Autor Tópico: Imigracão: um problema ou uma necessidade?  (Lida 2220 vezes)

Trudeau

• Visitante
Imigracão: um problema ou uma necessidade?
« Online: 14 de Outubro de 2011, 13:22:51 »
O assunto surgiu quando assisti aos videos "Os Invisíveis", uma série de curtas-metragens sobre as experiências dos imigrantes da América Central rumo aos EUA através do México  feitos por Gael Garcia Bernal.
Quatro Videos:
1) SeaWorld
2) Seis de cada Diez
3) Los que quedan
4) Gol
Link para a primeira parte: A partir dai o Youtube fornece o link para as outras partes.

Esses vídeos mostram como cada ano, dezenas de milhares de pessoas deixam suas casas na América Central através do México como imigrantes irregulares. Viajam com a esperança de alcançar os Estados Unidos e ver cumprida a promessa de trabalhar lá e ter uma nova vida. Mas muitas vezes os seus sonhos se transformam em pesadelos quando enfrentam uma das viagens mais perigosas do mundo.
Para o México passam anualmente cerca de 500.000 em rota para os Estados Unidos, principalmente centro-americanos: 42% da imigração ilegal é proveniente de Guatemala, 34% de Honduras e 15% de El Salvador, um total de 92% destes três paises.
Existem dois aspectos da imigração em geral que quero mencionar:
1) Os imigrantes são necessários à economia americana. Durante a colheita os EUA usam a mão de obra mexicana intensamente. Nesse periodo costumam "fechar os olhos à imigração". Após esse periodo caçam e deportam os "imigrantes ilegais". Hipocrisia.
2) Os imigrantes são a melhor mão de obra que se pode ter. A razão principal está na própria vontade de imigrar que está relacionada com o querer melhorar de vida. Os imigrantes são na verdade o grupo de individuos com mais vontade de acertar e por isso de contribuir para a sociedade.

Sobre o primeiro aspecto vale lembrar uma situação recursiva que acontece em vários paises desenvolvidos que envolve as seguintes fases:
a) O Pais se desenvolve, a população fica mais rica e mais educada, sobram então as tarefas "manuais" ou de nivel "mais baixo" que a população mais educada não quer fazer.
b) O Pais então abre as portas para os imigrantes de paises pobres (EUA: México, França: Marrocos/Argélia, Alemanha: Turquia, Reino Unido: India/Caribe)
c) Os imigrantes chegam, fazem os trabalhos que que a população mais educada não quer fazer, porem se integram ao pais e começam a proliferar (taxa de crescimento maior que a do Pais).
d) Começa a haver reação forte do pais contra os imigrantes tipo:
- Sào mal-educados
- Estão aqui para se aproveitar da nossa rede social
- Tem costumes diferentes dos nossos e "inaceitáveis" (hiqab e burca na França)

Sobre o segundo aspecto posso citar um exemplo canadense. O Canada é longe o pais que melhor recebe os imigrantes no mundo inteiro. Em fins dos anos 70, uma quantidade grande de vietnamitas sairam do pais após a guerra. Eram os "Boat People". O mundo os desprezava. A Tailandia os colocou em verdadeiros campos de concentração.
O Canada, que recebe 300.000 imigrantes por ano (1% da população), abriu as suas portas, recebeu mais de 50.000 vietnamitas. Houve criticas internas fortes (vamos gastar muito dinheiro com esse povo mal-educado e sem habilidades). Hoje, passados 40 anos os vietnamitas são considerados uma dos melhores grups de imigrantes que o Canada já recebeu. São extremamente trabalhadores, se integraram totalmente à sociedade canadense e são hoje donos de lojas, industriais e até politicos.
O Brasil teve grande sucesso com duas excelentes ondas migratórias dentre outras: os japoneses e os italianos que ajudaram a transformar São Paulo no mais produtivo estado do pais.

Qual a opinião de vocês sobre o assunto?
Vocês imigrariam? Se sim, para onde?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re:Imigracão: um problema ou uma necessidade?
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2011, 13:38:25 »
Qual a opinião de vocês sobre o assunto?
Vocês imigrariam? Se sim, para onde?
Meu irmão morou 5 anos na Inglaterra, legalmente, e hoje está no Brasil dando aulas de inglês e estudando RI. Eu tentei, mas o meu visto foi negado, numa época de turbulências e com atentados terroristas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2011, 17:50:37 »
Eu iria para quase todos os países da Europa, para os EUA, Canadá, Austrália e NZ.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2011, 12:02:31 »
Eu iria para quase todos os países da Europa, para os EUA, Canadá, Austrália e NZ.

