Pensei nisso outro dia. Geralmente se diz que não seria possível a construção de um sabre de luz do modo como eles realmente são em Star Wars, porque a luz não poderia "parar" no ar daquele jeito (além de dois raios de luz não interagirem um com o outro, o que frustraria um duelo com dois sabres). Também já foi dito que o sabre poderia ser a base de plasma, e a solução parece estar por aí. Inicialmente poderíamos pensar que seria tecnologicamente inviável se produzir um feixe de plasma de modo a ser utilizado como um sabre, mas uma tecnologia relativamente simples já existe, efetivamente!
Japoneses já criaram um sistema originalmente idealizado para se produzir imagens 3D no espaço (no ar), e sem os subterfúgios que vimos nos últimos tempos, de se utilizar películas (ou fumaça) e projetores. A tecnologia consiste em se produzir um ponto de plasma no ar, devido à ação de um potente laser com uma divergência de raio controlada, de modo a se produzir um foco onde se deseja criar o ponto:


Ora, some-se a isso um sistema eletromecânico de controle do emissor laser, juntamente com mais emissores e/ou sistemas óticos, e formamos uma imagem 3D, no ar, absolutamente real:



Olha só que interessante (talvez tenha um anúncio comercial no início):
http://www.youtube.com/v/KfVS-npfVuYAlém da já interessantíssima aplicação óbvia de se produzir imagens 3D, podemos imaginar então a possibilidade de se criar toda a luz de um Sabre de Luz ponto a ponto (analogamente, pixel a pixel), com pontos suficientemente pequenos, e formados por um laser suficientemente potente, resultando na solução do problema de "limitação no espaço". Certamente a miniaturização necessária para isso exigiria soluções de engenharia que quase certamente não dispomos (principalmente a bateria necessária para fazer funcionar o sistema). Mas acho muito interessante que isto seja conceitualmente possível, com o resultado sendo praticamente um sabre de luz.
http://www.aist.go.jp/aist_e/latest_research/2006/20060210/20060210.htmlhttp://www.physorg.com/news11251.html