O assunto surgiu quando assisti aos videos "Os Invisíveis", uma série de curtas-metragens sobre as experiências dos imigrantes da América Central rumo aos EUA através do México feitos por Gael Garcia Bernal.
Quatro Videos:
1) SeaWorld
2) Seis de cada Diez
3) Los que quedan
4) Gol
Link para a primeira parte: A partir dai o Youtube fornece o link para as outras partes.
Esses vídeos mostram como cada ano, dezenas de milhares de pessoas deixam suas casas na América Central através do México como imigrantes irregulares. Viajam com a esperança de alcançar os Estados Unidos e ver cumprida a promessa de trabalhar lá e ter uma nova vida. Mas muitas vezes os seus sonhos se transformam em pesadelos quando enfrentam uma das viagens mais perigosas do mundo.
Para o México passam anualmente cerca de 500.000 em rota para os Estados Unidos, principalmente centro-americanos: 42% da imigração ilegal é proveniente de Guatemala, 34% de Honduras e 15% de El Salvador, um total de 92% destes três paises.
Existem dois aspectos da imigração em geral que quero mencionar:
1) Os imigrantes são necessários à economia americana. Durante a colheita os EUA usam a mão de obra mexicana intensamente. Nesse periodo costumam "fechar os olhos à imigração". Após esse periodo caçam e deportam os "imigrantes ilegais". Hipocrisia.
2) Os imigrantes são a melhor mão de obra que se pode ter. A razão principal está na própria vontade de imigrar que está relacionada com o querer melhorar de vida. Os imigrantes são na verdade o grupo de individuos com mais vontade de acertar e por isso de contribuir para a sociedade.
Sobre o primeiro aspecto vale lembrar uma situação recursiva que acontece em vários paises desenvolvidos que envolve as seguintes fases:
a) O Pais se desenvolve, a população fica mais rica e mais educada, sobram então as tarefas "manuais" ou de nivel "mais baixo" que a população mais educada não quer fazer.
b) O Pais então abre as portas para os imigrantes de paises pobres (EUA: México, França: Marrocos/Argélia, Alemanha: Turquia, Reino Unido: India/Caribe)
c) Os imigrantes chegam, fazem os trabalhos que que a população mais educada não quer fazer, porem se integram ao pais e começam a proliferar (taxa de crescimento maior que a do Pais).
d) Começa a haver reação forte do pais contra os imigrantes tipo:
- Sào mal-educados
- Estão aqui para se aproveitar da nossa rede social
- Tem costumes diferentes dos nossos e "inaceitáveis" (hiqab e burca na França)
Sobre o segundo aspecto posso citar um exemplo canadense. O Canada é longe o pais que melhor recebe os imigrantes no mundo inteiro. Em fins dos anos 70, uma quantidade grande de vietnamitas sairam do pais após a guerra. Eram os "Boat People". O mundo os desprezava. A Tailandia os colocou em verdadeiros campos de concentração.
O Canada, que recebe 300.000 imigrantes por ano (1% da população), abriu as suas portas, recebeu mais de 50.000 vietnamitas. Houve criticas internas fortes (vamos gastar muito dinheiro com esse povo mal-educado e sem habilidades). Hoje, passados 40 anos os vietnamitas são considerados uma dos melhores grups de imigrantes que o Canada já recebeu. São extremamente trabalhadores, se integraram totalmente à sociedade canadense e são hoje donos de lojas, industriais e até politicos.
O Brasil teve grande sucesso com duas excelentes ondas migratórias dentre outras: os japoneses e os italianos que ajudaram a transformar São Paulo no mais produtivo estado do pais.
Qual a opinião de vocês sobre o assunto?
Vocês imigrariam? Se sim, para onde?