Autor Tópico: As crenças de Nova Era na Europa e Estados Unidos  (Lida 1821 vezes)

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
As crenças de Nova Era na Europa e Estados Unidos
« Online: 17 de Outubro de 2011, 01:23:57 »
       Muitos pensam que a junção de crenças em coisas como manifestações de espíritos e reencarnação e se dizer de religiões tradicionais ocidentais ou mesmo se dizer sem religião ou até mesmo com se dizer agnostico ,é que de brasileiro ou no máximo de Latino-americanos ,mas isso não é verdade. Cerca de 25% dos europeus e anglo-americanos têm essas crenças e perfeitamente misturadas com a crença em religiões tradicionais ocidentais (ou pelo menos se dizendo dessas religiões tradicionais ocidentais em censos e enquetes).
      Coloquem no buscador "La fe española hace agua"  y "De los sacramentos y del mal de ojo" do jornal espanhol "Público" .
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 01:33:46 por LaraAS »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:As crenças de Nova Era na Europa e Estados Unidos
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2011, 11:55:19 »
Sagan era um ferrenho crítico das chamadas New age believes, em especial a astrologia. Eu até acho que você já crer em alguma religião qualquer, lhe torna mais propício a também acreditar nessas outras besteiras como cristais de cura, astrologia, atlandida, etc.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2011, 12:12:15 »
O que vejo em países de primeiro mundo, é que os malucos & charlatães costumam se apossar das roupagens da ciência para melhor vender suas crendices. Não é à toa que defensores de coisas como "cura quântica" ou florais de Bach costumam colocar PhDs depois dos seus nomes e usar jalecos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2011, 12:45:08 »
Sagan era um ferrenho crítico das chamadas New age believes, em especial a astrologia. Eu até acho que você já crer em alguma religião qualquer, lhe torna mais propício a também acreditar nessas outras besteiras como cristais de cura, astrologia, atlandida, etc.

E no caso das crenças em reencarnação e em comunicação de espíritos ,você acha que é a mesma coisa que astrologia ,cristais e atlandida?
     Eu acho que não é a mesma coisa ,embora não tenha certeza que exista comunicação de espíritos e reencarnação ,também não me parece um puro absurdo supersticioso como a astrologia ,atlandida e critais. (Se bem que eu tenha dúvidas especiais e mais fortes quanto a reencarnação).
    E também há pessoas da Nova Era no primeiro mundo que não creem em astrologia ,atlandida e cristais mas só em reencarnação e comunicação com os espíritos ,ou só em desses dois.
     E o que você acha da parapsicologia (que não se pronuncia sobre reencarnação ou comunicações de espíritos só estuda certos fenomenos ,sem ter certeza sobre suas origens) e que tem catedras em algumas universidades?
     No meu caso ,eu penso que se há catedras em universidades é que é coisa séria.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2011, 13:42:39 »

E no caso das crenças em reencarnação e em comunicação de espíritos ,você acha que é a mesma coisa que astrologia ,cristais e atlandida?
     Eu acho que não é a mesma coisa ,embora não tenha certeza que exista comunicação de espíritos e reencarnação ,também não me parece um puro absurdo supersticioso como a astrologia ,atlandida e critais. (Se bem que eu tenha dúvidas especiais e mais fortes quanto a reencarnação).
    E também há pessoas da Nova Era no primeiro mundo que não creem em astrologia ,atlandida e cristais mas só em reencarnação e comunicação com os espíritos ,ou só em desses dois.
     E o que você acha da parapsicologia (que não se pronuncia sobre reencarnação ou comunicações de espíritos só estuda certos fenomenos ,sem ter certeza sobre suas origens) e que tem catedras em algumas universidades?

Tem faculdade de macumba. Reconhecida pelo MEC.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2011, 13:54:01 »
Tem faculdade de macumba. Reconhecida pelo MEC.

Faculdades de teologia tem aos borbotões. E quase todas reconhecidas pelo MEC.

Isto significa que os objetos de estudo (estes "conhecimentos alternativos") tem o mesmo "peso" que as disciplinas científicas? Não!

