Autor Tópico: Uma história da violência  (Lida 666 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Uma história da violência
« Online: 16 de Outubro de 2011, 15:36:22 »
Primeira parte

Uma história da violência
http://edge.org/conversation/mc2011-history-violence-pinker

Obs: tradução livre e resumida minha, qualquer inverdade me comuniquem.

Palestra interessante no edge.com onde o autor, Steven Pinker, afirma que esta nossa época é das menos violentas na história da humanidade. Especula 6 momentos de declínio, ao que parece, não relacionados:

1. Processo de pacificação, 5000 anos atrás, Humanos em total anarquia, sem governo central. Causa direta do declínio: início da organização dos estados. 
Gráfico 1: comparativo mortes violentas,

Gráfico 2: comparativo mortes violentas em sociedades sem estado

Ainda que o gráfico seja minúsculo, ele pode ser resumido nessa citação
There are 27 samples that I know of, where ethnographic demographers that have done the calculation. I've plotted them as war deaths per 100,000 people per year. They go as high as 1500, but the average across these 27 non-state societies is a little bit more than 500. Again, let's stack the deck against modernity by picking some of the most violent modern societies for comparison, such as, for example, Germany in the 20th century, with its two world war: its rate is around 135, compared to 524 for the non-state societies. Russia in the 20th century, with two world wars, a revolution, and a civil war, is about 130. Japan in the 20th century, about 30. United States in the 20th century, with two world wars plus five wars in Asia, is about a pixel.
Observação minha: nessas afirmações é um tanto obscuro se, quando da medida da violência nessas sociedades pré-estatais, ele conseguiu determinar pelas amostras dessas sociedades um período idêntico ao da Alemanha, Rússia e Japão; o que seria um erro crasso e essencial.

2. Processo de civilização, idade média. Causa provável: a transição da idade média pra moderna consolidou a centralização dos estados. Justiça criminal foi nacionalizada em detrimento da justiça dos senhores da guerra e feudais. Outra causa provavelmente relacionada: crescimento da infra-estrutura do comércio (dinheiro, finanças, tecnologias de manutenção e transporte). Ao invés do saque, comércio.
Novamente, não consegui aumentar os gráficos:
Gráfico 3: homicídios na Inglaterra, 1200 - 2000

Gráfico 4: na Europa, 1300 - 2000

Gráfico 5, novamente Europa

3. Revolução humanitária, 1800 - hoje: diminuição ou abolição da tortura judicial, abolição da escravatura, diminuição da perseguição religiosa, de duelos, dos esportes sangrentos, prisão dos devedores. Provável causa: a riqueza; com a vida se tornando mais agradável, mais valor dá-se a ela. Há um “However” que não entendi aqui.
Gráficos dos ganhos per-capita, Inglaterra, 1200-2000

Gráfico da eficiência na produção de livros, sem local definido, 1470-1870

Do texto original, tradução google-livre,
Por que a alfabetização importa? Um número das causas são resumidas pelo termo "Iluminismo". Por um lado, o conhecimento substituiu a superstição e a ignorância: crenças, tais como que os judeus envenenaram poços, hereges ir para o inferno, bruxas causar quebras de safra, as crianças são possuídos, e os africanos são brutais. Como Voltaire disse: "Aqueles que podem fazer vocêacreditar em absurdos podem fazê-lo cometer atrocidades."

Além disso, a alfabetização dá origem ao cosmopolitismo. É plausível que a leitura da história, jornalismo e ficção coloca as pessoas no hábito de habitar as mentes de outras pessoas, o que poderia aumentar a empatia e, portanto, tornamos a crueldade menos atraente.

Desculpem a preguiça de não postar tudo, mas eu sou preguiçoso! :P
« Última modificação: 16 de Outubro de 2011, 15:39:33 por _tiago »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:Uma história da violência
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2011, 15:37:24 »
Ops!
Juro que não sei dimensionar os gráficos. Algum moderador poderia me instruir ou ele mesmo alterar?

[edit]
Eu mais ou menos consegui, ficaram horríveis.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2011, 15:40:50 por _tiago »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!