Autor Tópico: Professor cria chip que faz arma funcionar apenas com o dono  (Lida 1667 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Professor cria chip que faz arma funcionar apenas com o dono
« Online: 17 de Outubro de 2011, 10:07:39 »
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/professor-cria-chip-que-faz-arma-funcionar-apenas-com-o-dono/n1597280164674.html

O professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo Mario Gazziro criou um sistema de arma inteligente que só efetua disparos sob o comando do dono. Um chip é implantado na mão da pessoa e um sistema eletrônico é instalado na arma. A conexão entre eles é acionada por meio de uma mini antena e só então o disparo é efetuado.

“O principal objetivo é a proteção contra a criança e o adolescente que muitas vezes convivem com armas em casa, além da proteção para que ninguém atire contra você usando a sua arma”, explica Gazziro. O projeto, que surgiu a partir de um filme de ficção científica em que armas eram acionadas com base no DNA de máquinas alvos, é pioneiro e as Parcerias Público-Privadas para a comercialização do invento já estão sendo feitas.

Segundo o professor, o mecanismo é usado nos Estados Unidos por pessoas que implantam o chip para poderem destravar seus notebooks, por exemplo. Para que a conexão entre a arma e o dono seja acionada é preciso uma bateria, que, atualmente, na fase de testes, é capaz de fazer a integração por até seis horas seguidas. Mas a intenção é que até fevereiro de 2012 essa duração seja ampliada para um número muito maior.

Desde agosto de 2010, Gazziro tem um chip instalado na própria mão e afirma não sentir nenhuma diferença. “Eu praticamente nem sinto, logo após a microcirurgia eu já não sentia o chip. Desde então eu faço leituras, hoje mesmo fiz uma, e o sistema está funcionando como o esperado.”

A intenção é que o produto chegue ao mercado em pouco mais de um ano e custe até R$ 250. “No fim do mês, policiais virão aplicar os chips para fazermos testes e estamos montando kits para a comercialização, assim a pessoa que já possui uma ‘arma burra’ pode transformá-la em inteligente, instalando o kit na arma velha”, conta.

Uso por policiais
Questionado se o uso dessas armas seria viável para um batalhão da Polícia Militar, por exemplo, Gazziro afirma que sim e que é possível que um grupo de pessoas tenha permissão para usar a mesma arma. “É possível uma corporação usar o mecanismo. O sistema depende da memória então eu consigo cadastrar mais de 10 mil usuários para acionarem uma arma”, explica.

Procura
“Policiais novos com filhos pequenos ou seguranças têm me procurado muito e perguntado se já podem comprar o kit porque eles trabalham com as armas e veem isso (kit) como uma segurança familiar”, afirma Gazziro sobre a procura pelo produto. “Eu não sou a favor nem contra as armas, mas já que tem tanta arma no Brasil e mundialmente a morte por arma de fogo está em segundo lugar entre as causas morte, essa é uma forma de ter mais segurança”, conclui o professor.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Professor cria chip que faz arma funcionar apenas com o dono
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2011, 12:30:56 »
Fiquei com algumas dúvidas:

O quão perto você precisa estar para destravá-la?

Quanto tempo demora o destravamento? Em uma situação de perigo, onde o policial precise sacar a rma e atirar em questão de segundos, o destravamento é rápido o bastante? Ou ela, estando no coldre, já estaria destravada? Neste segundo caso, então alguém ainda poderia tira-la e usa-la contra você.

Como implementária isso em uma .38 :lol:

No mais, parece uma ótima ideia. Eu também vi este filme, embora não me lembre qual seja.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2011, 15:10:18 »
Fiquei com algumas dúvidas:

O quão perto você precisa estar para destravá-la?

Quanto tempo demora o destravamento? Em uma situação de perigo, onde o policial precise sacar a rma e atirar em questão de segundos, o destravamento é rápido o bastante? Ou ela, estando no coldre, já estaria destravada? Neste segundo caso, então alguém ainda poderia tira-la e usa-la contra você.

Como implementária isso em uma .38 :lol:

No mais, parece uma ótima ideia. Eu também vi este filme, embora não me lembre qual seja.

O filme foi Juiz Dredd

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2011, 16:11:50 »
Eu pensei no filme Distrito 9.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2011, 16:14:59 »
É esse mesmo! Juiz Dredd. É com o Stallone, não?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2011, 16:31:13 »
Uma arma é uma coisa tão agressiva que mesmo uma foto de alguém apontando-a para você, (como no post inicial deste tópico) é algo ofensivo! :hmph:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2011, 16:40:31 »
É esse mesmo! Juiz Dredd. É com o Stallone, não?
É esse mesmo. Imagino que possa haver outras maneiras de personalizar uma arma utlizando medidas antropométricas, por exemplo. Uma arma poderia "ler" a digital do dono ao empunhá-la.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2011, 16:47:39 »
O problema é que essa leitura, por melhor que seja a tecnologia, ainda tenha um delay de alguns segundos, o que pode atrapalhar em determinadas situações.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2011, 19:00:41 »
Provavelmente o circuito da arma fica constantemente produzindo um campo eletromagnético e vasculhando os arredores á procura de um sinal vindo do chip implantado na mão. Quando o dono da arma a segura com a proximidade do chip com o campo eletromagnético produzido ocorre o fenômeno da indução eletromagnética no chip. Essa indução produz a energia necessária para que o chip entre em funcionamento mandando o sinal para a arma que o identifica e destrava.

Isso tem potencial de ocorrer em alguns milissegundos. Depende unicamente do processador da arma.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2011, 19:10:22 »
Provavelmente o circuito da arma fica constantemente produzindo um campo eletromagnético e vasculhando os arredores á procura de um sinal vindo do chip implantado na mão. Quando o dono da arma a segura com a proximidade do chip com o campo eletromagnético produzido ocorre o fenômeno da indução eletromagnética no chip. Essa indução produz a energia necessária para que o chip entre em funcionamento mandando o sinal para a arma que o identifica e destrava.