Isto significa que os objetos de estudo (estes "conhecimentos alternativos") pertencem à realidade objetiva? Não!
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2011, 14:00:35 »

O que é que a reencarnação ou a comunicação com espíritos tem de diferente para que não sejam enquadrados na mesma categoria de absurdos pseudocientíficos que a astrologia e a cura por cristais?

E?

Eu acho que há pessoas de qualidade em instituições de renome que estão estudando os alegados fenômenos parapsicológicos e, pelo que eu sei, até hoje nenhuma delas conseguiu demonstrar a real existência de qualquer um deles.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2011, 14:23:57 »

No que concerne a evidências e a realidade objetiva, sim. Ambos carecem de comprovações e provas em níveis iguais. A única diferença entre eles é o número de pessoas que acreditam em um e outro.

Pois é, para quem quer acreditar, ou cresceu ao redor de pessoas que acreditam, X pode não parecer tão absurdo quanto Y, mas é. :)

Se você parar para pensar objetivamente por um instante, verá que a única diferença, em termos de provas e fatos, entre Papai Noel ou espíritos, é que mais gente acredita neste que naquele. E só. Objetivamente, a luz de comprovação científica, ambos são absolutamente iguais: apenas crença no inacreditável.

Sim, sim, com certeza. O que eu quis dizer foi que, na minha opinião, quando você acredita em coisas que, novamente, na minha opinião, são ridículas, como deus, ressurreição, andar sobre as águas, dilúvio mundial, vacas sagradas, ratos sagrados, espíritos, alma, reencarnação, etc, você é uma pessoa mais propensa a também acreditar em outras coisas ridículas, como astrologia, cristais de cura, florais, abdução alienígena, etc.

Eu fico com a opinião do Geo. E lembraria, ainda, que a homeopatia é aprovada pelo nosso conselho de medicina. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2011, 15:42:16 »

Deveria ser, mas não é sempre assim. Isso também não significa que toda universidade que tenha uma linha de pesquisa em "parapsicologia" ou "psicologia anômalistica" seja necessariamente picareta. Não acho que Susan Blackmore ou Richard Wiseman, por exemplo, sejam lunáticos e nem devem ser alvo de preconceito por terem se dedicado ao estudo do "paranormal". Pelo contrário, devem receber elogios pela resistência que fazem à pseudociência.( Veja meu post sobre Ciência Jed para sentir como é árdua essa luta).
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2011, 15:47:28 »
O que é que a reencarnação ou a comunicação com espíritos tem de diferente para que não sejam enquadrados na mesma categoria de absurdos pseudocientíficos que a astrologia e a cura por cristais?

Pois é...

Parece aquelas pessoas que dizem que papai-noel não existe mas ficam rezando para a virgem-maria.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2011, 15:52:36 »

Deveria ser, mas não é sempre assim. Isso também não significa que toda universidade que tenha uma linha de pesquisa em "parapsicologia" ou "psicologia anômalistica" seja necessariamente picareta. Não acho que Susan Blackmore ou Richard Wiseman, por exemplo, sejam lunáticos e nem devem ser alvo de preconceito por terem se dedicado ao estudo do "paranormal". Pelo contrário, devem receber elogios pela resistência que fazem à pseudociência.( Veja meu post sobre Ciência Jed para sentir como é árdua essa luta).

Bom ,a parapsicologia veio de um desenvolvimento da Metapsiquica ,e essa por sua vez ,veio do estudo dos fenomenos mediunicos ,e de se constatar que são verdadeiros .
         Então não se pode descartar assim esses fenomenos como simples fraudes. É claro que isso não quer dizer nada quando a verdade da hipotese espírita ,inclusive o Kardec e seus "espíritos" falavam um bando de bobeiras ,e a maioria dos livros do Chico também.   
         Mas a coisa não é tão simples como muitos dizem aqui ,de que seria só fraude.
         E muito menos ,é tão simples ,de que seria uma coisa que só sobrou no Brasil.
         Na verdade ,no primeiro mundo o que não há é o nome "espíritismo" nem a leitura e o conhecimento dos livros de Kardec ,mas há herdeiros deles ,como os "canalizadores' de mensagens e 25% da população do primeiro mundo acredita neles e na reencarnação (com inclusive os psicologos que fazem os tratamentos de "regressão à vidas passadas",tudo isso também é uma coisa herdeira dos grandes fenomenos mediunicos do século XIX e das observações sobre isso.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2011, 15:55:10 »
Argumento de autoridade.
Argumentum ad populum.

