Autor Tópico: Genealogia  (Lida 1259 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Genealogia
« Online: 29 de Setembro de 2011, 18:07:02 »
Amigos do fórum...quem aqui se liga em genealogia?
Só para começar queria esclarecer um ponto muito comum .....as pessoas dizem...tataravô...tataraneto, etc.....
Não existe!
O correto é.... avô, bisavô, trisavô, tetravô, pentavô, ...e segue...... Para netos a mesma sequencia.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Genealogia
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2011, 18:31:45 »
Interessante supor avô como 1/4 avos...
« Última modificação: 29 de Setembro de 2011, 18:33:51 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2011, 20:47:42 »
Já pesquiso a dois anos. É um hobby bem interessante, ao mesmo tempo desgastante.

Da linhagem da minha mãe consegui de todos que chegaram no Brasil, do meu pai ainda faltam uns nomes.

O problema é tempo para pegar um carro, visitar uma igreja e pegar os dados. Ou dinheiro para comprar a bibliografia de apoio.

Ainda ontem fui visitar uma igreja mórmon para encomendar uns microfilmes. O atendimento deles é exepcional. :ok:
« Última modificação: 29 de Setembro de 2011, 20:50:10 por Dr. Strangelove »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2011, 21:14:31 »
Eu sempre tive interesse nisso, mas falta tempo e $$$. P/ pesquisar a família da minha mãe eu precisaria ir a Alagoas (de onde são meus avós). No caso da família do meu pai, iria a Bahia (idem). Só que em toda essa história há descedentes de africanos, de índios, de portugueses, de holandeses, então precisaria de um bom tempo porque a coisa deve ir longe.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2011, 21:43:20 »
Difícil mesmo. No meu caso era mais fácil porque o grupo étnico era homogêneo e a maioria viviam na mesma área em comum, que aliás é onde eu vivo hoje.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2011, 23:11:29 »
Uso o programa MyHeritage....é bem mais facil de deixar tudo organizado....
Acho que não avancei tanto...mas já fui bem longe...as redes sociais ajudam muito hoje em dia...como a internet de forma geral.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2011, 00:25:03 »
A árvore por parte do meu pai já foi montada com o rastreamento dos ancestrais de 7 gerações antes da minha. Mas não tenho mais paciência para continuar com este esforço.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2011, 09:35:34 »
A árvore por parte do meu pai já foi montada com o rastreamento dos ancestrais de 7 gerações antes da minha. Mas não tenho mais paciência para continuar com este esforço.
Desses ancestrais de 7 gerações atrás tem algum nascido no Brasil? Pergunto porque, no meu caso, pretendo parar a pesquisa assim que chegar nos imigrantes (ou índios).

It's an award I've won"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2011, 10:17:41 »
No Japão isso fica mais fácil de fazer.
http://en.wikipedia.org/wiki/Koseki
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2011, 10:24:03 »
Lembrei do Wolverine que comenta em uma história que a Mariko era capaz de lembrar o nome de todos os antepassados até dois mil anos atrás, enquanto que ele não sabia nem o nome do pai.

It's an award I've won"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2011, 11:54:22 »
Desses ancestrais de 7 gerações atrás tem algum nascido no Brasil? Pergunto porque, no meu caso, pretendo parar a pesquisa assim que chegar nos imigrantes (ou índios).
Eu também pensava assim. Mas quando quanto mais tu entra na brincadeira mais tu quer jogar, então é bem improvável que quando tu chegue aos imigrantes tu não vá querer continuar procurando pela Europa. :D

Eu usava esses programas também, eles são bons para seguir uma linhagem, mas no meu caso eu gosto de separar por famílias, daí fica mais fácil usar a notação que costumam usar nos livros.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2011, 11:56:27 »
No Japão isso fica mais fácil de fazer.
http://en.wikipedia.org/wiki/Koseki
Muito interessante, não sabia disso. Mais um aspecto da cultura super organizada japonesa.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2011, 13:42:06 »
Tenho um amigo, de origem germanica....ele pensava que os antepassados tinham vindo da alemanha...Descobriu documentos do avô dele na embaixada brasileira em Buenos Aires....aí descobriu que os antepassados vinham da Letonia...que  no passado fora parte do império Prussiano.....antiga denominação do que hoje seria a Alemanha....descobriu parentes lá e já os visitou varias vezes.....
Acho isto muito legal.
Quanto a mim...as raizes estão na Espanha e Portugal......

