Autor Tópico: Possibilidade real de construção de um sabre de luz  (Lida 1705 vezes)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Possibilidade real de construção de um sabre de luz
« Online: 17 de Outubro de 2011, 21:21:05 »
Pensei nisso outro dia. Geralmente se diz que não seria possível a construção de um sabre de luz do modo como eles realmente são em Star Wars, porque a luz não poderia "parar" no ar daquele jeito (além de dois raios de luz não interagirem um com o outro, o que frustraria um duelo com dois sabres). Também já foi dito que o sabre poderia ser a base de plasma, e a solução parece estar por aí. Inicialmente poderíamos pensar que seria tecnologicamente inviável se produzir um feixe de plasma de modo a ser utilizado como um sabre, mas uma tecnologia relativamente simples já existe, efetivamente!

Japoneses já criaram um sistema originalmente idealizado para se produzir imagens 3D no espaço (no ar), e sem os subterfúgios que vimos nos últimos tempos, de se utilizar películas (ou fumaça) e projetores. A tecnologia consiste em se produzir um ponto de plasma no ar, devido à ação de um potente laser com uma divergência de raio controlada, de modo a se produzir um foco onde se deseja criar o ponto:

Ora, some-se a isso um sistema eletromecânico de controle do emissor laser, juntamente com mais emissores e/ou sistemas óticos, e formamos uma imagem 3D, no ar, absolutamente real:

Olha só que interessante (talvez tenha um anúncio comercial no início):

<a href="http://www.youtube.com/v/KfVS-npfVuY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/KfVS-npfVuY</a>

Além da já interessantíssima aplicação óbvia de se produzir imagens 3D, podemos imaginar então a possibilidade de se criar toda a luz de um Sabre de Luz ponto a ponto (analogamente, pixel a pixel), com pontos suficientemente pequenos, e formados por um laser suficientemente potente, resultando na solução do problema de "limitação no espaço". Certamente a miniaturização necessária para isso exigiria soluções de engenharia que quase certamente não dispomos (principalmente a bateria necessária para fazer funcionar o sistema). Mas acho muito interessante que isto seja conceitualmente possível, com o resultado sendo praticamente um sabre de luz.

http://www.aist.go.jp/aist_e/latest_research/2006/20060210/20060210.html

http://www.physorg.com/news11251.html
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Possibilidade real de construção de um sabre de luz
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2011, 21:30:16 »
Pense em quanto seria "suficientemente potente".
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2011, 21:42:03 »
É, provavelmente o suficiente para ser tecnologicamente impraticável, e tão distante quanto estávamos antes.   :lol:     Mas, ao menos, com uma luz no final do túnel, de não ser algo conceitualmente impossível.

Edit: Notem que, do jeito que é produzido hoje, já é algo perigoso, conforme sugeriu o japonesinho no vídeo.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 21:44:27 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2011, 21:48:42 »
É, provavelmente o suficiente para ser tecnologicamente impraticável, e tão distante quanto estávamos antes.   :lol:     Mas, ao menos, com uma luz no final do túnel, de não ser algo conceitualmente impossível.

Edit: Notem que, do jeito que é produzido hoje, já é algo perigoso, conforme sugeriu o japonesinho no vídeo.

Há especulações que a USAF estaria usando feixes de laser para produzir imagens holográficas com a finalidade de criar um decoy. Será que tais equipamentos (se existirem, é claro) podem ter tal tecnologia como origem?
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2011, 21:55:14 »
Bem, ao menos sabemos que é totalmente possível, agora. Lasers industriais de altíssima potência são caríssimos e exigem concessão... ora, nada que a USAF não esteja acostumada.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2011, 02:15:56 »
Tava pensando nesse ser o primeiro passo para um cinema realmente em 3D.  :oba:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:48:38 »
Tava pensando nesse ser o primeiro passo para um cinema realmente em 3D.  :oba:

Sim, porque um uso para essa tecnologia definitivamente não será para produzir seriamente armas mêlées.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!