Eu iria para EUA, Canadá, Austrália e NZ.
Foto USGS

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2011, 12:09:34 »
Eu cheguei a ir para o Canadá, mas alguns detalhes me fizeram voltar para retornar porteriormente mas acabei desisitindo...Realmente é um belo pais, mas ...
Eu incluiria a Australia como o melhor pais para emigrar....ao que me consta o pais que mais recebeu imigrantes depois da segunda guerra mundial.....
Na minha juventude cheguei a pedir informações ao governo australiano...tenho ainda alguns folders......e havia uma estrutura invejavel para receber o imigrante.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2011, 12:10:38 »

Exceto EUA.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2011, 12:24:35 »
Eu imigrei e não me arrependo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Trudeau

• Visitante
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2011, 13:17:21 »
Você, julgando pelo avatar, deve ter imigrado pro Japão, certo?
Eu sou um grande fan da civilização japonesa, para mim um grande exemplo para o resto do mundo.
Eu gostaria de saber mais sobre a imigração brasileira ao Japão.
Soube que muitos estão voltando. Porque?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2011, 13:26:18 »
Eu sou um grande fan da civilização japonesa, para mim um grande exemplo para o resto do mundo.
Queda de empregos causadas pela crise. A maioria dos brasileiros la é mão de obra não-especializada, que é a primeira a sofrer queda.
Mas quem foi e estudou consegue se manter e crescer na vida. Eu comecei como peão numa linha de montagem e cheguei a diretor de uma multi-nacional, com muito orgulho.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Trudeau

• Visitante
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2011, 13:43:04 »
Queda de empregos causadas pela crise. A maioria dos brasileiros la é mão de obra não-especializada, que é a primeira a sofrer queda.
Mas quem foi e estudou consegue se manter e crescer na vida. Eu comecei como peão numa linha de montagem e cheguei a diretor de uma multi-nacional, com muito orgulho.
Meus parabens!
Você exemplifica o que postei na introdução. Os imigrantes são a melhor categoria de cidadãos por que, pela própria vontade de imigrar, mostram um "drive" que ajuda e muito a sociedade para a qual imigram.
O Canada, onde vivo, é um país essencialmente de imigrantes. Em Toronto, 55% da população é o que aqui se chama "étnica". No Canada, ao contrário dos EUA, existe o Multi-Culturalismo, onde o imigrante é mesmo incentivado a manter a cultura de origem. Isso faz com que todos se sintam a vontade para celebrar a sua cultura. E tambem enriquece o país.
Acho que no Japão isso não se realiza pela força da cultura japonesa, mas ouvi dizer que os brasileiros tentam manter a sua cultura. Como se dá isso?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2011, 13:46:23 »
Meus parabens!
Você exemplifica o que postei na introdução. Os imigrantes são a melhor categoria de cidadãos por que, pela própria vontade de imigrar, mostram um "drive" que ajuda e muito a sociedade para a qual imigram.
O Canada, onde vivo, é um país essencialmente de imigrantes. Em Toronto, 55% da população é o que aqui se chama "étnica". No Canada, ao contrário dos EUA, existe o Multi-Culturalismo, onde o imigrante é mesmo incentivado a manter a cultura de origem. Isso faz com que todos se sintam a vontade para celebrar a sua cultura. E tambem enriquece o país.
Acho que no Japão isso não se realiza pela força da cultura japonesa, mas ouvi dizer que os brasileiros tentam manter a sua cultura. Como se dá isso?
Brasileiros no Japão, em sua maioria, não querem imigrar, querem ir ao Japão, ganhar dinheiro e voltar ao Brasil. Não tem interesse em se integrar culturalmente, de estabelecer uma ligação com o lugar. Isso cria problemas tanto pro Japão quanto para os "dekassekis".

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2011, 15:37:26 »
Tenho direito da cidadania na Itália, mas imigrar pra lá tem alto risco o plano pode ser errado. Deve ser uns 20k euros por ano.
Lá não sei como vou trabalhar, pois, pra mim vai ser difícil mesmo e não tenho contatos lá e nem conheço os parentes.
Devo ser bom técnico do conserto celulares, mas, não tenho qualificações as marcas de celulares e consertei os celulares tudo sozinho e a minha própria bancada, também aprendi o meu irmão irmão trabalhou a telefonia até então crescemos juntos e trabalhando.

Então lá a diferença pode ser grande, são os celulares custa a faixa aqui acima de 700 reais são poucos conseguimos a mexer com causas as peças e os clientes ficam enrolando a pagar porque acha caro, ser uma idéia assistência técnica autorizada custa 5 vezes mais que o meu serviço eu cobro 100 reais para consertar iphone 4 a tela quebrada (+ 150 reais), putz, levo quase uma hora desmontando e montando.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2011, 15:53:32 »
Se fosse escolher um lugar para emigrar seria o Canadá. Tenho um amigo lá trabalhando na Bombardier. Antes ele estava na Embraer e surgiu a proposta de ir para lá.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2011, 17:32:44 »
Em muitos casos, a imigração é uma boa para um pais...mas deve ver a longo prazo o que significará....no caso da Australia que referi, desejavam imigrantes que se tornassem australianos .... não o imigrante que vem, ganha uns cobres e vai embora.....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2011, 23:51:35 »
[...]Não tem interesse em se integrar culturalmente, de estabelecer uma ligação com o lugar. Isso cria problemas tanto pro Japão quanto para os "dekassekis".
Fiquei curioso. O que seria o "se integrar culturalmente" na visão dos japoneses? E quais os problemas que surgem em decorrência disso?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 17 de Outubro de 2011, 13:51:04 »
[...]Não tem interesse em se integrar culturalmente, de estabelecer uma ligação com o lugar. Isso cria problemas tanto pro Japão quanto para os "dekassekis".
Fiquei curioso. O que seria o "se integrar culturalmente" na visão dos japoneses? E quais os problemas que surgem em decorrência disso?
O Japão tem um grande traço cultural que é o pensamento comunitário, onde o bem estar da comunidade vem antes do bem estar individual, o brasileiro não tem esse tipo de cultura e não faz a menor questão de se adaptar a isso. Não separa lixo, ouve musica alta, joga lixo nas ruas, não ajuda na limpeza do bairro, não participa de reuniões da associação de bairro, e etc, etc, etc.....