Isso tem potencial de ocorrer em alguns milissegundos. Depende unicamente do processador da arma.

Só estou esperando alguém dizer que estes "milissegundos" são a diferença entre a vida e a morte. :lol:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2011, 19:35:49 »
Não sou tão radical. :lol:

Mas seria legal ouvir a opinião do Jaf.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:38:29 »
O chip vai na mão certo? Quanto tempo até alguém dizer que é a marca da besta?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:43:32 »
O filme foi Juiz Dredd

Filme?

Voce tem coragem de chamar aquela m... de filme? :biglol:
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:45:50 »
E menos de uma semana depois de lançadas, algum hacker ou alguém com conhecimento específico fará falsificações do chip.
Foto USGS

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2011, 03:07:32 »
Uma arma é uma coisa tão agressiva que mesmo uma foto de alguém apontando-a para você, (como no post inicial deste tópico) é algo ofensivo! :hmph:

então a seguinte foto deve te fazer gritar

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2011, 10:49:47 »
 :biglol:

Nóóóo.... Chamou de mocinha! :P

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Outubro de 2011, 01:52:05 »

Se dependesse unicamente do processador na arma, o evento de destravamento poderia ocorrer em nanossegundos e até menos. O problema maior, em termos de velocidade, é a parte mecânica do sistema.

Não sei se a bateria mencionada no texto é para alimentar o chip implantado, o sistema instalado na arma ou os dois mas a indução para alimentação do chip implantado é tecnologia comum e pode ser mesmo extremamente veloz também.

Fiquei muito curioso porque me é difícil imaginar algum dispositivo mecânico tão versátil capaz de adaptar-se bem a qualquer tipo de arma, não alterando a manuseabilidade, o conforto manual, o peso, a agilidade operacional...; tudo isto é muito importante para um atirador. Penso que, no mínimo, haja algumas versões diferentes ou mesmo um projeto específico para cada modelo de arma. Como é feita a instalação? Onde e como, exatamente, o dispositivo atua no travamento/destravamento da arma de modo que não seja possível, com alguma facilidade, atuar manualmente para reverter a ação?

No futuro, armas poderão já ser fabricadas assim para quem tiver interesse. Eu não tenho certeza. Um bandido/inimigo pode não conseguir usar minha arma se a tomar de mim, mas eu também posso não ser capaz de usar a dele, se a tomar dele. Essas coisas são, normalmente, facas de dois gumes.

O grande feito tecnológico que se deve alcançar é armamento livre e abundade para todos que não são predadores sociais, conhecidos como bandidos. E é mesmo um feito tecnológico na medida da capacidade de se fazer a seleção e garantir as portabilidades dos devidos e não dos indevidos com grande eficiência. Mas isso tende a ocorrer espontaneamente quando cada um tem o direito individual de defender-se sem qualquer limitação imposta aos meios para tal.

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Outubro de 2011, 02:28:27 »
provavelmente um criminoso que leve uma arma dessas para desmontar em casa consiga burlar o sistema

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Outubro de 2011, 10:07:46 »
Não sei se a bateria mencionada no texto é para alimentar o chip implantado, o sistema instalado na arma ou os dois mas a indução para alimentação do chip implantado é tecnologia comum e pode ser mesmo extremamente veloz também.

Provavelmente a bateria é só pra arma. Eu não conheço qualquer tipo de tecnologia segura o suficiente para se alimentar chips implantados no corpo através de bateria externa e muito menos interna por isso creio que é feito por indução mesmo.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2011, 22:27:22 »
:biglol:

Nóóóo.... Chamou de mocinha! :P
Isso  seria um elogio a uma senhora de 44 anos! u.u
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Novembro de 2011, 13:56:07 »
Bastante interessante mas não acho que será algo que fará com que os pró-desarmanento total/sou-da-paz voltem atrás dizendo, "ah sim, uma medida como essa fará com que tenhamos um controle bastante mais rigoroso das armas, reduzirá os eventuais problemas com furtos, de forma que as restrições hoje defendidas não fazem mais sentidos e podem ser mais afrouxadas, e inclusive poderá servir para confirmar ou refutar coisas das quais apenas hoje suspeitamos".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2011, 14:03:16 »
Fiquei muito curioso porque me é difícil imaginar algum dispositivo mecânico tão versátil capaz de adaptar-se bem a qualquer tipo de arma, não alterando a manuseabilidade, o conforto manual, o peso, a agilidade operacional...; tudo isto é muito importante para um atirador. Penso que, no mínimo, haja algumas versões diferentes ou mesmo um projeto específico para cada modelo de arma. Como é feita a instalação? Onde e como, exatamente, o dispositivo atua no travamento/destravamento da arma de modo que não seja possível, com alguma facilidade, atuar manualmente para reverter a ação?

Eu não sei mais do que você mas imagino que essa fase de "instalação" de um dispositivo nas armas seja meramente prototípica, o futuro mesmo estando na obrigação dos fabricantes já produzirem armas com essa tecnologia "embutida", inclusive redesenhando as armas e o dispositivo de forma que se adeqüem aos diferentes modelos com o menor compromisso possível, em vez de ser algo que se pretenda fazer mais na base da "gambiarra" total.

Mas não sei se será algo que vingará. Será que não inventariam os bandidos algum dispositivo que emitisse um sinal que interferisse com o desbloqueio todas as armas com essa tecnologia dentro de um raio de ação, efetivamente desarmando os policiais ou seguranças de qualquer lugar onde planejassem atacar? Ou isso não seria realmente um problema?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!