dos policiais já estão presos no Batalhão Especial Prisional (BEP), pois são suspeitos de envolvimento na morte da juíza Patrícia Acioli. São eles: Jovanis Falcão Júnior e Carlos Adílio Maciel dos Santos, o Carlão.

O caso ocorreu em junho do ano passado, na Fazenda dos Mineiros. Segundo o inquérito da 72ª DP (São Gonçalo), os PMs teriam atirado a esmo após não receberem propina de traficantes. Uma mulher foi morta.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/09/27/ex-comandante-do-batalhao-de-sao-goncalo-apontado-como-mandante-do-assassinato-de-juiza-tem-pedido-de-prisao-expedido-925452761.asp

O pior é que conforme se afasta do centro e da zona sul do Rio de Janeiro, aumentam as histórias sobre como está o nível do comportamento criminoso em vários níveis nas polícias, assim como aumenta a despreocupação de fazer isto de forma velada.

Ganham manchetes os que acabam atingindo autoridades, como o acima, ou os que por acaso acabam ganhando a atenção de jornalistas e população, como o escabroso caso do assassinato do 'menino Juan' (como é chamado).

Não dá para reclamar da desconfiança (chamemos assim) da população por vivenciarem crimes que nunca nem ganharam uma notinha e ainda vazarem esquemas de oficiais que comandam batalhões. Moradores de áreas mais humildes da Maré e São Gonçalo não se surpreenderam. Diria que muitos moradores de zonas mais bem cuidadas também não se espantaram.

É para somar na listinha de tosqueiras de nosso país que não imagino como solucionar.

(Não é para dizer que meu problema é "não gostar de polícia", como já sugeriram. Os fatos falam por si e para mim estes sujeitos podem ter poder estatal, mas não se encaixam na definição de 'polícia'. O problema é que o chamado "Comando Azul" parece estar vencendo)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Comandante de Batalhão como Mandante de Assassinato de Juíza
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2011, 19:26:05 »
Parece "Tropa de Elite 2". Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2011, 20:27:30 »
Muita dureza que tenhamos que conviver com situações como essa. Ao menos um certo ar de justiça produz algum efeito positivo no sistema.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2011, 21:18:16 »
Polícia militar não polícia no sentido jurídico - é o "braço armado" dos estados federativos. Para mim, cheira uma briga de poder sem sentido entre a PM e o judiciário, com efeitos para lá de nefastos, e motivações ainda piores ...

Não vai me surpreender muito (só que acho improvável) que a história e a responsabilidade se estenda para o TJ-RJ.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2011, 21:55:41 »
[...]
É para somar na listinha de tosqueiras de nosso país que não imagino como solucionar.
[...]

Ao menos está se identificando e separando a banda podre da PM.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2011, 23:03:46 »
Só vejo como benéfico à bandalheira  a não união das polícias.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2011, 09:30:14 »
Andei conversando com pessoas que trabalham na UPA da Maré. O abaixo tem que ser encarado com cuidado, pois apesar de ser o que pessoas que frequentam e vivenciam diretamente tais realidades, politicagens e negociações, nunca se sabe...

O que corre na boca miúda é que este comandante estaria realizando operações na área da UPA a qualquer hora, o que estaria colocando em risco moradores em geral: indo para trabalho, crianças indo para escola, etc. Diante disso, resolveram marcar uma reunião com o comandante.

Acontece que, ao que correu na boca mais miúda ainda, as quadrilhas realizaram pressão para que mais moradores fossem protestar contra tais operações. Independente disto, o que o comandante teria dito foi "Ah é? Então fecha a UPA.".

Incursões continuaram e numa destas, um grupo de policiais prendeu um x números de criminosos (uns 3, 4) e teriam exigido 300 mil para soltá-los. Tinham "só" 40 mil e foram levados.

Com isto, um "advogado do tráfico" marcou uma reunião privada com o comandante. O advogado saiu cabisbaixo falando que o sujeito não aceitava negociar nada e era irredutível.

Dias depois teria saído a prisão dele.

Se formos considerar isto como fatos, o que está acontecendo?

Basicamente, pode-se pensar que:

1. O cara foi enquadrado em um crime por estar atrapalhando negócios e interesses gerais de gente poderosa. Isto seria bem preocupante, pois se ele foi falsamente apontado como mandante de um crime de repercussão nacional, fruto de investigações e testemunhas, revela um esquema de podridão bem maior e mais organizado.

2. Sabendo que estava sendo investigado e a 'chapa esquentando', resolveu não ter nenhum tipo de conduta que depusesse contra ele.

A segunda linha me parece mais provável, mas o palpite de qualquer um é tão bom quanto o meu.

Claro que nada disso pode ser verdade, sendo só boataria e fofoca. Porém acho improvável, pela natureza das 'fontes', que  ao menos algumas partes não se aproximem da realidade.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 09:44:50 por Titoff »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!