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #16 Online: 17 de Outubro de 2011, 14:35:08 »
Canadá ou Suiça, certamente!

O problema é que em tempos de vacas magras, crises globais, desemprego... os primeiros a serem perseguidos são os estrangeiros.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #17 Online: 17 de Outubro de 2011, 14:55:26 »

O problema é que em tempos de vacas magras, crises globais, desemprego... os primeiros a serem perseguidos são os estrangeiros.
Byte: Nào aqui no Canada! Aqui todos nós imigrantes somos respeitados mesmo porque somos a maioria!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 17 de Outubro de 2011, 15:05:27 »

Byte: Nào aqui no Canada! Aqui todos nós imigrantes somos respeitados mesmo porque somos a maioria!

..."In a recent landmark poll that looked at opinions regarding immigration, carried out in 23 countries, 45 per cent responded that "immigration has generally had a negative impact on their country." Of Canadians who responded to the survey, the findings of which were released by the polling firm, Ipsos Reid, 35 per cent agreed with that statement.

Thirty-nine per cent of Canadians polled felt immigration has a positive impact and 26 per cent were either neutral or did not know."...

Fonte

Trudeau

• Visitante
« Resposta #19 Online: 17 de Outubro de 2011, 15:40:19 »
..."In a recent landmark poll that looked at opinions regarding immigration, carried out in 23 countries, 45 per cent responded that "immigration has generally had a negative impact on their country." Of Canadians who responded to the survey, the findings of which were released by the polling firm, Ipsos Reid, 35 per cent agreed with that statement.

Thirty-nine per cent of Canadians polled felt immigration has a positive impact and 26 per cent were either neutral or did not know."...

Fonte
HUUUM! Eu suspeito muito desse tipo de pesquisa mas a Ipsos Reid tem boa reputação.
De qualquer jeito 65% não pensam assim mesmo que sejam indiferentes.
A minha percepção, vivendo aqui, é a que expressei. Pode ser que por saberem que sou de origem brasileira as pessoas não digam  o que pensam. Posso até de dar o beneficio da duvida Barata mas nunca foi a minha impressão em 30 anos de vida neste país.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 17 de Outubro de 2011, 16:22:16 »
O Brasil sou eu.  :wink: Parafraseando o Rei Luiz XIV da França, "L'État c'est moi"( "O estado sou eu").

Imagino que ir pra um outro país seja brincar eternamente de faz-de-conta, quanto mais tempo tenha estado em seu país natal.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2011, 04:07:00 »
deve ser muito facil culpar imigrantes por tudo...... por isso que muitas pessoas se apegam a essas ideias :sleepy: :sleepy:

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #22 Online: 20 de Outubro de 2011, 17:28:51 »

Você, já há tanto tempo no Canada, poderia, por gentilieza, me ensinar o "caminho das pedras" de como proceder para conseguir morar aí definitivamente?

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #23 Online: 25 de Outubro de 2011, 23:09:20 »

Exceto EUA.

EUA, só se fosse Nova Iorque. Na minha opinião, o mais viável também é o Canadá. O melhor, sentimentalmente, é a Europa.

deve ser muito facil culpar imigrantes por tudo...... por isso que muitas pessoas se apegam a essas ideias :sleepy: :sleepy:

O problema, também, é que o processo todo tinha que ser feito com responsabilidade. Tem muito imigrante só faz bobagem: desde o processo de saída do Brasil até a nova vida no país estrangeiro.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2011, 10:01:40 »

Você, já há tanto tempo no Canada, poderia, por gentilieza, me ensinar o "caminho das pedras" de como proceder para conseguir morar aí definitivamente?

Na época que fui, haviam alguns caminhos......vou mencionar alguns....
1- vc ter uma oferta de emprego, oficial, faz a requisição de visto para trabalho....
2- casar com uma canadense....ter filhos lá.
3- vc vai e abre uma empresa....é facil e desburocratizado....e recebe visto temporario mais longo, e pode trabalhar.....ao fim de um certo tempo...que não lembro, pede renovação...e, após um periodo de 2 anos (se estou bem lembrado) pode pedir cidadania.....terá de comprovar que vc mais do que ter aberto uma empresa, não ocupou uma vaga...pelo contrário...se possivel oferte vagas......
PS: a "empresa" pode ser algo simples como por exemplo uma empresa de faxina doméstica.....
O consulado geral do Canadá informa.
Claro que nosso companheiro Trudeau pode informar melhor que eu.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!