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2011, 13:44:14 »
Eu também pensava assim. Mas quando quanto mais tu entra na brincadeira mais tu quer jogar, então é bem improvável que quando tu chegue aos imigrantes tu não vá querer continuar procurando pela Europa. :D

Eu usava esses programas também, eles são bons para seguir uma linhagem, mas no meu caso eu gosto de separar por famílias, daí fica mais fácil usar a notação que costumam usar nos livros.
O que uso permite...pelo menos me parece, separar...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2011, 13:59:56 »
Tenho um amigo, de origem germanica....ele pensava que os antepassados tinham vindo da alemanha...Descobriu documentos do avô dele na embaixada brasileira em Buenos Aires....aí descobriu que os antepassados vinham da Letonia...que  no passado fora parte do império Prussiano.....antiga denominação do que hoje seria a Alemanha....descobriu parentes lá e já os visitou varias vezes.....
Acho isto muito legal.

No meu caso é meio complicado. Meus avós tanto de pai quanto de mãe vieram de vilarejos perdidos no sertão* ou no litoral do Ceará, e provavelmente tenho ancestrais negros e índios recentes. Mas bem que eu gostaria de saber minha genealogia.

*Meu avô paterno viveu uma época sob o temor de ataques do bando de Lampião.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2011, 14:52:22 »
Acho isto muito legal.

No meu caso é meio complicado. Meus avós tanto de pai quanto de mãe vieram de vilarejos perdidos no sertão* ou no litoral do Ceará, e provavelmente tenho ancestrais negros e índios recentes. Mas bem que eu gostaria de saber minha genealogia.

*Meu avô paterno viveu uma época sob o temor de ataques do bando de Lampião.
No caso, estar dentro do Brasil ajuda um pouco...o ruim é que muitas vezes documentação é dificil...escassa mesmo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2011, 15:14:48 »
Uso o programa MyHeritage....é bem mais facil de deixar tudo organizado....

Meu pai e minha mãe são primos e isso foi complicado de adicionar e ficou feio na árvore. Acho que eles não curtem incesto... :P

Os arquivos dos estados costumam ir até 1800 e poucos. Se alguém perdeu alguém até aí, dá pra achar...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2011, 17:09:29 »

Sim tem. São duas gerações brasileiras (meu pai e os meus avós paternos). Todas as gerações anteriores, das quais rastreei 5, são todos nascidos no que hoje se chama de Itália e Alemanha.
Foto USGS

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
Re:Genealogia
« Resposta #18 Online: 06 de Outubro de 2011, 00:46:33 »
Sempre me interessei muito em saber quem eram meus ancestrais e de onde vieram. Pela parte paterna foi relativamente fácil a empreitada, pois meus avós são nascidos na Europa, meu avô é italiano e minha avó austríaca. Pela parte materna cheguei até os bisavós, meus dois bisavôs eram portugueses do Minho e minha bisavó mãe do meu avô era uma bahiana mestiça, já a mãe de minha avó materna era nascida no interior de Minas, filha de portugueses minhotos. Aliás, a imigração dos minhotos para Minas Gerais constitui um dos maiores deslocamentos populacionais da história, em uma época em que não existiam meios de transporte eficientes, quase 1 milhão de portugueses, sobretudo minhotos, cruzaram o atlântico em direção as minas no século XVIII.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!