E, dependendo da interpretação, Argumentum ad antiquitatem.

Sugiro que você dê uma lidinha na lista de falácias, LaraAS. Na boa.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2011, 16:01:20 »
Pois é, lendo essa última mensagem, a imagem que me veio a cabeça foi as moscas na merda, e a frase zilhões de moscas não podem estar erradas. :P

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2011, 17:35:43 »
Acho que este tópico pode ser bem didático. O Dr Manhattan já passou a lição.
Estamos diante da possibilidade de ouro de ganhar mais um cético esclarecido ou de perder um crente contrariado por céticos chatos e sem visão.

Juro que vou tentar me controlar. Fui dar uma volta. Fui. :fiu-fiu:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2011, 18:59:49 »
LaraAS, até agora não existe qualquer evidência científica que corrobore a existência do chamado fenômeno psi. Os mais promissores estudos para os defensores dessa alegação conseguem no máximo algumas anomalias estatísticas, ligeiras flutuações em torno do resultado esperado para o acaso. E só.

A chamada "comunicação com espíritos", nem isso.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Outubro de 2011, 20:21:48 »
Bom ,a parapsicologia veio de um desenvolvimento da Metapsiquica ,e essa por sua vez ,veio do estudo dos fenomenos mediunicos ,e de se constatar que são verdadeiros .

A astrologia é uma variação da predição zodiacal e ambas são descartadas como Ciência, embora sejam uma forma de conhecimento.

Então não se pode descartar assim esses fenomenos como simples fraudes.

A maioria é fraude. Do que resta nenhum passou da margem do acaso como Angelo Melo já descreveu.

É claro que isso não quer dizer nada quando a verdade da hipotese espírita ,inclusive o Kardec e seus "espíritos" falavam um bando de bobeiras ,e a maioria dos livros do Chico também.

As "verdades" ditas por Kardec não são de espantar alguém que conheça um pouco do contexto da Europa do segundo meado do século XIX, pois ele alterna bobagens espiritualistas com um conhecimento científico típico da época.

No texto intitulado "Esboço Geológico da Terra", por exemplo, Kardec só repete o que já se conhecia da Geologia de então, nada acrescentando de importante, como o funcionamento das falhas transcorrentes ou sobre a Tectônica de Placas. Isto é muito estranho para alguém que afirmava que recebia informações privilegiadas de espíritos avançados.

Mas a coisa não é tão simples como muitos dizem aqui ,de que seria só fraude.

E muito menos ,é tão simples ,de que seria uma coisa que só sobrou no Brasil.

Na verdade ,no primeiro mundo o que não há é o nome "espíritismo" nem a leitura e o conhecimento dos livros de Kardec ,mas há herdeiros deles ,como os "canalizadores' de mensagens e 25% da população do primeiro mundo acredita neles e na reencarnação (com inclusive os psicologos que fazem os tratamentos de "regressão à vidas passadas",tudo isso também é uma coisa herdeira dos grandes fenomenos mediunicos do século XIX e das observações sobre isso.

Espíritos falantes, pessoas canalizadoras de mensagens e o conceito de reencarnação são anteriores ao espiritismo kardecista. Então nada há de estranho de que existam várias pessoas no "primeiro mundo" que tenham alguma familiaridade com os "fenômenos" supra.

E o espiritismo kardecista é praticamente nulo fora do Brasil.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 20:24:09 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Outubro de 2011, 20:34:05 »
O que prova que deus é qualquer coisa, menos brasileiro. :nao3:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!